Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Milena300 07/03/2021

Gostei muito da experiência que me trouxe o livro, como é algo que nunca tive conhecimento cada detalhe foi muito valioso pra mim.
Eu amo muito a cultura japonesa acho fascinante e esse romance (por mais que não tenha sido escrito por um japonês (mas um estudioso da área) me deixou muito empolgada pra ir atrás de mais literatura japonesa.
Sobre o romance gostei demais, bem escrito, devorei cada capítulo, possui boa diagramação e número de páginas excelentes para cada capítulo. Só as páginas poderiam ser amareladas haha.
Eu só não gostei dos últimos capítulos, que me pareceu que o autor quis fechar com um plot bom (foi até legal) mas que pareceu forçado, de uma vez só, ao invés de mais detalhes igual o autor desenvolveu ao longo do livro todo. Me desanimou um pouco, até quis terminar de ler logo (coisa que em outros capítulos eu não queria que terminasse nunca).
Porém, mesmo assim, valeu cada página lida. Recomendo bastante. Vale mto a pena.

Eduarda 16/02/2021

Perfeito!!
Livro SENSACIONAL.
Nesse livro aprendi muito sobre como é a vida misteriosa das Gueixas.
Muita coisa sobre a cultura japonesa e informação sobre a 2º Guerra.
A narrativa desse livro é simplesmente PERFEITA! É aquele livro que você devora.

Acabei de essa leitura maravilhosa e a sensação é de vazio.

Marilya 05/02/2021

PERFEITO
Terminei esse livro nesse momento. Um dos melhores e mais marcantes que li na vida. Que vida triste, emocionante e linda que Sayuri viveu. Que mergulho incrível pela cultura japonesa e a vida das gueixas. LIVRO PERFEITO
Mari 11/02/2021minha estante
Esse livro é perfeito mesmo ?

Kau 04/02/2021

"Equilíbrio entre mau e bom pode abrir a porta do destino"
O livro conta como uma filha de pescador se transforma em uma das maiores gueixas de Gion. A cada passo o destino age na metamorfose da criança chamada Chiyo, correndo em direção a sua "casinha bêbada" na beira do penhasco, em Sayuri, com o rosto branco brilhante e lábios vermelhos.

Foi impressionante mergulhar em uma cultura nova pra mim, porém milenar. Os detalhes prendem a atenção e nos transportam para outra realidade. E essa "realidade" te faz chorar, rir, odiar e amar cada personagem.

"Na minha casinha bêbada junto do mar eu fora Sakamoto Chiyo. Agora, passava a ser Nitta Sayuri."

Emiliaarnhold 29/01/2021

Livro excelente pra uma imersão nessa cultura tão distante e "excêntrica " .
Vemso através do livro que ser uma gueixa nao é sinônimo de riqueza e sucesso... mas sim um árduo caminho e aperfeiçoamento de técnicas pra se tornar o que conhecemos.

Laulisa 19/01/2021

Impecável
Reler um livro de que eu gosto muito depois de anos é sempre uma experiência interessante, porque, por mais que conheça a história, nunca sei o que esperar. No caso de Memórias de uma Gueixa, que está há muito tempo na minha lista de favoritos, essa incerteza foi especialmente significativa. Quando o li das primeiras vezes, não tinha o olhar crítico para enxergar além do enredo, então não fazia ideia se continuaria gostando tanto da obra quanto no passado.

Felizmente, tendo terminado essa leitura mais minuciosa, posso dizer que não apenas continuo amando a trajetória da Sayuri, mas a amo ainda mais do que antes. Existem vários pontos que contribuíram para isso, mas o mais marcante de todos é o realismo da história, presente a tal ponto que é quase difícil acreditar que é uma obra de ficção; se eu não soubesse a verdade, poderia pensar que todos esses personagens e situações realmente existiram e aconteceram. É difícil controlar o impulso de pesquisar por certos nomes para saber o que houve com cada uma das pessoas que a protagonista encontrou ao longo de sua jornada.

A própria Sayuri, com suas descrições detalhadas, comentários pertinentes, emoções e opiniões fortes, é um dos fatores que mais confere esse efeito realista. Ela é uma personagem profunda, mas, acima de tudo, humana, com sonhos, objetivos e falhas; ela acerta muito, mas também comete muitos erros; e ela é determinada a conseguir o que quer, não importa o custo. Com uma personalidade tão bem trabalhada, não é de se admirar que a complexidade dela se estenda a todo o livro.

