Psicose, Perversão, Neurose

Psicose, Perversão, Neurose Philippe Julien




PDF - Psicose, Perversão, Neurose


As doenças mentais costumam ser definidas de acordo com uma nomenclatura de origem psiquiátrica. Assim, vai se falar de psicose, de perversão ou de neurose. O que se descobriu a partir da experiência da psicanálise é a novidade do ensino de Jacques Lacan lendo e relendo Freud. Estas três nomeações ganharam hoje outra significação com o homem nascido da civilização científica e tecnológica.





Psicose, Perversão, Neurose

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Psicose, Perversão, Neurose (1)

ver mais


Na primeira parte Julien trata a respeito da psicose, a forclusão do Nome-do-Pai, os mecanismos de RSI, o édipo e seus três tempos, assim como os casos de Marguerite Anzieu, James Joyce, Camille Claudel, além da personagem de Marguerite Duras Lol V. Stein. Na segunda parte o autor discorre sobre a perversão na leitura freudiana de Lacan, o fetichismo, o masoquismo, voyerismo, homossexualidade, transvestismo, sadismo e exibicionismo, além de exemplificar casos de inversão citando Andre...