Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

marcuswco 26/09/2021

O livro é uma verdadeira imersão em tradições e costumes japoneses. A escrita do autor é bastante fluida e possibilita entender vários traços da cultura nipônica. Até mesmo as palavras em japonês que surgem no decorrer da história ficam fáceis de compreender após explicações concisas e claras. O desenvolvimento da protagonista do começo ao fim dá gosto de ler. Como sofre no começo, é digna de pena. Mas na medida em que vai amadurecendo, torna-se uma personagem forte. Pequenas lacunas não preenchidas no livro me impediram de dar a nota máxima. Achei o desfecho da Hatsumomo muito pobre, dado a encrenca que ela causa durante toda a história.

Beatriz Santos 12/11/2009

.[?].
Simplesmente o meu xodó!
Amo do mais profundo de meu coração esse romance...

É uma história linda, apaixonante, arrepiante e sedutora...
-------
Eu particulamente amo história de outras culturas, esse livro conseguiu ir além do que eu esperava ler...
Conhecer mais sobre a cultura japonesa foi absurdamente maravilhoso...

É uma leitura extremamente agradável...
Indico à todos, por que vale muuuito à pena!

Nathália 11/12/2009

Embora seja ficção, a narrativa passa uma ideia de biografia, que eu adoro! Aliás, parece que Sayuri está sentada ao nosso lado, nos contando sua vida... A leitura é leve e agradável!
É uma história doce, que passa a sensação de verdadeira, de uma vida conturbada, cheia de altos e baixos, de determinação e superação e de vitória!
Além disso, o livro é muito rico em detalhes! Adorei as descrições das roupas, da maquiagem, dos lugares... E saber mais sobre a fascinante cultura japonesa e as tradições das gueixas foi maravilhoso!
Mas é um romance simples, embora uma ou outra parte nos deixe com certa expectativa, não tem nada de muito empolgante... Não é aquele livro que te deixa ansioso pelo final, sabe?! Que te faz virar a noite ou aproveitar qualquer minutinho pra ler mais um pouco! Pelo menos comigo foi assim... E isso me decepcionou bastante!
Eu gostei do livro, mas não entrou pros favoritos!

Regina 19/03/2021

Memórias de uma gueixa
Um livro de memórias. O livro trata da vida de uma gueixa, desde o momento em que foi vendida em sua aldeia para uma okiya em Kyoto até sua maturidade. Cercada de problemas, desafios, inimizades e amizades a vida de Chyo, depois se tornando gueixa transformou-se em Sayuri. Um livro com descrições poéticas. Recomendo a leitura. Um livro excelente

Milena300 07/03/2021

Gostei muito da experiência que me trouxe o livro, como é algo que nunca tive conhecimento cada detalhe foi muito valioso pra mim.
Eu amo muito a cultura japonesa acho fascinante e esse romance (por mais que não tenha sido escrito por um japonês (mas um estudioso da área) me deixou muito empolgada pra ir atrás de mais literatura japonesa.
Sobre o romance gostei demais, bem escrito, devorei cada capítulo, possui boa diagramação e número de páginas excelentes para cada capítulo. Só as páginas poderiam ser amareladas haha.
Eu só não gostei dos últimos capítulos, que me pareceu que o autor quis fechar com um plot bom (foi até legal) mas que pareceu forçado, de uma vez só, ao invés de mais detalhes igual o autor desenvolveu ao longo do livro todo. Me desanimou um pouco, até quis terminar de ler logo (coisa que em outros capítulos eu não queria que terminasse nunca).
Porém, mesmo assim, valeu cada página lida. Recomendo bastante. Vale mto a pena.

Letícia Verza 02/07/2021

Uma leitura diferente
É rica e cheia de detalhes, uma leitura que te transporta para a era das gueixas no Japão, toda a história da guerra e todo o contexto que se passava na época. É realmente um achado, super recomendo com certeza.

Eduarda 16/02/2021

Perfeito!!
Livro SENSACIONAL.
Nesse livro aprendi muito sobre como é a vida misteriosa das Gueixas.
Muita coisa sobre a cultura japonesa e informação sobre a 2º Guerra.
A narrativa desse livro é simplesmente PERFEITA! É aquele livro que você devora.

Acabei de essa leitura maravilhosa e a sensação é de vazio.