Mas nem só de protagonistas é feita uma narrativa, e os outros elementos não deixam a desejar. Através de uma pesquisa extensa, Arthur Golden criou um cenário que permite a imersão do leitor, não apenas nos lugares pelos quais Sayuri passa, mas pela própria cultura e momento histórico por ela vivenciados. Mesmo as descrições de sentimentos são tão poéticas e expressivas que é possível entender plenamente cada personagem, saber por que agem da forma que agem e simpatizar até mesmo com o menos simpático deles. (Exceto o barão. O barão merecia dor, sofrimento, agonia e só.) O próprio desenvolvimento dos personagens é feito de uma maneira impecável, e acompanhar sua evolução, assim como a evolução de seus relacionamentos, é um dos pontos mais instigantes da leitura. A trama com Nobu, os sentimentos de Sayuri pelo presidente, os paralelos entre Hatsumomo e Abóbora e todas as outras cujas decepções as levaram por um caminho similar: eu poderia escrever sobre esses tópicos por horas e levantar tantos outros ainda. Cada detalhe mínimo é importante de alguma forma, o que, é claro, só torna o livro melhor.

Em outras considerações, reler, sabendo do final, me fez perceber várias dicas sutis que o autor deixou para prenunciar o que aconteceria. Foi, ao mesmo tempo, engraçado e angustiante acompanhar todos os desencontros.

Por fim, deixo a recomendação para qualquer um que esteja procurando um enredo cativante, que cumpre seu papel de entreter, mas também se aprofunda em temas como cultura e história; personagens complexos e realistas; e uma escrita magnífica. Depois de todo esse tempo, Memórias de uma Gueixa segue sendo uma leitura cinco estrelas e um dos livros que mais amo na vida.

Lopes de Araujo 10/01/2021

Não curti muito por a leitura ser cansativa, mas é uma forma de conhecer a vida de uma gueixa.

Vica 04/01/2021

Livro incrível
Vi esse livro como indicação de leitura em uma página no Facebook. Lembro que uma vez acordei de madrugada e vi por cima o filme e super me interessei também, então coloquei ele na minha lista de próximas leituras. Não me arrependo. Livro incrível, super detalhista e que te prende do início ao fim. Vale muito a leitura.

Carolline 26/12/2020

Uma história incrível de duas meninas pobres que são vendidas e seguem por caminhos diferentes. A mais velha, não considerada pelos padrões de beleza é vendida para um prostíbulo e a mais nova, de "olhos peculiares" é treinada e se torna uma grande gueixa. Mas para isso enfrenta a inveja, o ciúmes e a irá de outra gueixa. Nele podemos mergulhar um pouco na cultura milenar do Japão, seus hábitos, costumes e tradições. A história conforme é narrada transmite muita sensibilidade, descrevendo a dor e a superação e tornando-se uma leitura surpreendente.

Ari 26/12/2020

Livro para se ter na estante
Muito enriquecedor, há muitos detalhes quanto a cultura japonesa e até mesmo acerca da guerra no Japão. Me apaixonei pela estória toda, muito envolvente, não conseguia parar de ler para saber o que aconteceria à Sayuri. Há muitas reviravoltas no livro todo, o que me prendeu muito. Sensacional!

Claudia Christian 15/11/2020

Simplesmente fiel
Eu sempre fui apaixonada pelo filme, e demorei a descobrir que era uma adaptação a essa obra tão gostosa de se ler.
Durante a leitura, não houve um momento ou detalhe que fosse entendiante.
É uma obra rica em detalhes, que explanam suavemente as entranhas de outro mundo e outra cultura.
Com certeza irei reler.

Daniela.Pepes 09/11/2020

Um livro completamente encantador.
Eu li esse livro quando era mais nova e nunca tinha parado para pensar no quão importante ele é para nós mulheres, e como ele é real em vários aspectos. Mesmo sendo um livro que conta uma história de muiiiitos anos atrás, ainda sofremos exatamente o que acontecia lá atrás.
Uma história linda, com uma escrita maravilhosa.

Pedrohenriqp 18/10/2020

Triste, mas lindo.
Fiquei emocionado demais com a história. Foi muito emocionante acompanhar tudo o que acontecia naquela época.

Anafrancavet 15/10/2020

Bom livro
Depois de alguns meses, finalmente consegui terminar essa leitura. O livro é grande, em alguns momentos a história se arrasta um pouco, mas no geral eu gostei. O que mais chama a atenção na leitura, além dos fatos históricos, foi saber mais sobre a vida de uma gueixa.
Conhecer a cultura japonesa da época, a submissão das mulheres me deixou um pouco incomodada em diversas partes, mas faz parte da leitura desse livro.
Vale a leitura se você gosta de livros que misturam fatos reais, históricos com ficção.