Aqui

Richard McGuire

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo1436 27/10/2017

Uma obra de arte para poucos!
Para quem sabe admirar uma boa obra de arte, a edição de “AQUI” é com certeza indispensável. Muitos dos especialistas da 9ª arte consideram o autor Richard McGuire um revolucionário na arte de contar histórias. A edição de Aqui, foi publicada recentemente pelo selo Quadrinhos na Cia. da Editora Companhia das Letras.

Não há muito o que falar sobre essa edição. A ideia a principio é muito interessante, e curiosa. Como seria “literalmente” o mundo sendo acompanhado de um determinado ponto de vista? Basicamente a história toda é narrada de um ângulo de uma casa que transpõe vários e vários painéis que mostram tempos diferentes do mesmo lugar. O canto que assiste de camarote o desenvolvimento da humanidade, do local e principalmente da casa.

O Canto tem o privilégio de acompanhar muitas histórias, muitas vidas, muitas questões ao longo do nascimento da própria terra. Acontecimentos que registram 3.000.000,00 anos a.C e variando até o ano de 2350 d.C. De tecnologia holográfica à era dos dinossauros. De certa forma, vemos o nascer da terra, o surgimento de animais, pessoas, primeiras construções, o desenvolvimento da natureza e muito mais. Em relação aos humanos, o canto acompanha a mudança dos costumes, das vestimentas, do comportamento, dos relacionamentos e também da tecnologia. Mesmo com todo essa distância entre décadas e séculos, o autor transpassa a impressão de que sempre seremos os mesmos, passando pelas mesmas situações em eras diferentes. Um grande mix de interpretações e registros.

Richard McGuire foi aluno de ninguém menos que Art Spiegelman, autor do grande sucesso MAUS. Sua obra Aqui teve inicio na década de 80 publicada pela revista RAW. Mesmo sendo promissor, McGuire enxergou que não era o momento e voltou a investir em sua obra praticamente 25 anos depois.

O forte claro e evidente da edição é a construção gráfica com sua narrativa inovadora. Esse tipo de obra diferenciada tem conquistado muitos e muitos fãs desse mercado dos quadrinhos. Além de ser uma edição muito bem editada pela Companhia das Letras, ela acompanha uma sobrecapa com a mesma característica da original. Um primor aos olhos de bons conhecedores e uma promessa de inovação para as obras futuras!

site: https://mundohype.com.br/review-aqui-de-richard-mcguire/
Lara 01/01/2018minha estante
Ótima resenha.Apenas não entendi pq falando tão bem desse quadrinho vc deu apenas 3 estrelas.

Leonardo1436 01/01/2018minha estante
Obrigado por comentar. Coloquei essa pontuação pq achei a premissa muito boa, ideia ótima... Mas não me agradou pra dar uma nota maior... Mesmo com todas essas características vai depender do gosto pessoal de cada um. Pra mim faltou alguma coisa!

Lara 23/01/2018minha estante
Certo!Entendi!

Akkah 12/09/2022

Isso é a nona arte!
“Aqui”, foi um grande achado desse ano, lançamento de 2017 da Cia das Letras. Aqui temos uma história praticamente sem diálogos, são pequenas frases jogadas em pequenos fragmentos de história, anos aleatórios pelo ponto de vista de um canto, o mesmo canto de uma casa, o mesmo pequeno ponto do mundo, várias e várias vezes. Se o problema que você teve dois anos atrás parece pequeno se visto de hoje, imagine olhar toda a sua existência dessa forma, desde a formação do mundo, até um futuro científico maluco, a vida fica menor e é justamente essa pequenez que deixa ela tão grandiosa.

Nada dura, nenhuma alegria e nenhuma tristeza são mais ou menos que um sopro. A vida vem e vai e a roda continua a girar.

Do ontem, do amanhã, do incerto e do duvidoso, só podemos nos agarrar no aqui.

Paguei pau

(essa foi a legenda do post q fiz la no meu insta, @akkah.bookclub )

site: instagram.com/akkah.bookclub
Giordana.Steck 12/09/2022minha estante
Estou doidinha para ler! Essa resenha está sensacional

AleixoItalo 07/09/2021

Uma história soberba em sua simplicidade. A partir de um único ponto espacial, vemos o desenrolar da história por séculos e milênios.

Usando um único enquadramento, o canto de uma casa, Richard McGuire desenvolve sua história. Sem se mover dali, quadros vão sendo sobrepostos com uma única regra: cada um retrata uma época diferente.

Sem utilizar textos (apenas algumas frases) ou explicar qualquer coisa, a narrativa se dá com o passar das páginas, num caleidoscópio de micro contos sem ordem ou estrutura rígida. Passado, presente e futuro são mesclados diante de nossos olhos.

Difícil falar sobre um quadrinho tão subjetivo, sua qualidade é inegável mas cabe ao leitor a apreciação da obra. Se existe alguma mensagem em 'Aqui' é que não somos nada isolados nesse mundo, num único pedacinho insignificante de espaço, milhares de outras criaturas vivem sua história, muitas vezes com as mesmas demandas e a estrada intransponível que nos separa uns dos outros é o tempo!
Paulo 29/11/2021minha estante
Oi, posso te fazer uma pergunta sobre o livro "AQUI"? Você acha que vale mais a pena a versão impressa (como seria normal) ou a versão Kindle (porque dá para ver os painéis de página dupla sem as dobras decorrentes da encadernação)? Valeu!

EduardoCDias 02/03/2023

Genial
Que incrível! O autor pega a sala de uma casa e mostra o que aconteceu e o que vai acontecer naquele local por vários anos. De milhões de anos antes de Cristo até milhares de anos no futuro. Estórias se misturam e começam a fazer sentido. Mexe com a nossa percepção e discernir.
Rodrigo 03/03/2023minha estante
Colocando na minha lista

Lótus 07/08/2021

Que trabalho incrível!!!! Fazer do tempo e do espaço personagens principais dessa obra foi uma ideia genial do autor e combina perfeitamente com a linguagem dos quadrinhos. Não tem como ler e não ficar pensando sobre a história dos lugares que você mesmo frequenta, e as conexões frouxas entre as cenas na HQ dão muito espaço para que sejamos leitores ativos, que a gente crie nossa própria história. Livro maravilhoso, pra ser lido e relido e reinventado a cada vez!

Maria4556 19/07/2021

Não sei se eu entendi mas eu gostei bastante??????????????????????????????????????????!!!!!!!!!!??????
Tassio 19/07/2021minha estante
Kkkkkk

João 14/06/2021

Além, porém Aqui ?
Valeu o dinheiro gasto e também pelos elogios inesperados que recebi...
É algo inovador, realmente fora da casinha e ouvir disso de alunos me levou a ter vontade de ler Aqui e é uma experiência a cada página e contexto inesperado por surgir de uma ideia simples mas muito bem elaborada...
É uma obra que vale a pena ter em sua biblioteca particular pelo simples fato de a cada página você não saber o que esperar e é uma sensação que tive poucas vezes ?

Lara 01/01/2018

Quadrinho genial, criativo e super diferente de tudo que eu já li.A leitura não é linear.Você tem que estar preparado para experimentar algo novo.
Primeiro quadrinho lido em 2018!Narrativa gráfica (quase sem balões) que nos faz refletir sobre o tempo através de várias cenas que acontecem num mesmo lugar através dos anos.Gostei muito da leitura.Depois ficamos pensativos sobre acontecimentos marcantes que aconteceram ao longo das nossas vidas.

Safira63 20/03/2024

Profundo de forma única ~ ESPECIAL
Esse livro é tão especial pra mim que fica difícil falar sobre ~ virou até tema do meu TCC hihi ~ ele retrata algo que sempre pensei (e fiz), mas nunca havia visto retratarem ou abordarem de forma tão palpável. esse quadrinho apresenta sobreposição de quadros, sendo o mesmo lugar em diferentes datas (mesclando passado, presente e futuro, tempos bem bem distantes). e eu sempre pensei sobre isso. ao ver uma construção antiga, eu gosto de tocar, fechar os olhos e imaginar como era tudo ao redor antigamente, e essa HQ deixou escancarada essa sensação e curiosidade sobre isso. além de que é bem interessante pra refletir sobre ciclos, pensares, costumes, crescimento, renúncias.. é TÃO RICO! a genialidade e sensibilidade em trazer certas questões rotineiras e nem tanto, af, recomendo forte!

Zé Wellington 10/03/2018

Simples. Mas muito engenhoso.
Simples. Mas muito engenhoso.

DAN LIMA 03/03/2019

Quadrinho INOVADOR!!!
Uma literatura diferenciada e inovadora, e muito à frente do seu tempo.
Praticamente um quadrinho mudo. Mas a sua essência não está nos diálogos,
e sim, nas suas imagens, nos tempos (passado, presente e futuro).
É um convite a parar tudo o que você está fazendo e se dedicar à leitura
de corpo e alma. ;-)
Vibrante, paralisante, reflexivo, filosófico e que nos remete às viagens
por onde o mundo passou por metamorfoses num mesmo ambiente.
Se você aprecia quadrinhos inovadores, que mexe e estimulam os seus pensamentos, esta é uma obra que promete sacudir seu cérebro. É Sui generis!!! ;-)
Super recomendo.

Bel * Hygge Library 09/03/2020

"Aqui" (Richard McGuire)
Uma graphic novel quase sem palavras, porém com uma discussão sobre o tempo gigantesca por entre seus traços, assim como uma provocação à nossa imaginação para pensarmos no que havia e aconteceu neste exato lugar onde estamos agora. As cores e diálogos são devidamente ajustados conforme os quadros e a época em que se passam cada momento. Muito lindo e sensível, uma forma de mostrar que cada pessoa, cada local possui sua história e nunca sabemos de tudo.

Dani Favalli 13/03/2020

O que veio antes?
Fiquei pensando depois, o que estava aqui antes de eu chegar? Quem construiu a casa onde eu moro? E antes, 100 anos antes, o que tinha aqui? Será que mais alguém vai viver aqui nesse mesmo espaço que estou? Vai fazer a mesmas coisas que estou fazendo ou tudo o que hoje pra mim é presente será passado e não passará de uma lembrança?

Érica 26/03/2020

Tempo, tempo, tempo
Um ponto fixo, a passagem do tempo vista sob essa perspectiva, passado, presente, futuro. Quando palavras não são necessárias. Excelente

1 | 2 | 3 | 4