O monstro do morumbi

O monstro do morumbi Stella Carr

Resenhas - O monstro do Morumbi

Kamy 28/11/2021

As reviravoltas são muito boas, gostei muito da trama, só a escrita em si que não me envolveu muito, mas é um livro pequeno, bem rapidinho de ler.
Para aqueles que querem ler alguns clássicos como Sherlock Holmes e os livros da Ágatha, o médico e o monstro, podem pegar alguns spoilers.

Aryane 02/09/2021

Cherloque vai à caça do assassino
Neste livro Cherloque Rolmes (deste jeito abrasileirado mesmo!) ao fugir de um hospício vai parar em uma mansão no bairro Morumbi. Pra quem não sabe, Morumbi é um dos bairros mais nobres de São Paulo, está chovendo e debaixo de chuva e tudo ele conhece Severino, motorista do secretário de Estado". Após uma breve conversa, Cherloque Rolmes oferece um emprego para Severino: assistente, ajudando no que for necessário para resolver o caso, no qual ele está trabalhando, então o investigador passa a chamar o chofer de doutor Uótis. 😅 O mistério a ser desvendado é a "maldição" dos Vista Grossa, antigos donos da não mais tão suntuosa mansão, vendida pelos Vista Grossa para a família dos Catingueira. Ao que parece todos os Vista Grossa estão sendo assassinados por um monstro, uma mula sem cabeça, talvez...

A cada capítulo uma nova descoberta é feita por Cherloque, um detetive não tão sagaz quanto o original que o inspirou, pois o livro se trata de uma ótima sátira e homenagem ao gênero de livros policiais. Existe até um momento no livro em que Cherloque cita o seu criador Sir Conan Doyle, criticando-o por ter tentado matá-lo, que foi o que realmente aconteceu no livro Memórias de Sherlock Holmes ( que terminei de ler recentemente, inclusive). Após a publicação desse livro, Doyle foi obrigado a reviver o personagem, por causa da revolta dos seus fãs. Assim como esta referência existem outras ao longo do livro.
Ele é recheado de personagens engraçados, reviravoltas, mortes esquisitas, porões, sótãos misteriosos e passagens secretas.Eu recomendaria este infanto-juvenil não só para os jovens leitores, mas também para quem quer uma leitura leve e divertida ou é fã do gênero policial. Como fã do gênero e apaixonada pelo personagem Sherlock, amei reencontrá-lo em terras brasileiras.

Adriano 25/09/2019

"Elementar, meu caro..."
Reler esse livro agora, cerca de 15 anos após meu primeiro contato com o mesmo, foi uma experiência curiosa. Ainda que em minha memória ele fosse um livro mais instigante do que vejo hoje (o que é uma constatação até injusta, já que estou falando de uma época diferente, onde eu tinha outros interesses e outra maturidade) por ser um livro infanto-juvenil com cerca de 100 páginas, ele oferece uma leitura divertida, sendo uma ótima sátira e homenagem ao gênero de livros policiais (uma vez que o personagem principal é o próprio Cherloque Rolmes - abrasileirado dessa forma mesmo). Outros pontos interessantes são as ótimas ilustrações, e a forma de escrita da Stella Carr, o que me faz ter interesse em ler mais obras da autora.
Aryane 24/08/2021minha estante
Li agora em 2021, com 35 anos, pela primeira vez. Comprei porque o título me chamou a atenção. Gostei, uma leitura leve e "boba" , pra espairecer.

Anderson 30/10/2017

Esse foi meu primeiro livro... lembro a que logo em seguida tive de ler uma edição bem simples da metamorfose do Kafka. Mas essa é a história de que me lembro ou seja o início nesse mundo tão fantástico que é o da leitura.

Phaela 27/09/2014

Esse livrinho marcou minha pré-adolescência e me iniciou no mundo das leituras, até então nunca tinha ficado presa há um livro.Lembro que na época até tive medo das cenas de suspense, mas o livro tem mistério e personagens engraçados, amo este livro!

Danithomaz 26/08/2010

Um dos livros que mais gostei quando novo. Uma ótima história de suspense que consegue prender a atenção do jovem leitor do começo ao fim.

Fimbrethil Call 22/10/2009

Engraçado
Engraçado esse livro, que mitura suspense com comédia, fazendo referência a autores consagrados da literatura policial.
Muito bem desenvolvida a história de família quatrocentona de São Paulo, tudo na mais perfeita ficção ou mentira, é claro.