De frente para o sol

De frente para o sol Irvin D. Yalom

Resenhas - De Frente Para o Sol

Bia 27/04/2020

Incrível
Frente a um dos temas que mais me instigam no âmbito da filosofia/psicologia, o autor aborda o tema da morte com muita cautela e conhecimento. É surpreendente sua habilidade de discorrer sobre este assunto tão incerto e abstrato. Recomendo demais.

Érika 15/02/2024

Abordando o tema mais polêmico e temido da humanidade - a morte. O autor é também psicólogo permeia o assunto através dos seus casos clínicos e traz luz ao assunto.

Carolina160 22/02/2023

Este livro trás uma proposta bem distinta dos caminhos da literatura: falar sobre a morte. Quais as repercussões? Por que é tão incômodo? Como lidar com o medo da morte?
Este livro fala tanto a leigos, quanto a terapeutas. Como um terapeuta pode lidar com o tema da morte? Por que há tanta fuga dele?
A verdade é que a morte é destino de todos, sendo assim, é um tema que toca a todos.

Andressa 05/03/2020

Muito interessante para refletir sobre as perspectivas em relação a morte

Rubia 08/05/2021

Medo da morte
Este livro nos faz refletir sobre esse assunto. Um livro para além dos psicólogos e psiquiatras. Um livro para todos.

Márcia Andréa 25/03/2009

Reflexão
Nos faz pensar nessa única certeza que temos da vida, pensar no que estamos fazendo dela, qual o sentido da mesma para nós, o que fazer para torná-la mais interessante, mais feliz...

Danielle Gonzales 20/07/2022

Para quem teme a morte...
Um livro necessário para todos que temem a morte (alguém nunca temeu? rs). Achei ótimo o olhar que Yalom traz: encarar a morte como um caminho para viver a vida de uma maneira melhor e mais plena, e falar sobre a morte em terapia ser um caminho para lidar melhor com essa angústia que atravessa nosso corpo quando pensamos que o amanhã pode não existir, e "o que ficará de nós"?

Kaique 28/12/2021

Consegue tratar um tema pesado com leveza
Temas de teor existencialistas sempre me cativaram, porém relutei bastante para ler esse livro por temer ser uma leitura sombria. Estava enganado. A leveza com que o autor discorre sobre algo tão pesado nos faz ir deixando a leveza nos dominar e perceber que a morte não precisa ser um tema tão pesado assim. Já no título "De frente para o Sol" o autor remete a perder o medo dá morte olhando direto para ela, mesmo que de início fiquemos com os olhos irritados como se olhassemos para o Sol, ao encara-la ela perde o poder de nos dominar. Mas não se trata apenas de mostrar que a morte é inevitável e que não há o que fazer, mas que sua existência é que faz com que a vida tenha valor, pois sabendo que nosso tempo de vida possui um limite, fazemos questão de tornar cada segundo mais valioso.
Apesar de haver um capítulo dedicado a terapeutas, recomendo a leitura para o público em geral. Pode olhar para o sol sem medo :)

Ludmila 21/10/2021

É muito legal poder ler sobre o comportamento humano, ainda mais sobre temas que ainda são considerados tabus na nossa sociedade. É impressionante como o medo da morte está tão presente e ainda é tão negligenciado, inclusive por profissionais da área terapêutica.

Licianne0 29/01/2014

A Propagação
"De frente para o sol é um livro que aborda a vida, porque trata a morte. Seu objetivo, tal qual exposto no subtítulo, é ajudar-nos a superar o terror que sentimos da única certeza absoluta de nossas vidas: o seu fim. E durante essa arriscada (e certeira) tentativa, Yalom nos apresenta, mais de uma vez, um pensamento que ele considera o mais importante de seu livro – e eu também. O conceito de propagação atravessa o livro feito um fio resistente, longilíneo e sem final."

[...]

site: http://montanhaseletras.blogspot.com.br/2014/01/a-propagacao.html#.Uukn1mdTvIU

Atila.Carlos 11/11/2021

Incomoda falar da morte? O que é necessário de fato incomoda
Ficar de frente para o sol, fitando-o gera um incomodo tão quanto ao de ficarmos olhando para a morte, ou ficarmos pensando nela. Isso é o que parece ser se formos analisar de forma prática, ou talvez de forma instintiva. Contudo, esse belo livro de Yalom - mais um belo livro - nos faz entender que não é tão pragmático assim falar sobre a morte.

Neste livro ele trás exemplo de inúmeros pacientes que tinham problemas em relação a morte, de forma a trazer algum pavor, pânico ou desconforto, que tinha o efeito de causar a desesperança. E que, em consultas com Irv, conseguiam colocar seus delírios no lugar certo. Muitos destes pacientes, após tratamento, conseguiram extrair resultados positivos em face a consciência da morte. Muitos passaram ter vida, após essa consciência.

Conceitos filosóficos de Nietzsche, Epicuro, dentre outros, são combustíveis para aspectos filosóficos sobre o tema, e esses conceitos foram o que mais falaram comigo nessa leitura.

Fica aqui mais um registro de leitura desse autor pelo qual tenho uma admiração enorme. Espero conseguir ler toda a sua obra, um dia.

Rafael 04/11/2014

As várias facetas da angústia de morte
Me fazer perceber as várias nuances que a angústia de morte pode assumir na vida das pessoas leva esse livro às cinco estrelas!

Fantástico!

site:

Maitê 01/07/2017

muito bom
fácil leitura, não é focado para terapeutas, só um capitulo que aborda temas mais específicos. de resto, um bom livro para aqueles que se interessam pelo tema.

Almerissa 06/03/2019

Reflexões sobre a morte
É sempre tão interessante refletir e ler sobre um tema tão tabu quanto a morte.
Apesar do livro ser muito voltado a terapeutas, ainda assim tive um glimpse de como é o enfrentamento e as angústias sobre a morte. É possível identificar em algumas de nossas angústias, se, de alguma forma, essa angústia está relacionada com a morte.
Um livro pra refletir e no budismo a meditação sobre a morte é a mais poderosa. Recomendo este livro para nos lembrarmos da nossa morte iminente.