Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Allicia 26/01/2022

"Não nos tornamos gueixas para ter uma vida satisfatória"
Até então meu livro preferido! Não é uma leitura cansativa ou arrastada, os fatos contados como lembranças nos envolvem de maneira sedutora, como se a gueixa tivesse aprendido até mesmo isso em sua jornada.
Iniciando na casinha bêbada que ficou marcado para mim como o início da vida tão sofrida da protagonista.
Já fazem anos que li esse livro e por estar na faculdade na época demorei meses para concluir, mas quando começava não conseguia parar.
Não é uma leitura que trará ação ou aventuras épicas, são batalhas sutis assim como tudo na vida Chiyo que acaba sempre por aceitar o seu destino, como a água, buscando transpor os obstáculos, se adaptando para sobreviver. Não posso dizer que a heroína busca a felicidade, porque o termo felicidade parece não existir para a vida infeliz dela, mas acredito que desde sempre aprendeu a se contentar /se satisfazer nesta adaptação.

Patricia.Nascimento 25/01/2022

Livro bom.
Um livro que consegue prender a sua atenção do começo ao fim. Devido a riqueza de detalhes que te faz viajar para o Japão.
Porém a história da vida dessa gueixa japonesa é muito triste.
Vários relatos do livro me deram extremo nojo e pena da vida dessas pobres mulheres. Que estudam somente a arte de agradar aos homens.
E se preparam a vida toda para achar um "danna" e ter seu futuro garantido , sendo amante desse "danna", a sujeição mostrou me que realmente não podemos escolher como nossa vida será dependendo de onde nascemos ou qual rumo que ela toma devida as circunstâncias que vão acontecendo ao longo da vida..
Sonhar e ter esperança de algo que colocamos como meta na vida, às vezes é a única coisa que nos prende a vida.

" Não nos tornamos gueixas porque queremos uma vida feliz. Nós nos tornamos gueixas, porque não temos outra escolha."

Karol 25/01/2022

De um jeito bem peculiar, conhecemos e adentramos na vida de uma gueixa, no início tinha ideia acerca dessas mulheres, mas com a leitura percebi como adentraram é como viviam. Gostei muito.

Viviane 23/01/2022

#desafioskoob2022 Mês Janeiro:
Tema: Um Único livro escrito por um autor

O livro vai narrar a vida de uma menina e sua irmã que são vendidas como escravas e não preparadas para serem escravas do sexo, na antiga Japão de 1929 até o término de 2° guerra mundial, seprada da irmã logo após chegar em sua okya , nossa menina Sayori ( seu nome de guexa) se vê obrigada a aprender a arte de seduzir com sua música, sua dança e servido seus chás sem nunca poder ultrapassar os normas e etiquetas de uma bela gueixa. E tudo isso com a único intuito de consegue a atenção do seu amor de infância.

sui 06/01/2022

Quando li esse livro, fiquei tão encantada que acabei terminando-o em menos de três dias. É uma leitura envolvente e que prende sua atenção ao ponto de você não querer mais parar por desejar saber como irá terminar. A única coisa que me deixou chateada foi a forma em que a Sayuri agiu com descaso ao Nobu pois para mim ele era um personagem muito querido.

Zabi 29/12/2021

interessante
É uma ótima leitura! Prende bastante, sempre ficando curiosos sobre o que vai acontecer depois, a escrita é ótima e nos deixa imersos nos cenários, mas sem ser massante. Um ótimo livro.

Nyvia Lee 28/12/2021

Um livro incrível
A leitura deste romance é envolvente e detalhada, de forma, que se parece uma biografia, o que nos faz termos apego à personagem (cheguei me emocionar em certos trechos).

Comecei este livro, sem ao menos saber o que era uma Gueixa, no decorrer da leitura, o livro nos apresenta nomes, costumes, objetos, entre outros elementos da cultura Japonesa de forma detalhada, o que deixa claro que houve um estudo aprofundado do autor.

A história possui diversas ?fases?, mudando de ambiente, há um grande desapego de personagens, o foco é a protagonista e a cultura do meio no qual ela convive, de modo que a leitura não fica cansativa e as situações então em constante mudança.

