Amor e Amizade

Amor e Amizade Jane Austen




Resenhas - Amor e Amizade & outras histórias


58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


helenaslodk 02/02/2022

Genial
Esse livro é um compilado de histórias escritas pela Jane quando jovem. As histórias são mais levinhas e simples, mas dá pra perceber o tom de ironia que ela usa pra representar a sociedade.

Vi algumas notas baixas no Skoob, mas preciso levar em conta que isso foi escrito realmente quando ela era jovem e nenhum autor escreve Emma, Persuasão ou Orgulho e Preconceito como livro de estreia. Enfim, é nítido a evolução e amadurecimento dela. Creio que seja um livro pra quem já está bem acostumado com a escrita genial dela.

Uma frase no prefácio diz bem isso: "Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio".
Nanna 02/02/2022minha estante
Que isso ? Kkk eu tava sabendo desse ?


helenaslodk 02/02/2022minha estante
sabendo doq guria ?


Nanna 02/02/2022minha estante
Desse livro kkk




Priscila 01/07/2018

Histórias divertidas
.Do começo ao fim, a leitura desse livro é bastante agradável. Logo no início o prefácio de G.K. Chesterton contém uma bela apreciação da obra de Jane Austen, particularmente do livro em questão. Depois, ao ler as histórias contidas no livro, adorei a espontaniedade e liberdade de escrita características da fase em que Jane Austen as escreveu (ainda adolescente), já mostrando uma habilidade incrível de fazer o leitor conhecer a fundo o que se passava na cabeça de suas personagens, sendo que nessas histórias, coisas muito divertidas. Em especial, gostei muito da história das 3 irmãs, apesar de inacabada. Bem engraçados os conceitos que as irmãs têm sobre os homens e a forma como conduzem suas escolhas matrimoniais. A falta de continuação não trouxe prejuízo para a história, pois pode-se considerá-la finalizada no ponto em que Jane Austen terminou a sua escrita. Finalizando o livro há uma coletânea de cartas onde mais uma vez a autora revela o seu lado cômico e que também proporciona uma ótima leitura.
Renan 20/09/2018minha estante
undefined




delicadas.leituras 19/01/2018

Ingênua e maldosa
Se trata das impressões da personagem Laura (uma protagonista de atitudes e estratégias um tanto descabidas) a respeito das pessoas que a cercam e dos acontecimentos de sua vida, tendo um olhar ao mesmo tempo ingênuo e maldoso. No que se refere aos constantes desmaios da amiga Sophia a autora dá um ar cômico que nem nos apercebemos da fatalidade. A história é contada através de cartas de Laura já madura a uma jovem o que parece-nos bastante interessante. Mas não é de forma alguma um romance de destaque de Jane Austen, até porque, em detrimento do tema, a autora era ainda muito jovem quando escreveu essa história. Cito ainda que neste volume temos também "As três irmãs", e "Uma coletânea de cartas". Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Amanda 14/03/2018

Não leia este livro esperando a mesma Jane Austen que escreveu Orgulho e Preconceito, porque ela está só nas entrelinhas das histórias nesse livro. Esses contos foram escritos na sua juventude, então encontramos uma Austen muito mais "rebelde", que escreve com ainda mais desprezo da aristocracia inglesa da época do que em suas obras mais conhecidas. E, por isso mesmo, esses contos da sua juventude nos fazem rir bem mais. No início, pode parecer difícil se acostumar a essa escrita tão diferente, mas no decorrer da leitura entramos no ritmo.

Em amor e amizade é contada, por meio de cartas, a dramática história de Laura e todos os seus desmaios. Os desmaios são tão frequentes que você precisa prestar atenção, pois corre o risco de perdê-los na narrativa de seus infortúnios.

Em As três irmãs, acompanhamos, por meio de cartas novamente, a terrivel situação em que se encontra a Srta. Stanhope. Ela enfrenta o dilema de aceitar ou não o pedido de casamento de um homem a quem despreza com todas as forças, ou suportar que uma de suas irmãs mais novas case-se antes dela.

