Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?

Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? António Lobo Antunes

Resenhas - Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?

Autora Dilma Barrozo 27/01/2010

Que livro é esse que nos faz ...?
Confesso que não conhecia o António Lobo e nosso primeiro contacto foi simplesmente mágico, do tipo amor à primeira vista. Na verdade fui fisgada pelo fascinante título do livro "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?". Estava na livraria , escolhendo o que comprar e quando me deparei com ele, não hesitei, já sabia que tinha achado algo especial. Com um título tão poético e sugestivo,que nos leva a interagir de imediato, porque faz uma pergunta, não há como resistir: todos vamos querer saber qual a resposta para essa pergunta ou, pelo menos, que caminhos nos levam a ela.
É um livro apaixonante em que a trajetória de uma família é narrada pelas diferentes vozes de seus integrantes(vivos ou falecidos) .Essas vozes se alternam,se misturam, se enroscam na narrativa,disputando espaço e combatendo durante todo o texto como o fizeram ao longo de suas vidas. A mãe em seu leito de morte, uma filha drogada, outra,a infeliz sobrevivente de dois casamentos desfeitos, um filho homossexual discriminado, o outro egocêntrico e ganancioso, o pai,(já falecido) frequentador assíduo de mesas de jogos e mulheres e a filha falecida na juventude. Além deles, membros oficiais da família, também narram a história a empregada(que também pertence à família) e um filho bastardo.
Não é um livro fácil. É preciso calma pois se trata de um texto para ser saboreado, até porque é dessa forma que avançamos na leitura: lenta e prazerosamente. A ausência de marcadores que definam de imediato de quem é aquela voz, nos obriga a constantes retornos a páginas anteriores.
Ressalto ainda outro aspecto super interessante da narrativa, a sua metalinguagem , as constantes refências ao ato de escrever, às palavras a serem utilizadas pelo personagem e principalmente ao autor,que várias vezes é citado nominalmente.
É um livro imperdível, daqueles que retomaremos várias vezes ao longo de nossas vidas .

GilbertoOrtegaJr 05/10/2014

Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? - António Lobo Antunes
Olhando de forma comparativa os personagens de Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? Me lembra várias das pessoas que fazem parte diariamente do programa Casos de família, todos estão em maior ou menor grau fodidos e insatisfeitos com suas próprias vidas, tem a noção de o presente não é bom, e por isso se refugiam em lembranças de tempos melhores que já passou ou tentam se mover em direção ao futuro na esperança de que ele seja melhor que o presente.

No livro os personagens contam a história da decadência de sua família por meio de oito vozes narrativas, a mãe, que está em seu leito de morte; o pai que gastou grande parte do que tinha jogando no cassino; Beatriz, a filha que teve dois casamentos que não deram certo; Francisco que é de todos os filhos o mais amargo, e espera a morte de mãe para poder se apoderar do pouco que sobrou da antiga riqueza da família; Ana; que se perdeu nas drogas; homossexual que procura rapazes no parque, para sair com ele; Rita, que morreu muito jovem devido a um câncer, e por fim Mercília a empregada da casa.

A impressão é de que este livro seria infalível quando se lê o resumo dele, a falta de pontuação como vírgula, ponto de interrogação e ponto final são inexistente, para seguirem escrito como é o fluxo de consciência, somado a isso oito vozes narrativas em que se mistura lembranças ou tempo, e pontos de vista.

Mas mesmo com tudo isso para mim o livro falhou. Os vários narradores, que poderiam apresentar pontos de vista diferentes de uma mesma situação, ou simplesmente verem uns aos outros sobre óticas diferentes (afinal cada personagem estaria submetido a sete pontos de vistas diferentes entre si (teoricamente, claro)), não existe. Todos os personagens veem os outros da mesma forma, ou seja um personagem é visto pelos outros sete de forma igual, sem mudar em nada. E ainda seguindo olhando o que o autor vai criando das vozes narrativas seria natural que durante os anos que passaram a família estivesse com um grande leque de vivências diferenciadas, mas elas não existem os personagens se atem a fatos por mais de um capítulo, não há ali uma transformação com o tempo, é como se ao nascer o personagem já estivesse completo, ao invés de ir formando sua identidade com o passar dos anos (como acontece na vida real, afinal ninguém nasce inacabado).

A monotonia foi o que dominou minha leitura, marcada também por fios soltos, a escolha nas características do personagens é fraca, muito fraca, elas são baseadas em rótulos que existem em qualquer lugar, e são associadas a figuras com vidas falidas (jogador compulsivo, drogada, solteirona, Gay). Acima de tudo o que me incomodou é o fato de existir uma grande homogeneidade de lembranças e de traços de personalidade, fiquei com a impressão de que o autor na hora de criar um personagem pensava nele como um rótulo. Por tudo isso Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? É a prova escrita de que um livro pode ser radical de várias formas, em sua escrita, mas se não conter uma boa história, que é um dos aspectos fundamentais para que se leia, continuará sendo um livro chato.

site: http://lerateaexaustao.wordpress.com/2014/10/05/que-cavalos-sao-aqueles-que-fazem-sombra-no-mar-antonio-lobo-antunes/
Nanci 23/01/2015minha estante
Não me dei bem com Lobo Antunes, mas vou tentar de novo, pra tirar a prova.

Raquel Lima 31/07/2011

Poesia
Por três vezes tentei ler este livro e não conseguia...Mas finalmente forcei e consegui...O livro tem momentos mágicos. O tema família sempre mexe muito conosco e seus personagens com seus dramas familiares nos é muito comum. Em todas as famílias passamos por dramas, brigas, raivas, mágoas, tristezas, sofrimentos e por muito tempo esquecemos que a família é muito mais que problemas e normalmente problemas atuais. Familia é nossa formação, é nossa vida em crescimento e temos coisas maravilhosas para lembrar, coisas ingênuas, alegres, agradáveis que sobrepõem aos problemas que temos quando já crescemos. Chorei em muitas partes, porque lembrei de minha infância, da vida com irmãos, pai e mãe, que já tinha esquecido. Quantas brincadeiras, quantas travessuras, carinhos...que a vida passando nos faz esquecer. A sua forma de escrever é um caso aparte, os personagens se intercalam em cada capítulo, falando de sua família, suas mágoas, sua vida familiar, enquanto espera que o último elo que parece os unir, sua mãe, morre. Mas o autor consegue transformar vários trechos em pura poesia. Não é um livro fácil, é às vezes fica impossível entender a loucura que é a ordem dos diálogos. O autor usou toda a sua liberdade poetica e muitas vezes torna-se um livro que somente ele compreende.