Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Camila.Poleci 08/07/2021

Uau!
Uau pro livro, pra história e pelas emoções que senti, mas, o mais surpreendente foio Uau do filme! Nunca vi um filme tão fiel à imaginação do leitor.
Claro que tem partes importantes que não apareceram, mas ambos me surpreenderam positivamente.
Vale cada página!

Letícia Verza 02/07/2021

Uma leitura diferente
É rica e cheia de detalhes, uma leitura que te transporta para a era das gueixas no Japão, toda a história da guerra e todo o contexto que se passava na época. É realmente um achado, super recomendo com certeza.

Gabs. A 10/06/2021

Se tornou um dos meus favoritos.
Beleza e suavidade são as palavras que descrevem melhor essa belíssima (fictícia) biografia.

Acompanhamos toda a trajetória da vida de Chyo, até ela torna-se por Sayuri.

Belo e numa riqueza de detalhes e tradições, por vezes soando estranho a nossa cultura tão ocidental.
Mas é deverás impossível não se encantar com a elegância dos quimonos, a maquiagem em sua brancura a lhe cobrir a face, e todo protocolo para manter o grandiosos penteado pêssego no lugar.

Uma trajetória nem sempre muito fácil, o abandono de sua infância a torna-se quase uma entidade, contada de uma maneira muito leve, de forma muito encantadora.
Vemos Sayuri desabrochar e tornar-se uma das mais renomadas gueixas de todo Japão.

Ao final, termino essa leitura com um peso no coração. A saudade já escorada a porta, fui postergando o fim o quanto possível.

Ao longo de toda sua história, nos sentimos tão imersos na sua trajetória de vida, que é como nos despedir de uma amiga mui querida -
Mais que a história de uma mulher, a história de uma Geixa.
Ellen256 22/06/2021minha estante
Adoro esse livro
Vc já viu o filme? Eu não gostei mt, achei raso.

Gabs. A 31/03/2022minha estante
Já assisti sim Ellen, a história tbm é um pouco diferente pelo que me recordo, né?

Flá Costa 29/05/2021

Que livro!!
Um livro repleto de tristezas narrado da mais doce maneira. É bonito e vai te sugando a cada pagina. O final é excelente... Quase não pude acreditar que Sayuri foi imaginada e não real. Vale cada página!

igor 18/05/2021

revelador
esqueça tudo que acha que sabe sobre a vida de uma gueixa. me vi revoltado com tantas coisas e feliz com outras... realmente não temos noção do que uma mulher passa no caminho para se tornar uma gueixa. gostei bastante do estilo da escrita desse romance, as vezes ate parece que tudo foi real pela maneira como a sayuri narra suas experiências... de fato foi uma leitura que valeu muito a pena!

Triz 12/05/2021

Rumo ao Japão
Simplesmente você esquece que é brasileiro durante as horas da leitura. Por que alem de acompanhar a história e vida da jovem, o melhor de tudo é que a visualização das cenas é super fácil por que: 1. O autor narras com detalhes riquissimos e 2. O autor explica todos os termos que são desconhecidos para nós e necessários para a história.

Pazos 02/05/2021

Muito interessante
Me foi recomendado há anos, tropecei com a versão em filme e resolvi ler o livro antes de vê-la. É muito bem escrito, fácil de ler (embora as vezes possa ser um pouco cansativo) e cativante.

Cida.Silva 23/04/2021

Surpreende....
O livro te leva pra uma época diferente, com costumes diferentes e te encanta nos detalhes até hoje não esqueço todo o trabalho e todo sofrimento que ela passou para chegar aonde queria... Um belo livro...

Letícia Alves 11/04/2021

Memórias de uma Gueixa sempre foi um dos meus livros conforto, aquele que eu sempre voltava a ler na sede de leitura. Depois de anos, me alegra ainda ter as mesmas sensações ao ler essa história, porém toda vez que lembro toda a relação entre Mineko Iwasaki e Arthur Golden, não me impede de sentir uma pequena culpa em relação a como me sinto. Mas vale pela nostalgia.

