O carrasco do amor

Resenhas - O Carrasco do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amandagjs 11/01/2023

Ótimo!
Primeiro livro da área de psiquiatria que leio, e surpreendentemente gostei demais! É muito bom poder acompanhar a condução dos casos sob a otica de Yalom e as histórias dos pacientes são extremamente intrigantes! Euma obra que te angustia, te faz refletir (demais) e se emocionar. Vale a pena.

Nathalia 29/12/2022

Neste livro, Yalom reúne em dez capítulos, trechos da terapia com dez pacientes diferentes. Bom livro, as histórias são envolventes e o contexto de cada paciente aparece bem trabalhado, deixando vontade de saber mais sobre cada um. Foi uma leitura que curti muito.

Julli. 16/06/2022

Mexeu comigo
Um dos melhores livros que já li até hoje. As histórias daquelas pessoas mexeram comigo... umas mais, outras menos.
Lembro-me de ter chorado muito em um dos capítulos - como se tocasse numa dor profunda que eu nunca havia acessado antes. Choro que aliviou as tensões possíveis.
Um livro para deixar-se afetar pela humanidade que ele revela. Recomendo!

PS: Agradeço a amiga Mariana Oliveira por ter me indicado e me emprestado esta obra. :)

Alice 25/05/2022

Os livros do professor Yalom são sempre fantásticos e este não é exceção! Ele traz dez casos psicoterápicos muito bem escritos!

Fernanda Dutra 14/03/2022

"O Carrasco do Amor" não é apenas um livro bem escrito, mas sim uma coletânea de histórias de pessoas reais, com problemas reais (ou não). Os pacientes do Dr. Yalom levam ao seu consultório problemas de saúde, de auto-estima, de relacionamentos, vícios, tensões, sofrimentos reais e antecipados (sem real motivo até o momento). Creio que esse foi um dos principais motivos que me prenderam a esse livro. São histórias que poderiam acontecer com qualquer um de nós.. todos nós, em algum grau, já enfrentamos problemas e sofrimentos parecidos.
Além disso, pude ver com mais clareza (mesmo não sendo profissional da área), como a psicoterapia é importante na vida do paciente que a procura e, consequentemente, na vida das pessoas que estão ao seu redor. É também um alento saber que não estamos sozinhos frente às dificuldades que surgem no nosso caminho. Foi lindo ver os caminhos traçados por esse profissional para ajudar seu próximo. Eu amei e recomendo muito a leitura!!
Também acho a leitura indispensável para quem é da área de psicologia, terapia ocupacional e outras áreas da saúde.
Leiam que vale a pena!!

Carlos531 07/02/2022

Senti-me expectador in loco das sessões terpeuticas.
Não é um livro que vai surpreender, mas também não vai decepcionar. Em alguns casos você cria relação direta com pacientes e parte das frustrações desses são suas também. O livro discute dilemas sobre: amor, morte, velhice e relações sociais. Vale a pena a leitura, muito embora em alguns casos me sinto incomodado pela monotonia de alguma assuntos. Não tenho qualquer ligação com a área da psicoterapia, por isso minhas impressões não podem ser aprofundadas

Lua 29/01/2022

Sessão de terapia
São várias histórias de vários pacientes, todos acima dos 60 anos, mas é muito legal, todos os casos possuem início, meio e fim.

João 21/07/2021

Uma coletânea de histórias vividas por um psicólogo que também tem suas questões e conflitos enquanto atende

tosty 31/05/2021

Sensacionaaal
Um dos melhores livros que li esse ano!
Foi o primeiro livro que li do Irvin Yalom e já me encontro ansiosa para ler outros. O livro traz 10 casos da clina psicoterapêutica e aborda-se a forma que Yalom lidou e tratou cada um dos 10. Recomendo a leitura fortemente para estudantes e profissionais de psicologia, acredito que possa enriquecer nossos conhecimentos do mundo e nos guiarmos para a atuação na clínica.

-Lá- 06/04/2021

Gosto das histórias do Irvin, fico curiosa pra saber das vidas alheias (leia-se problemas) kkkk

Fiz dos casos um tentativa de diálogo comigo... gostei. Mas com certeza esse livro deve ser melhor aproveitado por quem é da psique...

Gois 08/03/2021

Jornada de autoconhecimento
O livro conta 10 histórias de terapia ocorridas com um psicólogo em Stanford. Inicialmente, achei que seria quase um livro técnico sobre psicologia existencialista. Mas não, não é. Fala tanto dos pacientes como do terapeuta. De forma acessível, ele conta essas histórias e aborda levemente temas de autoconhecimento, liberdade, morte, solidão. Alguns momentos são claramente ficcionais e romancizados, mas isso não tira o interesse do livro. Vale a leitura.

Gabriela Paulino 14/02/2021

"O carrasco do amor" foi uma leitura tão interessante que já corri para adquirir outros títulos do autor. Ultimamente tenho me interessado muito por histórias que tenham a terapia como cenário predominante (inclusive aceito indicações). Devo dizer que o que mais me empolgou nessa leitura foi tomar conhecimento do "outro lado", de saber o que se passa na mente de um terapeuta durante a sessão, de ver a linha de raciocínio utilizada para se chegar a uma boa estratégia de intervenção. Essa outra perspectiva pode ser muito enriquecedora, principalmente se você está iniciando um processo terapêutico como paciente.

Emanuela 28/12/2020

Cada capítulo uma história de busca por aceitação e felicidade
Será possível enfrentar as verdades da existência e crescer pessoalmente? Dr. Irving D. Yalom (autor de Quando Nietzche chorou) acredita nesse poder de transformação e escolheu dez casos verídicos de psicoterapia para mostrar aos seus leitores.

Cada capítulo trata de um caso. Entre eles, questões de solidão, impotência, depressão e obesidade. Uma senhora de 70 anos apaixonada por um ex-terapeuta de 30. Uma mãe que teve o filho morto, outra que lutava contra a balança. Casos tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes na busca por encontrar um caminho de aceitação e de felicidade.

E é por meio dessas histórias que o médico revela aos leitores como funciona a relação paciente-terapeuta, demonstrando inclusive seus próprios medos, dúvidas e percalços para lidar com seus pacientes.

O livro funciona porque cada capítulo é uma história completamente diferente. Quem, por acaso, tiver qualquer preconceito com o processo terapeutico, verá como ele, apesar de nem sempre ser tranquilo, é extremamente saudável, não importando o motivo que leva cada um até o consultório do psicólogo. Pode ser algo aparentemente pequeno ou grande. Os medos e demônios de cada um, tem o tamanho e a gravidade relativas e devem ser enfrentados para vivermos uma vida melhor.

@lucasmascarenhas 29/10/2020

Um livro sobre as inquietações existenciais na vida e no sofrimento humano, cada caso aborda temas como luto, sentido da vida, morte, isolamento, liberdade, as aflições e remorsos, o imponderável nas nossas vidas. O que faz com que questionamos como lidaríamos com cada situação e história.
O ponto de vista dele o que ele sente e a contratransferência dele, seus próprios preconceitos e traumas, sendo que em uma das histórias o próprio autor se torna paciente, demonstrando a sua própria vergonha e os obstáculos à terapia. A constante busca por crescimento pessoal.
Histórias de pessoas que não conseguiram superar alguns momentos de sua vida e acabaram criando bolas de neve gigantescas com seus sentimentos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5