A Beleza é Uma Ferida

A Beleza é Uma Ferida Eka Kurniawan

Resenhas - A Beleza É Uma Ferida

Bruna.Patricia 29/01/2023

Esse livro é de uma leitura mais densa, repleto de temas pesados e cenas muito descritivas. Com uma linguagem direta e crua, nos narra o folclore e a história da Indonésia, com uma pegada de Realismo Mágico, mas ao mesmo tempo, muito real e cruel. Principalmente para todas as personagens femininas (humanas e animais). É uma obra com muitos gatilhos de todos os tipos de violências, físicas e sexuais.

Vicky 18/01/2023

NÃO leia este livro!
Não sem antes ter em mente o que esperar dele.

O autor conta a história da Indonésia como um pano de fundo na narrativa da vida de Dewi Ayu, uma prostituta da cidade de Halimunda, e suas filhas. A trama tem elementos fantásticos, recheados de lendas e mitos locais, que são bem colocados no enredo, tornando a leitura envolvente. O que realmente torna o livro absurdo é a maneira como as personagens femininas são retratas: sem força real alguma, tendo como principal serventia abrir a perna aos homens. E, nisso, fica mais problemático: diversas cenas de abuso sexual são descritas com detalhes, e em contextos que de forma alguma contribuíram para a história. Aliás, até atrapalham a leitura. Dewi Ayu e suas filhas, apesar de serem protagonistas, só são personagens secundárias da história dos homens que aparecem em suas vidas ? para deixá-las piores.

Enfim, essas características fizeram esmorecer o encantamento por descobrir mais sobre o país, desde sua ocupação holandesa, passando pela invasão japonesa até a tomada do poder por habitantes locais. Até gostei do realismo fantástico, mas não é suficiente para me fazer gostar do livro em si.

Wilza.Mary 01/05/2024

Gostei
Um livro um tanto peculiar vamos assim dizer . Vemos a história de uma prostituta. A Dewi Ayu é das suas quatro filhas. Uma história marcada por estrupros, assassinatos, incestos e fantasmas. Não vou dizer que foi de todo ruim mas confesso que não me agradou muito.

Mari M. 09/11/2018

Fato: A beleza É uma ferida.
AMEI!!!! Que clima diferente, que história surreal e real ao mesmo tempo, fantástica, triste, engraçada, romance de formação de uma familia. Histórico, politico, dramatico, hilario. Já viu um livro assim!? Ah tempos não encontrava quase 500 paginas em que estar lá dentro foi como sonhar acordada.

Lara Greco 10/06/2018

A BELEZA É UMA FERIDA Eka Kurniawan
Dewi Ayu é uma nativa descendente de holandeses cuja vida é perpassada pela turbulência dos eventos ocorridos na Indonésia em meados do século XX.
A personagem tem sua origem miscigenada marcada pela violência do colonialismo holandês e encontra na prostituição uma estratégia para driblar sua vulnerabilidade, o que acaba levando-a a ser a a mulher mais notória e poderosa da cidade fictícia de Halimunda. Essa é a história da sua vida e de sua família incomum. ?
A narrativa, semelhante às lendas, transita entre o fantástico e o sobrenatural, usando desse recurso para explicar a origem de fatos, personagens e da própria cidade fictícia Halimunda. Esse movimento de contraponto entre imaginário das lendas e a realidade (sempre muito dura) é um ponto forte do livro. O enredo é permeado pela violência avassaladora, que o escritor descreve sem meias palavras. Existem vários elementos que podem causar alguma estranheza cultural e até mesmo repulsa, como o abuso sexual, o incesto, o casamento infantil, a crueldade, o estupro, o racismo, a imposição da força através da tortura, entre outros elementos, sublinhados pela dureza da linguagem, que às vezes chega a ser escatológica.