Isis.Borges 07/04/2021

Sayuri
Chiyo aos 9 anos foi vendida para uma okiya. As okiyas preparavam gueixas, custeando o treinamento, roupas, refeições e em troca ficavam com parte dos lucros e descontavam todos os custos de anos. Chiyo era maltratada, sentia saudades da família e chorava sem saber seu destino quando conheceu um dos homens mais poderosos do Japão que lhe secou as lágrimas e pagou um sorvete. A menininha se apaixonou na hora e durante os próximos anos se dedicou ao máximo para se tornar uma gueixa de sucesso e um dia reencontrá-lo. (ela tinha uns 12 anos e ele uns 40!) Muitos anos se passaram até se tornar Sayuri, uma das gueixa mais famosas do Japão. Que romance gostosinho. Não fiquei muito satisfeita com o final, mas ok.
É muito interessante a parte cultural das gueixas e sobre as dificuldades do pós Segunda Guerra Mundial no Japão, por ser um romance escrito por um homem americano, não é o retrato exato da realidade, tem elementos reias e muita ficção, mas é encantador, me prendeu e favoritei. Recomendo muito.

"Nós não nos tornamos gueixas para que as nossas vidas sejam agradáveis. Tornamo-nos gueixas porque não temos outra alternativa."
Retiz 07/04/2021minha estante
Esse livro é incrível. Uma viagem ao Japão antigo sem sair de casa ?

Patricia.Murinelly 29/03/2021

Incrível ?
Demorei a finalizar ele, pq estava com receio de acabar logo ?
Que livro maravilhoso, rico em detalhes, saboreei cada pedacinho dele um pouquinho todo dia! Sensação de vazio após o término dele agora e me fiz a pergunta, como demorei 10 anos para ler esse livro que estava na minha prateleira a tanto tempo! Indico de olhos fechados pra todo mundo e com certeza ficará marcado pra vida toda! ???
Obs: Gostaria que o Nobu tivesse um final diferente, realmente ele não merecia aquilo, mas enfim... nem tudo é como a gente quer ou espera né ?
Polyana 30/03/2021minha estante
Pathy, tb demorei muuuito...nao queria um fim pra essa história

Patricia.Murinelly 31/03/2021minha estante
Meu, que livro magnífico! Demorei pra caralho mesmo, mas que dó de finalizar ?

Polyana 31/03/2021minha estante
A história é muito maravilhosa....

Regina 19/03/2021

Memórias de uma gueixa
Um livro de memórias. O livro trata da vida de uma gueixa, desde o momento em que foi vendida em sua aldeia para uma okiya em Kyoto até sua maturidade. Cercada de problemas, desafios, inimizades e amizades a vida de Chyo, depois se tornando gueixa transformou-se em Sayuri. Um livro com descrições poéticas. Recomendo a leitura. Um livro excelente

Mila Gomes 12/03/2021

Sayuri, te guardarei no meu coração
Fazia um bom tempo que eu queria ler essa obra, e finalmente consegui! Sou suspeita para falar, pois sempre gostei da cultura oriental em geral. E esse livro não me decepcionou. Foi uma obra que me impactou muito, com algumas citações que quero levar como lição para minha vida.
Sayuri é uma das protagonistas que mais me encantou em todo o mundo literário. Consegui ter muita empatia por ela e inúmeras vezes me deu vontade de entrar na história e limpar suas lágrimas.
E a Hatsumomo? Que vilã foi essa? Pra mim, tá no mesmo patamar da Soraya Montenegro. Que coisinha terrível essa gueixa!
Enfim, sentirei saudades da leitura desse livro e recomendo muito pra quem curte a cultura japonesa. Valeu a pena o tempo que dediquei na leitura dessa obra.

Karla 08/03/2021

Foi muito bom conhecer mais do mundo das gueixas e da cultura japonesa. Eu tinha um conceito bem superficial do que eram e o que faziam as gueixas. O livro é quase um calhamaço, mas a leitura flui super bem