Em Uma coletânea de cartas, Jane Austen prova que só precisa escrever uma carta aleatória para nos encantar, nos fazer rir e nos mostrar o porquê de ela ser conhecida até hoje como uma das maiores escritoras desse mundão.

site: www.instagram.com/lerpravivermais
comentários(0)comente



@leiturasdaqueila 25/06/2018

Escrito por Jane Austen quando ela era bem em novinha, só pra divertir a família. Esses escritos foram encontrados e publicados após a sua morte. Este volume traz três desses textos ficcionais de juventude, todos na forma de narrativas epistolares – contadas através de cartas. A novela “Amor e amizade”, de 1790, mostra a troca de correspondência entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, a jovem filha de uma amiga. Laura relata as desventuras amorosas da sua mocidade. Gente, é uma graça kkkk é tudo tãão exagerado que se torna cômico! A história inclui amores proibidos e fugas da família, além de muitos – e hilários – desmaios. Essa edição também contém “As três irmãs” e “Uma coleção de cartas”, escritas entre 1791 e 1792.

site: https://www.instagram.com/leiturasdaqueila/
comentários(0)comente



Katherine 29/06/2018

Uma amorzinho de compilação de histórias
O texto que dá título ao livro, "Amor e amizade", é delicioso de ler, e eu só percebi isso após a segunda tentativa de leitura. Não adianta começar a ler as histórias da juventude de Jane Austen esperando algo como Orgulho e preconceito, e acho que é justamente por serem diferentes, que são tão interessantes. O humor sarcástico está presente em ambos os momentos da literatura da autora.
O conto "As três irmãs" é muito engraçado, e retrata uma realidade presente até hoje: a competição feminina, mostrando o quão contemporânea Jane Austen é.
A antologia de cartas esparsas me deixou com um gostinho de quero mais. E foi exatamente com essa sensação que terminei essa leitura, querendo mais.
comentários(0)comente



Melissa 19/09/2018

Como não amar Jane Austen?
O livro de hoje é de contos e pequenas histórias de Jane Austen, se não me engano, todas elas são escritas em formato epistolar e amei cada uma delas. Acho que não vou me cansar nunca dessa autora, uma pena que tenha deixado tão poucas obras, mas as que deixou perpassam os séculos e valem por mil.

Então, a primeira história é Amor e Amizade, que dá nome ao livro, nela acompanhamos a trajetória de Laura, uma mulher madura, e sua troca de correspondências com Marianne, a jovem filha de uma amiga, com o intuito de mostra-la os perigos de mundo. Com um enredo rápido e cheio de acontecimentos, que chegam a parecer esdrúxulos de tão cômicos ou trágicos, nos deliciamos com a sátira dos estereótipos dos romances, o modo de viver, o pensamento e as regras da sociedade da época. Uma crítica tão pungente que é impossível não entender.

A segunda história, As Três Irmãs, mostra a convivência de três irmãs e suas reações quando descobrem que uma dela vai ter que aceitar a proposta de casamento de um homem que todas odeiam e enojam. O interessante aqui é ver como cada uma delas se comporta diante da situação, mostrando seus valores e princípios morais, revelando sua personalidade e a forma como convivem socialmente. Também contada através de cartas que as irmãs enviam cada uma para suas melhores amigas, podemos perceber o absurdo de algumas regras sociais e como a inveja, o ciúme e a posse podem levar o ser humano a aceitar uma vida sem sentido apenas para viver de aparências.

A última parte do livro é dividida em cinco cartas: A carta da frustrada no amor A carta da mãe preocupada com a educação das filhas A carta da quase cinderela A carta da menina curiosa impertinente A carta da muito muito apaixonada prestes a cair no golpe do dote Não necessariamente nessa ordem, nem com esses nomes, cada carta tem suas delícias e peculiaridades, que as tornam cômicas e trágicas. Com muitas referências culturais e leitura fluída, a autora consegue surpreender com a rapidez do seu raciocínio e a maneira despretensiosa de suas palavras. Simplesmente um encanto. Agora só falta Lady Susan pra completar a obra!


site: https://www.instagram.com/umaleituraideal
comentários(0)comente



Alice 20/06/2019

Miss Austen escreveu esses contos epistolares durante sua adolescência e já esbanjava ironia no romantismo romântico cego, assim como iria fazer em a Abadia de Northanger. As amei!
comentários(0)comente



Laís 16/02/2020

Clássicos da literatura
Sonho de uma noite de verão é uma peça de teatro, escrita por William Shakespeare. Eu a representei na escola, aos 10 anos, e foi muito bom reler o texto, a voz infantil de meus colegas fazendo a voz dos personagens!!
comentários(0)comente



Kézia 03/03/2020

Delícia de leitura
É uma leitura rápida, leve, prazerosa e divertida. Muito amor pela Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas.
comentários(0)comente



Edsonia 13/03/2020

Irônico e engraçado
O livro é divertido, tem um tom jovem. As personagens são exageradas, fazem absurdos. São três escritos curtos, em formato epistolar, leves, engraçados e carregados de ironia.
comentários(0)comente