Uma das muitas mensagens que este livro me passou, foi: Tudo passa, mas você continua sendo você mesmo, pessoas vem e vão. Então, seja você, a sua prioridade.

Com certeza, recomendo este livro!
Douglas Finger 28/12/2021minha estante
Gostei muitissimo do filme, mas agora me interessei tambem pelo livro! Obrigado

Marcelo 26/12/2021

Excelente leitura
Acompanhamos a história de uma menina que é vendida juntamente com sua irmã para ser uma futura gueixa. Durante sua jornada vemos todo o seu sofrimento, medo, dúvida e desespero diante do destino que se apresenta.

Bruna 06/12/2021

Muito bom! A história vai decorrendo com uma veracidade que vai nos cativando ao poucos!
Eu sinceramente amei.

"É por isso que sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente."

Lana 03/12/2021

Como pode esse livro ser tão pouco conhecido?!
Eu fui nesse livro com expectativas para um romance normal. Só que, esse livro se trata mais sobre a vida dela.
Desde a infância até a velhice. E o romance é uma parte mínima na grandeza da vida dela. Quando percebi que seria nesse estilo, fiquei com medo. Medo de ser arrastado, de em alguma parte ficar entediada e de não me interessar pela vida dela. Mas foi ao contrário, a cada capítulo que eu conhecia mais a personagem mas eu me apaixonava por ela e por sua força. Adorei o começo o meio e o final desse livro. Sei que tem muitas polêmicas sobre esse livro, por ser em que o autor fantasiou muito a vida de uma personagem real. Mas isso não tira sua beleza.
Mah Mac Dowell 04/12/2021minha estante
Esse livro é incrível! ?

InfinitaTBR- Jana 03/12/2021

A vida de uma gueixa
???ó???? ?? ??? ??????, de ?????? ?????? é um romance de formação, onde vamos conhecer a pequena Chiyo. Filha de pescadores, ainda muito criança, ela acaba sendo vendida como escrava.

Vamos acompanhar todo o processo que uma menina realiza para se tornar uma gueixa. Além disso, temos também as rivalidades e picuinhas entre elas e devo dizer que a vilã da estória, ?????????, foi uma das personagens que mais gostei. Ela é uma peste.

Contudo, de acordo com a estória de ?????? (?????), do meu ponto de vista a finalidade de ser uma gueixa é uma só: instruir-se para entreter os homens; receber por isso, mas o sexo não é um objetivo, embora uma gueixa possa ter relações sexuais com o cliente. E não consigo vê-las como prostitutas de forma alguma.

Foi uma leitura que me absorveu e me levou por um passeio pelo Japão durante a guerra de 1945. A escrita de Golden é fluída e me surpreendi com a riqueza de detalhes.

Poliana 11/11/2021

Uma jornada agridoce.
Desde as primeiras páginas do livro sabemos que vamos saber das memórias dessa mulher, mas ao nos deparar com sua versão mais nova até sua versão final , acho que é correto afirmar sobre como nossas escolhas, esperanças e lutas nos levam a caminhos que nem por um minuto imaginamos. Somos reféns das circunstâncias.

gio 06/11/2021

Incrível
O tipo de livro que faz você se comover e se emocionar em cada capítulo. É muito incrível a capacidade do enredo de fazer você mergulhar no século japonês das gueixas e até aprender em alguns momentos sobre esse mundo. Ao mesmo tempo, é impossível você não se sentimentalizar pela protagonista e quase ser capaz de sentir na pele tudo que ela sente. Muito bem desenvolvido e narrado.

Giovanna2273 05/10/2021

Recomendo !
Muito bom! A nossa protagonista nos leva a um passeio pelas suas memórias e nos mostra todas as dificuldades que uma gueixa tinha que enfrentar para ter sucesso. Apesar das dificuldades que ela passa o desfecho da história é muito bonito e vale muito a pena.

No inicio fiquei com um pé atrás por se tratar de um livro sobre o Japão escrito por um americano, mas deu para notar que ele pesquisou muito e até entrevistou ex gueixas para fazer uma história condizente com a realidade.

Gostei muito e recomendo