Bruno1041 15/12/2017

[RESENHA] A BELEZA É UMA FERIDA
A BELEZA É UMA FERIDA conta com detalhes toda a história de Dewi Ayu, uma prostituta famosa em seu vilarejo que sofreu bastante e fez de tudo para sobreviver firme e forte. Ela nunca se deixou abalar nem quando dormiu profundamente e acabou sendo enterrada viva.
Para desespero de todos que a conheceram e para aqueles que torceram por seu fim, Dewi ressurge dos mortos 21 anos depois trazendo toda sua sabedoria pós-morte. O objetivo da estadia dela é ver como está sua última filha que nunca pôde acompanhar o crescimento.
A obra não é fácil de digerir já que mescla ficção com fatos verídicos da guerra que se sucedeu antes da Indonésia ser como ela é hoje. O autor nos mostra um território marcado por carnificinas, execuções a céu aberto e perda do direito à liberdade de ir e vir, tira os pontos das feridas que não chegaram a ser cicatrizadas e usando como elemento o folclore local aproveita para apresentar a brutalidade que o ser humano é capaz de ter para justificar qualquer ação em nome da lealdade e do amor.
Dewi foi vítima de uma sociedade que se rendeu para sobreviver e passou por profundas transformações seja cultural como territorial. Deixo claro que não foi por desejo próprio que ela acabou virando prostituta e administrando um bordel para sobreviver na fictícia Halimunda que seria um vilarejo estratégico para ligar portos importantes para os invasores japoneses.
O sentimento de choque é um carrapato que nos acompanha enquanto avançamos pelos capítulos. Não tem como A BELEZA É UMA FERIDA ser uma leitura leve, rápida e superficial para matar tempo durante uma tarde tediosa. Não. A obra do Eka Kurniawan é um prato cheio para ser digerido devagar com absorção lenta de cada informação que o autor compartilha.
A construção dos cenários e históricos pessoais dos personagens é um marco grandioso nessa obra-prima da literatura contemporânea. O cuidado do autor em traçar várias jornadas que se interligam em momentos estratégicos e revelam segredos inimagináveis evidenciam o talento inigualável desse contador indonésio de histórias. Sem sombras de dúvidas Kurniawan se tornou um dos meus favoritos, dá vontade de ler qualquer crítica que ele venha a fazer sobre "n" assuntos.
Com uma capa que traz uma tremenda subjetividade e que se interliga com o título do livro, a edição física apresenta folhas amareladas, fonte das letras medianas e capítulos longos que em nenhum momento trazem incômodo.
Um ponto negativo da obra que pode não agradar ao público de massa é o uso cru e constante de palavrões vindos da nossa protagonista Dewi. Para mim, achei normal as expressões já que no dia-a-dia tais palavras são utilizadas em peso ao meu redor, mas para aqueles que se envergonham ou acham desnecessárias as palavras fica a minha dica para passar longe desse enredo.
Recomendar essa obra é pouco. A BELEZA É UMA FERIDA é uma leitura obrigatória para todo leitor que aprecia romances com cunho histórico e apoia a literatura contemporânea independente do país de origem dos autores. Que procura reflexos a cerca da alma humana e suas barbaridades cometidas no passado que influenciam diretamente no nosso presente.

site: http://www.refugioliterario.com.br/2017/10/resenha-beleza-e-uma-ferida.html

Rafael 23/10/2017

Sofisticado, instigante, reflexivo e cheio de humanidade
Esse é um daqueles livros dificeis de categorizar. Ele lembra obras como Cem Anos de Solidão pela literatura fantástica, por contar a história de gerações de uma família e por abordar causas sociais e políticas. Em alguns momentos você tem a impressão de ser sobre a vida de mulheres marginalizadas, a figura feminia, a fragilidade, e em outras pelas lutas sociais na política, por um mundo com menor desigualdade social e o mínimo de qualidade de vida.
Quando você acaba o livro você fica praticamente em vácuo, porque a história é cheia de referências e acontecimentos, pois precisa de muito tempo de raciocínio para entender e compreender a sua mensagem. Não é um livro de leitura rápida como os blockbusters da literatura moderna. Cada capítulo carrega a sensação de ter lido um livro inteiro devido ao tanto de informação e elementos apresentados. Mas por mais arrastado que a obra possa se tornar, vale muito à pena lê-la. É um livro que não traz tudo mastigado, mas a partir do momento que você começa a mastigá-lo você delira ao descobrir cada nuance de sabor que vão desde aos tons doces viciantes e até enjoativos, até o azedo e amargo repulsivo. É uma história que impressiona, choca e cativa pelo tanto de humanidade que apresenta.
Evelyn 27/05/2018minha estante
No momento em que terminei pensei exatamente "parece uma mistura de 100 anos de solidão com um toque de O cortiço"! Adorei a resenha ?

Suka - Pensamentos & Opiniões 08/06/2017

Esse é aquele tipo de livro que você se envolve com os personagens, com cada história contada e se sente angustiada por eles, pelo que eles passam.
Precisei para diversas vezes para respirar e depois voltar a leitura, pois é uma leitura intensa.
A história se passa em Halimunda, uma cidade fictícia da Indonésia e trará os cenários do passado conturbado dessa nação. Teremos diversos personagens e um ligado ao outro, umas das personagens é Dewi Ayu, uma bela mulher que devido as circunstâncias da vida tornou-se prostituta e a mais desejada da cidade.
Ela teve três belas filhas: Alamanda, Adinda e Maya Dewi; mas acabou engravidando pela quarta vez, ela tentou de tudo para abortar mas a menina queria muito vim ao mundo, então ela orou para que sua filha nascesse feia e a criança nasceu horrível, e a ela deu o nome de Beleza. Após alguns dias do nascimento da filha Dewi Ayu falece, retornando a vida após 21 anos.
E é partir do seu retorno que iremos conhecer sua história, bem como a de suas filhas e dos outros personagens que fazem parte dessa narrativa.
Cenários de guerra e luta pela independência, ocupação japonesa, assassinatos de comunistas farão parte dessa história.
E alguns mistérios serão desvendados no decorrer da leitura.

