Ao Correr da Pena

José de Alencar

Resenhas - Ao Correr da Pena

Felipe1503 12/04/2024

Conhecer a obra literária
Nem sempre vamos além dos romances dos grandes autores, ficamos parados nos clássicos.
Esse é um exemplo de poder ir além na obra dos grandes autores e conhecer sua produção literária, seja conto, crônica, romance, etc.

Arlindo.Ramos 20/09/2023

Ao Correr Da Pena
Um texto bem curto pra quem ainda não conhece a obra de José de Alencar iniciar nas obras do autor. Muito bom.

Deborah Pimentel 31/01/2023

Gostei da forma como o ano foi personificado, mas confesso que a escrita não me prendeu tanto, ainda tenho dificuldades com certos autores... mas ainda assim, é um conto que vale a pena ser lido e conhecido

Iya Moura 22/08/2022

Os contos de alencar
Eles resgataram uma das crônicas de Alencar publicada no Correio Mercantil. Depois de ter lido os romances do autor, achei este escrito com tracos de um lado mais incomum de Alencar e nao menos genial.

May 19/08/2022

ótimo conto
ótimo conto de josé de alencar. um escritor que gosto muito. achei genial esse conto, a forma como o ano é personificado, fiquei imaginando vários tipos de histórias que poderiam ser feitas com esse enredo.

Mariana 01/05/2022

?????
Nunca li muitas obras do autor, mas gosto bastante.
Tô com o plano de ler algumas bibliografias de escritores brasileiros, Alencar vai ser um dia primeiros.

Maria14000 06/02/2022

Quem gosta de história vai se deliciar com o livro!
Eu gostei bastante da abordagem de Alencar nos seus folhetins, sem contar todo o contexto histórico apresentado (é de encher os olhos *u*)! Saber um pouco do dia a dia dos viventes de 1854/1855, as modas, os costumes, o modo que festajavam, e até mesmo conhecer mais um pouco de Alencar, foi muito interessante! Às vezes ficava um pouco perdida nas questões políticas que ele abordou, mas ao mesmo tempo me fez compreender o perfil dos políticos brasileiros da época. Também achei muito legal a referência ao livro "A Luneta Mágica" de Joaquim Manuel de Macedo antes mesmo do livro ser publicado kkkk, acho que foi algum boato da época relacionado ao armazém do Reis, enfim... kkkk ou o Joaquim leu esse folhetim do Alencar e gostou da história e quis aproveitar... Fiquei curiosa! Será que Símplício é o míope Alencar?! Não sei, mas foi muito interessante!
Quem gosta de história vai se deliciar com o livro! Ou não... Como diz José de Alencar nesse livro: "Os outros pensarão o contrário: estão no seu direito; cada um é livre de ter mau gosto." Brincadeira, gente! ;) KKKKK

Sara277 13/01/2022

Ao correr da pena, de José de Alencar
Inusitado, gostei bastante, uma leitura rápida e um tanto humorada, José de Alencar é um de meus escritores clássicos brasileiros favoritos. Recomendo.

Carolina Zaghi 21/10/2021

Mais um conto curtinho. Bom pra passar o tempo. Aquele português rebuscado mas que dá pra entender.

Italo 19/08/2021

Uma viagem muito louca de droga a qual o cara recebe nada mais nada menos que a visita do ano de 1854.

Tajeribeiro 09/04/2021

Razoável
Fatos interessantes abordados de uma forma fraca.
Fazendo com que a leitura seja cansativa e sem muita empolgação.

delicadas.leituras 01/04/2021

O jovem José
A obra reúne folhetins publicados por José de Alencar em 1854 e 1855 nos jornais Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Segue a linha dos temas preferidos do período, ou seja, os salões de festas, as recepções, reuniões sociais, os espetáculos teatrais e a política. Nota-se que o autor gracejava nos assuntos de interesse feminino. Não escolhi 'Ao correr da pena', de acordo com meu ânimo, muitas vezes seus escritos me aborrecem pelo romantismo extremado, idealizando absurdamente o feminino. No entanto, justa que sou, busquei lê-lo despida de olhares e críticas atuais, respeitando o seu período social, seu momento principiante, e eis que o encontro jovem, brincalhão, explorador da linguagem, disposto a um encontro com o leitor. Impossível 'dar uma corrida de olhos', melhor é lê-lo com gosto!

Camilla 28/12/2020

Visita Inesperada
Quando está prestes a correr com sua pena para escrever algo, uma visita inesperada lhe aparece: o ano de 1854. Juntos, abordam fatos históricos sobre o ano em uma conversa entre o autor e o visitante.

Damufre 28/10/2020

Fatos historicos interessantes que o autor aborda. Mas sem muito brilho. Boa crônica

Autora Dilma Barrozo 06/07/2010

CRÔNICA ANACRÔNICA
É um livro interessante quanto aos aspectos históricos, sociais e culturais. O único senão se refere à questão da temporalidade.É claro e inegável que o folhetim acaba soando anacrônico. Vale para curiosos que queiram vivenciar um pouco da sociedade do séc. XIX. Senti a falta de alguns referenciais que me permitissem captar melhor determinados assuntos abordados no texto (mas aí a falta de pré-requisitos é minha).

Fiquei admirada ao encontrar um Alencar crítico e abolicionista na juventude, contradizendo o escritor maduro, francamente escravagista. No mais , é curtir um pouco dos grandes bailes , espetáculos líricos e demais atividades da época.