A noiva jovem

A noiva jovem Alessandro Baricco

Resenhas - A Noiva Jovem

Renata Almeida 24/02/2021

"Uma família, uma história."
Um flerte, um romance e uma promessa de casamento, após três anos, a noiva jovem parte em busca de uma nova vida cruzando o oceano em busca do amor e poder enfim esquecer o passado.
Após sua chegada ao lar do noivo, e aguardando ansiosamente que este regresse de viagem, vai interagindo, conhecendo e se adaptando aos costumes, aos modos e atitudes nada convencionais dos membros da família, PAI, MÃE, IRMÃ, TIO e o mordomo Modesto, e começará a descobrir um lado misterioso, obscuro, sensual e sexual, onde as aparências escondem segredos muito bem guardados ao longo dos anos.

mayalarue 21/10/2020

ressaca me obrigou a mais uma literatura onírica
EU ODEIO E AMO A NARRATIVA DESSE LIVRO
penso que se fosse criado numa escrita mais normal eu daria até mil estrelas

Paulo Sousa 10/09/2020

Leitura 40/2020
A noiva jovem [2015]
Orig. La Sposa giovane
Alessandro Baricco (Itália, 1958-)
Alfaguara, 2017, 160 p.
_____________________________
?O atraso bíblico do Filho, e a suspensão do tempo que aquele atraso imprimira aos dias deles, tornara-os inaptos a interrogar-se sobre a pálida relação que reúne, em geral, uma partida e uma chegada, uma intenção e um comportamento? (Posição Kindle 2437).
De Alessandro Baricco eu já havia lido os excelentes ?Seda?, ?Mr. Gwyn? e ?Três vezes ao amanhecer?, romances cujo toque onírico com um quê de realismo fantástico, uma constante atmosfera esfumada e um fluxo temporal incerto tornam a experiência do leitor mais aprazível.
?A noiva jovem?, volume relativamente recente da lavra do escritor italiano, foi o que mais achei bonito, poético e de uma cadência estilística singular. Conta a história de uma moça, egressa da Argentina e que, num dia qualquer, bate à porta de uma família italiana a cujo Filho se diz noiva. Enquanto espera seu noiva, que está na Inglaterra, a Noiva é absorvida pelos hábitos nada comuns da família: desjejuns que duram quase o dia inteiro, o mordomo Modesto (único da trama que tem nome) que se comunica com grunhidos e estalos de língua, a atmosfera insone que parece tomar toda a casa. Paira um constante jogo de sedução, onde a Noiva é levada a, pouco a pouco, desvendar os segredos daquela família nada usual.
Mas tudo converge para o retorno do Noivo, tempo paulatinamente alargado à medida que a família perde a esperança de seu retorno. É quando o autor mistura diversas vozes narrativas para explorar essa atmosfera de tragicidade, de solidão e onde nada parece ser o que é, focando na derrocada da Noiva e sua aparente eterna espera pelo amado...
Baricco é um ator singular. Sempre saímos de seus livros com uma especie de sensação de náusea sensorial, de algo que não chegou a ser dito, mas que está lá à disposição de uma interpretação particular. Apesar de pequenos, seus romances tem um que de muito mais contido em poucas páginas, que na verdade são uma avalanche de palavras musicais que embriagam o leitor. Bem assim!

Luiza.Agostineto 10/05/2019

A Noiva Jovem
Um labirinto de palavras sobre desejo, espera e desespero.

Karol 18/01/2019

Confuso, intrigante, conceitual elevado a máxima potência.
A história da chegada de uma noiva jovem a uma família, no mínimo, peculiar e recheada de segredos é uma diretriz interessante, principalmente pelo ritmo e escrita dados pelo autor, que por vezes se mistura entre os personagens de maneira fluída e bem feita MAS...

O livro fica cansativo devido as divagações sem sentido de alguns personagens que pode durar paginas e mais páginas, com frases e trechos belissimos diga-se de passagem, só que não agregam em nada a história que por vezes fica em segundo plano para dar passagem a acontecimentos frívolos do autor, que não foram nem um pouco interessantes para mim...

É uma história intrigante com toda certeza, personagens peculiares e que renderia um livro a história de cada um, mas tudo perde profundade de tempo em tempo, você vai entender o que estou falando se decidir ler.

Dei uma estrela pela história em potencial e outra estrela pela boa escrita do autor.

Priscilla 10/02/2018

Excitante e bonito
Que livro bom! Muito bem escrito e curto, ótima equação. Personagens, todos, são interessantíssimos, parecem uma pintura de tão bem acabados. A história é fantástica, sem ser surreal, tem um quê de Garcia Marquez, realmente, mas não chega a ser uma cópia, como fez a Isabel Allende em "Casa dos espíritos". "A noiva jovem" tem autonomia e respeita a voz do próprio autor, Alessandro Baricco. Outra coisa que me chamou a atenção foi a forma como o autor descreve as cenas de sexo, e há muitas nesse pequeno livro. Como o próprio narrador diz, lá pelas tantas, escrever sobre sexo é difícil pra caramba, e aí está o desafio. Nada de lugares comuns e clichês vergonhosos e cinzentos! Digno de um Pedro Juan Gutierrez, outro autor memorável que escreve bem pra caramba uma literatura erótica de peso. Esse italiano também sabe fazer isso nas letras. Não é "baixo" feito Pedro Juan (isso não é uma crítica! nem ao Pedro Juan, nem ao Baricco), mas é envolvente, sensual, e excitante. Recomendo.
Paulo Sousa 31/08/2020minha estante
Comecei hj, meu quarto do Baricco!

EricaR1 26/04/2020minha estante
Tem algo a ver com o sobrenatural o fato deles não dormirem??

Rittes 12/05/2017

Erotismo refinado
Sou fã de Alessandro Baricco, mas fazia tempo que não lia alguma coisa dele. Acho que o último foi "Sem sangue", que adorei. Não gostei tanto deste Noiva Jovem, mas a prosa de Baricco ainda é atraente e infinitamente superior a muita coisa elogiada hoje em dia. A opção por misturar vozes narrativas e até se incluir na própria história não facilita muito a vida do leitor, mas ainda assim traz frases inesquecíveis e, porque não dizer, uma reflexão poderosa sobre o que é a vida. Recomendado para leitores de "fino trato", se é que me entendem...