Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Anafrancavet 15/10/2020

Bom livro
Depois de alguns meses, finalmente consegui terminar essa leitura. O livro é grande, em alguns momentos a história se arrasta um pouco, mas no geral eu gostei. O que mais chama a atenção na leitura, além dos fatos históricos, foi saber mais sobre a vida de uma gueixa.
Conhecer a cultura japonesa da época, a submissão das mulheres me deixou um pouco incomodada em diversas partes, mas faz parte da leitura desse livro.
Vale a leitura se você gosta de livros que misturam fatos reais, históricos com ficção.

Jeane Correia 07/10/2020

O livro narra a história da pequena Chiyo que se transformou em Sayuri. Ela tem os "olhos azuis e profundos", característica bastante incomum para os japoneses. As pessoas dizem que tem água em sua personalidade, cujo destino não pode ser detido.
A menina nasceu em uma família de pescadores pobre, o pai passava dias pescando e sua mãe era doente terminal. Aos nove anos de idade junto com sua irmã Sato, elas são entregues a um comerciante, vendidas como escravas. Sato é “velha” e “feia” por esse motivo vai parar num prostíbulo, Chiyo era “nova” e “bonita” e foi vendida para se tornar uma gueixa, uma grande honra!
Na Okiya (casa de gueixas) inicia-se o treinamento de Chiyo, aqui começa o desenrolar da história, pois ela inconformada pelo seu destino, tenta fugir e este ato é tido com um grande insulto. A menina é rebaixada a uma empregada da Okiya, e também é insultada constantemente por Hatsumomo, uma gueixa famosa. Chiyo já conformada seu destino se depara com um gesto de bondade, que desperta nela a vontade de ser tornar gueixa, e como nada é fácil ela percorre um longo caminho até se tornar Sayuri.
A narrativa começa em 1929, o livro mostra a cultura japonesa desse tempo, e se trata de memórias... Não são uma coisa linda as memórias? Eu como tenho uma formação em História, sou fascinada pela História Oral, o título logo me chamou atenção “Memórias de Uma Gueixa”. Memória é diferente de autobiografia, elas são muito mais pessoais aqui entramos num mundo mais secreto, além dos quimonos de cores vivas...
Nos agradecimentos o autor deixa claro que a personagem principal de sua história é “inventada”, mas ele fez um trabalho de pesquisa notável com os fatos históricos da vida cotidiana de uma gueixa nos anos de 1930 e 1940, ele colheu relatos de gueixas na região que se passa a trama.
Tem o filme com mesmo título do livro, muito bem produzido também por sinal.

Cadmo 05/10/2020

Cultural e rico
Livro culturalmente rico e con detalhes da vida dessas mulheres japoneses. Por trás de uma gueixa sempre tem uma história triste e de sofrimento. Por trás de todo aquele brilho sempre tem uma história de lutas e dores.
Acompanhamos a história de um gueixa, desde sua infância difícil, até o processo de transformação nessas mulheres de luxo do Japão feudal/antigo
Ricamente cultural, nos traz também detalhes da cultura japonesa e enredos de época. Um prato cheio pra quem gosta do país asiático

ana.maforte 14/09/2020

Resenha: Memórias se uma Gueixa
Já vi o filme diversas vezes e está foi minha segunda leitura. Adoro a forma como essa história se desenrola e como nós leitores podemos aprender a ver a vida de outra forma. Com toda certeza essa obra está entre os top 10 dos meus livros favoritos. Me encantei a cada novo capítulo, enxergando com outros olhos os trechos que a muito tempo eu não lia.
Recomendo pra todos essa leitura excelente!

Edinho 07/09/2020

Esse livro me traz uma sensação muito especial. Desde que comecei eu sabia que não ia me decepcionar com a história. Ela encanta, te abraça e não deixa você sair. É quase como um sonho que você não quer acordar, pela atmosfera construída e também muito porque amo a cultura asiática.

Enfim, um prato cheio pra quem pretende conhecer um pouco desse universo nipônico.

Queen Buuh 04/09/2020

Melhor livro sobre
Eu amo ele de paixão , somente esse ano eu consegui o livro por falta de grana
Tinha lido na internet mas com partes todas erradas
Agora é meu livro de cabeceira.
Eu amo o filme eu vi primeiro.ele é maravilhoso os dois , por favor leiam e passem a gostar das gueixas de outro jeito

Júlia Cavagnolli 01/09/2020

Uma leitura sensível e envolvente.
"Memórias de uma Gueixa" estava na minha lista de leituras há um tempão. Hoje me arrependo de ter demorado tanto para ler este livraço. Uma leitura sensível e envolvente que faz você suspirar com a Sayuri, vibrar com ela e chorar com ela.

Luana 24/08/2020

Muito bom. É um livro interessante para se ter outra visão sobre as gueixas e desmistificar a vida delas.

Lindy 20/08/2020

Adorei
Adorei esse livro, é sempre bom aprender sobre outras culturas e esse é uma ótima opção pra aprender um pouco a cerca dos costumes japoneses e principalmente sobre as gueixas.

Além de todo o cenário cultural que ele nos leva a conhecer, temos a ótima companhia de Sayuri nos entretendo com a sua história, desde quando era uma pequena menina inocente na casa bêbada até a sua formação como uma gueixa de luxo de Gion... sua trajetória de aprendizagem das mais variadas artes, suas desavenças, desafios, sacrifícios, amizades...

É uma leitura deveras interessante e rica em cultura.

Duana Rocha 06/08/2020

Ótimo!
Difícil de largar, vale muito a pena ler.

Gi 06/08/2020

Interessante
Gosto muito de conhecer outras tradições...uma lição de vida pra guardar no coração...me surpreendeu muito

iiizadora 01/08/2020

Superou minhas expectativas
Eu já era apaixonada pelo filme e enrolei muito para ler o livro. Apesar de ter algumas partes um pouco maçantes,conhecer a história da gueixa Sayuri com riquezas de detalhes faz valer a pena! Se está na dúvida sobre essa leitura, só digo uma coisa : leia!

yumiand 19/07/2020

Eu nunca gostei de romances, mas esse livro acontece num cenário da nostalgia que não se viveu. Mesmo com tantas diferenças culturais, o leitor se encontra totalmente imerso, e as transformações de guerra também são muito especiais, ainda mais a uma descendente de japoneses.