O campo da História

O campo da História José D'Assunção Barros

Resenhas - O Campo da História

karou 24/03/2024

A escrita de Barros é maravilhosa. já tinha lido uns dois capítulos durante a graduação, para formular o meu projeto de pesquisa. agora no mestrado, essa será a leitura que o meu grupo irá debater. sem dúvidas, esclarecedora no que se refere, ao entendimento dos campos e domínios históricos. às críticas são bem feitas, principalmente, as que falam sobre os perigos da exaltação de uma área em detrimento da outra. indico demais, principalmente, para os estudantes de história em qualquer nível (início da graduação, final, mestrado, doutorado...)

Maria11725 18/03/2024

Outra leitura da área...
Por incrível que pareça, a escrita do José D'Assunção Barros é bastante fluída. Estava receosa que seria uma leitura densa, fixa em termos e significados historiográficos, mas pelo contrário. O autor destrincha sim conceitos, métodos, abordagens e domínios de interesse à História, porém incrementa reflexões do próprio fazer pesquisa, especialmente nas Ciências Humanas. Tomar cuidado com as especificidades demasiadas, isto é, as hiper-especializações, a ausência de uma história-problema e a atenção para com seu objeto de pesquisa.

Boo 18/02/2012

Super presente na minha monografia de graduação.

Eduardo 23/01/2012

A primeira parte do livro dedicou-se às especificidades do estudo da história. Pareceu-me um pouco confuso na boa intenção do autor em explicar a diferença da história das mentalidades e do imaginário, mas o saldo foi positivo diante das diferentes especificidades analisadas pelo autor.
A próxima etapa do livro do autor analisou as diversas abordagens no estudo da história. Inicialmente, achei bastante oportuna a preocupação em enfatizar a distinção entre as abordagens e as especificidades, pois é comum existir esta confusão por parte das pessoas que estudam história.
Ainda no estudo das abordagens, o autor dedicou uma parte considerável para a análise da ideia de micro-história: categorização, métodos, objetos e principais obras e historiadores que trabalham com tal abordagem. Foram utilizadas algumas metáforas para problematizar micro-história e a análise intensiva das fontes. Achei que foram recursos válidos e didáticos para a importância da análise do corpus documental em uma pesquisa e os questionamentos que são feitos às fontes. Contudo, faço uma ressalva a metáfora da gota d'água e o oceano. Percebi que há um grande esforço e dedicação para estabelecer a correlação com a abordagem micro-historiográfica, mas me pareceu um pouco confusa.
Além disso, o autor procurou enfocar e categorizar as ideias de biografia, dimensões e domínios no estudo da história. Chama a atenção a sua preocupação em estabelecer as variações de biografias e dos tipos de autores e pesquisadores que as fazem ou fizeram. Pareceu-me bastante oportuno, nesta do livro, em discutir este assunto e analisar, à guisa de exemplo, a biografia de São Luís realizada por Jacques Le Goff.
Enfim, o livro se mostrou um bom guia e de fácil entendimento do estudo da História enquanto área do conhecimento humano.