site: www.suka-p.blogspot.com

Jéssica - Janelas Literárias 26/05/2017

Não se enganem pela capa, "A Beleza é Uma Ferida", é um livro cru e intenso. A atmosfera fantástica, a excentricidade dos personagens e, sobretudo, a sátira nos leva imediatamente ao Sr. Garcia Marquez, mas Eka Kurniawan destoa ao acrescentar um caráter folclórico às estórias que se interlaçam ao redor da prostituta mais procurada da cidade fictícia de Halimunda e suas filhas.

Vamos acompanhar a família de Dewy Ayu , uma prostituta que volta à vida depois de 21 anos morta. Morta porque quis, escolheu a hora de morrer e de volta à vida. Daí já se pode antever a irreverência desta personagem. Extremamente sarcástica, com tiradas e respostas cortantes e engraçadas. Encara a vida com uma petulância e criatividade exuberantes.

Mas ao contrário do que insinua a sinopse, o livro não se detém tanto a Dewy Ayu, trata mais detidamente do cenário histórico e político relativo à formação da Indonésia. Isso eleva a obra, mas também dificulta o trabalho do escritor e, eventualmente, o ritmo do leitor. A leitura é dinâmica e jocosa, mas tem seus trancos. Alguns episódios se tornam um pouco maçantes.

Na maior parte do livro, acredito que o escritor conseguiu dinamizar o aspecto histórico por meio da literatura fantástica, tornando a leitura cativante e estimulante. Mas para um leitor desavisado, que intui tanto pelo título, quanto pela capa e sinopse se tratar de uma obra mais acessível e despretenciosa, o caráter histórico pode, e provavelmente será, um engodo.

De toda forma, Kurniawam obtém sucesso em concatenar as mais variadas estórias, criando um universo multifacetado sem perder a coerência.

A temática do "belo", ganha destaque central na narrativa. A beleza é o fio condutor das estórias, capaz de determinar destinos, criar e destruir. Interfere na política e nas guerras. É mãe do ódio e do amor. Afinal, a beleza é uma dádiva ou maldição? uma benção ou um fardo?

As três primeiras filhas de Dewy Ayu são surpreendentemente belas e pagam seu preço. Em sua última gestação, a prostituta pede para dar à luz a um bebê horrível e parece que o céu atende suas preces. A quarta filha, que paradoxalmente se chama "Beleza", inverte a história das três primeiras.

O sarcasmo e ironia não obscurecem os relatos de violência e brutalidade. Admiro o escritor que consegue colocar certo tipo humor em temáticas densas com originalidade, provocando um misto de sensações no leitor. Seguir a linha de leitor moralista é um trabalho muito fácil, mas não é pra isso que se faz literatura. Explorar incômodos é necessário. Eka Kurniawan parece ter aprendido bem as lições de Garcia Marquez nesse sentido.
Rafael 23/10/2017minha estante
Amei sua resenha

Lê Golz 14/05/2017

Forte e estranho
A sinopse de A beleza é uma ferida, apesar de sinistra, me instigou e a capa chamou minha atenção. E não foi tão fácil imaginar como eu descreveria o livro na resenha. Aqui temos, por assim dizer, várias histórias em uma só. Primeiro vamos conhecer a estranha e bela Dewi Ayu, que levanta do túmulo após vinte e dois anos sepultada. Em certo momento do livro o autor começa a contar o passado de Dewi, de suas filhas e dos homens que passaram por sua vida. E tudo nos levará então ao motivo de Dewi Ayu ter voltado do mundo dos mortos.

"Os bebês começaram a morrer e, depois, os velhos. A doença também matou jovens mães, crianças, mocinhas - qualquer um podia morrer a qualquer momento. O terreno atrás das celas foi transformado em cemitério." (p. 73)

Devo elogiar a escrita do autor que é ótima e totalmente envolvente. Ele é bem direto com as palavras e usa e abusa até das expressões mais pesadas de algumas delas. E seu modo de escrever deixa a história ainda mais pesada do que já é. Portanto, uma observação importante: essa leitura não é para qualquer um! Além do teor histórico que traz o passado da Indonésia, com inúmeros conflitos, a ocupação japonesa, a morte de comunistas, ainda acompanhamos as histórias sombrias dos personagens fictícios, marcadas por assassinatos, suicídios, prostituição, estupros (quantos!)... Achei até algumas coisas bem absurdas como, por exemplo, o marido de uma filha de Dewi Ayu que estrupou a esposa diversas vezes, e depois de um acontecimento eles começaram a viver uma lua de mel "apaixonadamente". Como assim, gente? A capa, apesar de significativa, não revela o quanto esse livro é forte e, digamos, meio maluco!

