Psicose, Perversão, Neurose

Psicose, Perversão, Neurose Philippe Julien

Resenhas - Psicose, Perversão, Neurose

Adriana Scarpin 24/10/2016

Na primeira parte Julien trata a respeito da psicose, a forclusão do Nome-do-Pai, os mecanismos de RSI, o édipo e seus três tempos, assim como os casos de Marguerite Anzieu, James Joyce, Camille Claudel, além da personagem de Marguerite Duras Lol V. Stein.
Na segunda parte o autor discorre sobre a perversão na leitura freudiana de Lacan, o fetichismo, o masoquismo, voyerismo, homossexualidade, transvestismo, sadismo e exibicionismo, além de exemplificar casos de inversão citando Andre Gide e Henry de Montherland.
Na terceira parte o autor nos fala da neurose obsessiva, todos as ramificações do caso do homem dos ratos e as conjecturas a partir de Kant, Sade e Bataille.
Na quarta parte Julien esplana as ordem do discurso histérico, do mestre, do universitário e do analista em virtude da visão da Histeria. Fala também de histéricas clássicas como Jeanne de Loudun, Teresa D'Avila e Dora.

Raoni Pereira 28/04/2024

Clínica psicanalítica
As doenças mentais geralmente são categorizadas com base em uma terminologia de origem psiquiátrica. Portanto, fala-se em psicose, perversão ou neurose. No entanto, o que a psicanálise descobriu a partir dos ensinamentos de Jacques Lacan, ao ler e reler Freud, é a novidade dessas estrtuturas, que agora adquirem outro significado na era do homem moderno, proveniente da civilização científica e tecnológica.