Márcia 12/08/2011

Respeitar a cultura alheia é essencial

Acho que essa foi uma das minhas leituras mais demoradas. Não exatamente por culpa do livro em si, mas por que ele também não é daquele tipo que você arranja um jeitinho de ler (no ônibus, em fila ou na aula) mesmo sem tempo. Esse é um livro que se lê quando dá; é gostoso, mas não irresistível.

O estilo da narrativa é bem interessante. O teor é realmente de memórias, mais como um diário. A retratação da cultura das gueixas é incrível. Elas são descritas de maneira respeitosa e o livro é maravilhoso para quem tem curiosidade por essas figuras tão misteriosas e polêmicas.

Sempre tive aquela imagem de gueixa como sendo uma espécie de prostituta japonesa de luxo. Mesmo depois de ler esse livro, talvez alguém ainda pense assim, mas eu compreendi que a cultura alheia é muito mais ampla do que eu possa compreender. Se eles tem escolas para formar essas moças é porque faz parte da cultura deles.

Mas há também “o outro lado”, o obscuro, pelo qual as moças passam até chegarem até essas “escolas” e também tudo que elas passam lá para que sejam aceitas numa sociedade voraz e por vezes cruel de competição e interesses. A vida delas não é fácil, mas há aquela espécie de recompensa glamourosa em ser invejada, admirada e extremamente desejada.

Quanto à protagonista, o livro todo simpatizei com ela, com a triste história de sua vida e sua luta para chegar ao topo, até mais longe de onde poderia chegar como gueixa. Acompanhar seu amor, a principio impossível, ganhar forma e cor na realidade, foi emocionante.

O livro é cheio de detalhes lindos, que fazem toda a diferença. Sem clichês irritantes escancarados, apenas uma história de amor apaixonante. A narrativa é rica – de cultura, de emoções e de aprendizados. A leitura é realmente muito gostosa, e, embora tenha demorado muito, não me arrependo dos dias que levou.

~ Yume ~ 22/01/2010

Venho de uma sequencia de livros... e nas últimas semanas estive cansada. Passei por dois livros espetaculares (Tolkien) que entupiram minha cabeça de imagens, sensações e personagens.

Este, era o próximo (atual)e confesso que pensei que não teria saco para lê-lo logo.

Mas a capa é tão bonita que acabei pegando nas mãos... em seguida abrindo......

E depois de dois dias estou tão profundamente mergulhada na vida da Pequena Chiyo-chan que a minha própria foi posta parcialmente de lado.

Estou perto da metade, mas já me apaixonei completamente pela história e pela riqueza de detalhes, e pelo aprofundamento em um mundo que eu sempre admirei.

Recomendo esse livro para quem gosta de se perder dentro de uma narrativa que não se torna cansativa e também para quem acredita que traçar um objetivo é o primeiro passo para realizá-lo.

Te 05/07/2010

Gostei muito, achei incrivel ter sido escrito por um homem, e conseguir ser tão sencivel, expressivo e rico em detalhes, realmente é impresionante. Uma historia cheia de sentimentos emoções profundas e verdadeiras. Nos ensina a acreditar e lutar pelo que queremos.

Ana Carolina 28/06/2011

A jornada do herói aplicada num contexto não-épico. Leia esse livro com a tabelinha do Campbell do lado e vá marcando quais passos o autor seguiu. Isso é ruim? Não necessariamente. É, como o nome sugere, a história de uma gueixa, a ascensão da pequena Sayuri de menor pobre e abandonada a grande estrela do bairro dos prazeres e toda a trilha que fez para chegar até ali: a fome, as humilhações, o aprendizado da arte do entretenimento, sozinha e com a sua mentora, as disputas com as rivais e a chegada ao trono máximo. É difícil encontrar um paralelo entre uma gueixa e alguma figura ocidental: ela é uma artista treinada para o entretenimento - música, dança e conversas agradáveis (e só muito eventualmente pode acontecer envolvimento sexual entre ela e seu cliente: muito mais parecido com o paciente e a dentista acabam tendo um caso do que a relação entre um cliente e uma prostituta). É uma figura que me fascina desde criança e foi um prazer ler esse romance que se passa em seu mundo (nem sempre) mágico e colorido. E é sempre bom variar um pouco de cenário e temática.

Mais resenhas em http://leituraescrita.wordpress.com

Cris Flessak 12/03/2011

Inesquecível
Esta é mesmo uma história inesquecível!

A começar pela capa do livro, os olhos de Sayuri - principal artifício da personagem - se destacam e parecem realmente hipnotizantes.

Um livro que é narrado com uma incrível riqueza de detalhes que te transportam para dentro da história! Confesso até que algumas vezes fui no youtube buscar vídeos das danças das gueixas para prestar atenção a cada detalhe descrito pelo autor.

Comprei o livro porque estava em promoção e não esperava muito dele além de poder conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Porém a narrativa - eu diria que em vezes até poética - superou em muito minhas expectativas!

Além de nos transportar às tradições japonesas e para a fascinante vida das gueixas, trata-se de um lindo romance que mereceu ter se tornado filme (que em breve pretendo assistir!).

Pela forma tão realista como o livro foi escrito imaginei que se tratasse de uma espécie de biografia, como se Sayuri realmente tivesse existido. Fui saber apenas depois que a história é fictícia, apesar de ser sim, baseada em depoimentos e fatos reais.

O mais belo do livro é mostrar o que se passa pela mulher que se esconde por trás da pintura e ornamentos de uma gueixa - por trás da vida de aparências e ilusão, onde o amor é algo proibido e doloroso.

"O coração morre lentamente perdendo as esperanças como folhas de outono. Até que, um dia, nada resta. Nenhuma esperança. Não resta nada.
Ela se pinta para esconder o rosto, seus olhos são águas profundas.
Gueixas não tem desejos. Gueixas não tem sentimentos.
A gueixa é uma artista de um mundo imaginário.
Ela dança.
Ela canta.
Ela o entretém.
O resto é escuridão. O resto é segredo."

George Facundo 15/03/2011minha estante
Adorei sua resenha... Uma vez começei a ver esse filme a noite, tava adorando a história, mas por conta da faculdade pela manha acabei dormindo. Essa sua resenha é um estímulo pra não só ver o filme mas ler o livro também! Valew!

Raissa 21/03/2011

Letra com asa
Essa semana eu terminei de ler um dos melhores livros que eu tive a chance de apreciar. Me encantou muito mais do que eu pudesse imaginar.
O livro memórias de uma gueixa é um mergulho de cabeça na bela cultura oriental. Ele narra a vida de uma criança vendida pelo pai, que sofria com a iminente morte da esposa, para um okiya: local onde as queixas são treinadas, mas que de início ela, Sayuri, trabalha apenas como escrava. A história é narrada pelos olhos da personagem desde a sua infância até a velhice. Muito cedo ela conhece e se apaixona pelo presidente de um empresa, e é nesse momento que ela passa a batalhar com vontade para se tornar uma queixa, pois até então ela ainda não havia despertado para essa vontade. Os acontecimentos se passam entre guerras e durante a 2º guerra, mostrando também a triste cituação dessas mulheres que dependiam tanto de seus dannas, "uma forma de marido",o qual muitas não puderam ser salvas durante os bombardeios.
E o final da história também não deixou de ser surprendente.
O livro nós faz ver a verdadeira tradição das queixas numa visão oriental, diferenciada totalmente da nossa visão ocidental. Tem um misto de todas as emoções e sofrimentos que o narrador expressa tão bem, fazendo com que muitas vezes nós sintamos essas sensações durante a leitura.
É um livro extremamente belo e é quase autobiográfico. Eu pensei muito em um ponto negativo para poder abordar com vocês, mas eu juro como não encontrei.Nem o grande volume do livro é um defeito, pois nada ali poderia ser retirado.
O filme é bem parecido com o livro, mas o este é muitissimo mais interessante, apesar de eu ter visto o filme a muitos anos e não me lembrar de todos os detalhes nele contido.
Ah! E é um livro super barato também, quase sempre está de R$9,90 no submarino.
Deu para perceber que eu amei o livro não é?!
Espero que gostem.

letracomasa.blogspot.com

Faber-Castell 06/03/2011

Memórias de um Clichê
Excelente livro, muito bom como detalhe não só o ambiente e as relações históricas da época, mas também as emoções dos personagens. Muito comovente. Entretanto, o último capítulo desentoa dos demais, o que é justamente minha crítica. O último capítulo é de um clichê muito grande, mas tão grande, que desaponta muito. Digo que o livro se divide em duas partes: expectativas em todos os capítulos anteriores ao último versus a decepção do último capítulo. Mas apesar dos pesares, recomendo a leitura do livro e se emocionar com a protagonista e ter um retrato muito preciso de uma parte da sociedade japonesa e sublimar o último capítulo.