O livro vale a pena por todo esse teor histórico sobre a Indonésia, mas também pelo foco do livro, que mostra a estranha maldição que a beleza física trouxe aos personagens. Uma beleza feminina tão reverenciada por tantos homens, mas temida por quem as têm. Eu sei que você não está entendendo nada, e terá que ler o livro para descobrir. Afinal, a graça é ler a história e interpretá-la através do título.

Em linhas gerais, A beleza é uma ferida é um livro beeem forte por tudo que já descrevi, mas pode agradar quem gosta de uma história meio macabra, com lendas, superstições, fantasmas, um pouco de História e, claro, personagens muito estranhos. Não gostei tanto do livro quanto gostaria, mas foi uma leitura diferente e não me arrependi. Leia e descubra porque Dewi Ayu voltou dos mortos!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/04/resenha-beleza-e-uma-ferida.html

Poesia na Alma 12/05/2017

voltar à natureza originária
No Tao, de Lao Tse, há uma passagem sobre voltar à natureza originária para que se alcance a constância e, dessa forma, encontrar um glorioso equilíbrio entre os opostos. A beleza é uma ferida traz justamente essa ideia, a necessidade de encontrar a constância para que se retome o equilíbrio. O livro abordará exatamente o processo entre a quebra do equilíbrio, com a avó de Dewi Ayu, o caos, a história Dewi Ayu e os que a cercam, e o retorno do equilíbrio com Beleza, a mulher mais feia.

saiba mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/2017/05/resenha-beleza-e-uma-ferida.html

Rodrigo Coxta 07/05/2017

"Um livro singular, exótico e cru"
A Beleza é uma ferida é um romance narrado em terceira pessoa dividido e 19 capítulos num total de 462 páginas. Escrito por Eka Kurniawan, um autor indonésio que nos apresenta um pouco do misticismo e da cultura da Indonésia nessa obra singular. O livro teve lançamento em Fevereiro de 2017 pela editora José Olympio.

Dewi Ayu é uma menina holandesa de beleza incontestável que vive numa cidade chamada Halimunda, no arquipélago hoje chamado de Indonésia. Sua infância teve a normalidade interrompida quando a guerra atingiu o lugar e ela, ainda adolescente, teve que enfrentar as piores e mais improváveis situações para sobreviver. Sempre teve atitude e perseverança, vendo as dificuldades como apenas mais um obstáculo que precisava ser enfrentado com praticidade.

Quando a guerra, dominada pelos japoneses estava em seu ápice, Dewi Ayu e outras dezenas de refugiadas foram destinadas a uma casa de prostituição, um triste destino para todas, mas para ela, era a chance que precisava para sobreviver, concluindo que aquilo seria melhor que a morte. Desde então, Dewi seria uma prostituta, da adolescência até o fim de sua vida, aos 52 anos.

A protagonista teve três filhas: Alamanda, Adinda e Maya Dewi. As três são filhas de pais diferentes e desconhecidos. Todas herdaram a beleza da mãe e isso é tratado quase como uma maldição, já que os homens eram obcecados por sua beleza, os levando à loucura tanto para conquistá-las quanto para possuí-las. Os destinos das moças são marcados por violência, estupros e maldições.

Muitos anos depois, 12 dias antes de terminar sua própria morte, Dewi Ayu, já uma velha prostituta, dá à luz a sua quarta filha, a criança mais feia que a cidade de Halimunda viria, sendo considerada um demônio, tamanha a feiura de sua assustadora fisionomia. Mas para Dewi, isso era uma vingança à própria vida, que lhe deus lindas filhas mas todas com destinos amaldiçoados. A quarta filha levou o nome ironicamente de Beleza porém a maldição de Dewi não parece ter surtido o efeito desejado.

A obra é altamente singular, exótica e crua. A narrativa é fluida mas os temas abordados são fortes, os personagens estranhos e a ambientação sempre rústica. Não é um livro fácil pelo fato de a história tomar rumos altamente inesperados numa trama insana. É preciso ter o estômago forte e uma mente receptiva para aceitar cada fato explícito e inusitado que a história reserva.

A carga dramática que pensei encontrar no livro por conta dos motivos óbvios implícitos desde a capa até a sinopse foram levados a uma conclusão de que tive uma das mais inesperadas e estranhas experiências literárias. Certamente não é um livro ruim mas com certeza não é um livro simples de abraçar. Posso dizer que valeu a experiência mas não é um leitura recomendável para qualquer tipo de leitor.

site: https://estantelivrainos.blogspot.com.br/2017/05/resenha-livro-beleza-e-uma-ferida-de.html