Luana.Torres 19/03/2020

Incrível!
Ja tinha lido toda obra de Jane Austen, inclusive sua biografia e Lady Susan, e quando descobri que mais esses textos foram publicados não me contive de alegria! Para mim, Jane Austen, é uma das maiores autoras do mundo, sendo uma das minha favoritas desde a minha pré-adolescência.
Textos muito divertidos, altamente irônicos, retratando a sociedade inglesa de classe média e alta do século XIX. Desde muito nova, 17 anos quando escreveu Amor e Amizade de acordo com o prefácio do livro, já tinha uma visão crítica da sociedade em que vivia e das condições destinadas as mulheres.
Depois dessa leitura deliciosa fiquei com vontade de revisitar suas obras, principalmente Orgulho e Preconceito, minha primeira obra lida dela e a minha favorita!
comentários(0)comente



Dri 20/03/2020

Escrito na adolescência da autora
Contém pequenas histórias escritas durante a juventude de Jane Austen, mas a ironia e a crítica social já se faziam presentes. Divertido e interessante para quem conhece as obras principais e tem curiosidade pela autora.
comentários(0)comente



Aline 30/06/2020

É muito interessante ler escritos da juventude de uma grande escritora. Conseguimos perceber pitadas de seu estilo dissolvidas em arroubos.
O livro em sí é divertido possuindo uma veia cômica que não vemos nas obras maduras de Austen.
comentários(0)comente



Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 07/07/2020

Bom
A última leitura da Jane Austen! Finalmente finalizando o meu conhecimento dessa autora, que é incrível.

Nesse livro pocket, temos Amor e Amizade, As Três Irmãs e Uma Coletânea de Cartas.

Vamos começar a falar do primeiro, que também foi a primeira história apresentada.

Amor e Amizade é um conto em formato epistolar (de cartas), que nos apresenta Laura, uma moça que se casa com um herdeiro de baronete e a partir disso vive várias… aventuras, por assim dizer.

Como foi o trabalho de uma Jane mais jovem, dá para perceber uma diferença na escrita, que foi aprimorada com o tempo. Há muito mais ironia, é uma sátira na maior literalidade do termo. Alguns elementos dessa ironia até me incomodaram, como a repetição exacerbada de “ai de mim!”, “ai de nós” e similares.

É realmente bem diferente dos outros trabalhos que li dela. Também é bem divertido, com situações tão loucas que chegam perto de serem inacreditáveis, haha. Tudo de ruim acontece com Laura! E com as pessoas que estão em volta dela! É uma loucura mesmo, haha.

Em alguns pontos me pareceu confuso, mas dá pra ler rapidinho, acredito que eu tenha lido em uma questão de 45 minutos, mais ou menos.

De qualquer forma, a crítica social, como em todas as outras obras de Austen, é bem palpável. Ela sempre é ácida, mas eu diria que aqui ela se superou. Muito afrontosa com a aristocracia inglesa, mostrando o pior lado deles.

Já As Três Irmãs, foi meu favorito dos três. Nessa novela, nós acompanhamos três irmãs (logicamente né, hahaha), com um empasse: a mais velha, Mary, foi pedida em casamento pelo Sr. Watts, sendo que ela o odeia. Mas se não for ela, será uma das irmãs.

Também é tudo contado por meio de cartas e aqui a hipocrisia fica ainda mais palpável, especialmente por parte da Mary haha. Infelizmente não temos o desfecho, porque é um romance inacabado, mas eu gostaria muito de vê-lo, porque era promissor, sem dúvidas. Com aquela acidez típica e já citada de Jane e com uma dinâmica bem legal entre a família Stanhope.

É envolvente, intrigante e, mesmo sem um final, tem uma moral perceptível ali. Prendeu-me bem mais que Amor e Amizade, talvez por ser menos confuso.

Quanto a Uma Coletânea de Cartas, outro inacabado, eu gostei do início, mas depois de um tempo foi-se enfiando tantos personagens, tantas tramas, que me pareceu enfadonho, para falar verdade.

Depois de certo ponto parei de absorver as coisas e lia só por ler mesmo. Tem aquela coisa que já citei aqui no blog algumas vezes: isso de escrever cartas/diário e a pessoa lembrar de cada palavra dita. Eu perdoei nos dois primeiros contos, mas nesse… Uma pessoa lembrar de uma declaração falada com tanta precisão realmente não me convence. Ou eu que tenho uma memória realmente muito ruim, ou esses personagens que tem uma capacidade sobre-humana de lembrar palavras.

Mas enfim.. Todas essas três obras mostram uma Jane Austen ainda jovem, escrevendo seus primeiros trabalhos e com bem menos filtro do que em suas obras mais conhecidas. Não diria que você precisa ler, mas quem quer conhecer mais da autora, é uma leitura essencial, quem não tem esse interesse, nem faça muita questão.



site: https://meowbookblog.com/2020/07/06/resenha-amor-e-amizade-outras-historias-de-jane-austen/
comentários(0)comente



58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR