O fazedor de velhos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Wellington.Pimente 29/04/2024

Lindo!??
O Fazedor de Velhos é uma obra incrível do escritor brasileiro Rodrigo Lacerda. O livro apresenta uma narrativa fluida e de fácil assimilação e explora a ideia da passagem do tempo e como isso afeta a vida dos personagens. Através de diferentes momentos da história, somos levados a refletir sobre como as experiências vividas moldam as pessoas e como lidamos com as mudanças ao longo da vida.

Um outro ponto que percebemos na obra, como os personagens profundamente enfrentam dilemas e questionamentos sobre quem realmente são e como se encaixam no mundo e essa construção da sua identidade individual e a descoberta de si mesmo são questões que permeiam a narrativa. Assim, se percebe o processo de transformação dos personagens mostrando como as experiências e os encontros ao longo da vida podem mudar uma pessoa, levando-a a repensar suas convicções, valores e propósitos.

As relações interpessoais também têm destaque na obra, em que diferentes tipos de vínculos afetivos, como amizade, amor, família, e como essas relações podem afetar a vida de todos e nos levar a questionamentos existenciais em busca de um propósito que dê significado à vida.

Em resumo, "Fazedor de Velhos" é uma bela obra da literatura brasileira, que nos conquista com sua narrativa envolvente, personagens cativantes e reflexões profundas. Recomendo a leitura para todos que apreciam uma boa história e desejam se emocionar com as palavras de um talentoso escritor brasileiro.

Luache 26/03/2024

Respostas
Uma história sobre as respostas que buscamos da vida, e o que recebemos, que muitas vezes não entendemos. Uma história sobre o que ganhamos e perdemos, mas principalmente sobre o que fica de tudo isso.

Babi 09/03/2024

O Fazedor de Velhos
É simplesmente uma narrativa que não promete nada e entrega tudo!
Acho que todos os adolescentes/jovens vão se identificar o com personagem principal, o Pedro.
Mostra as dificuldades no ensino médio, universidade sobre o amadurecimento, fala sobre a nossa relação de insegurança sobre passado, presente, futuro e como superar tudo isso!

AndrA64 17/01/2024

Aprendendo com o tempo
A obra de Rodrigo Lacerda mostra que é com o amadurecimento, com a idade avançando aos poucos, e com os perrengues da vida adulta, que descobrimos quais caminhos trilhar. Sejam caminhos amorosos, profissionais ou familiares. A experiência de vida, as perdas, as frustrações e também as conquistas, nos ajudam a conhecer nosso eu interior e externalizá-lo, nos tornando a cada dia pessoas mais sábias, decididas e compreensivas. Grande livro!

Carolina317 03/01/2024

Reflexivo
Reflexivo, profundo. Faz pensar sobre a sabedoria da vide e do tempo. Como amadurecer é viver o tempo de nossas vidas.

Elton.Oliveira 29/12/2023

Em busca de um caminho
Um agradável livro com uma estória de descobrimentos.

Nosso personagem tem um crescimento no texto , amadurece em meio à algumas decepções e encontra-se na transição de estudante para vida adulta perdido .... Precisando de uma orientação!

É nesse cenário que aparece o fazedor de velhos e consegue, após uma convivência, direcionar o caminho de Pedro para um encontro total com seu destino....

É um ótimo livro , bastante reflexivo e fala algumas duras verdades sobre a vida adulta ! Recomendo !

starwoman_ 22/12/2023

Para adolescentes confusos
Para todos nós adolescentes que não sabemos o que queremos da vida e precisamos de ajuda, esse livro é quase um abraço

clarinha 13/12/2023

O fazedor de velhos - livro lido para a escola
Confesso que estava meio receosa por ser um livro da escola. mesmo assim, o livro conseguiu me surpreender muito! os personagens se tornam cada vez mais carismáticos e presentes na narrativa.
consegui me apegar aos personagens de uma forma única, fazendo com que fossem quase como familiares meus!
após ler esse livro, pude conhecer o autor e contar um pouco da minha experiência para ele (além de conseguir um autógrafo KKKKKKKK) esse momento tornou minha experiência com o livro ainda mais especial!
animada para ler a sequência

Candido Neto 05/12/2023

Para todo mundo
Livro infanto-juvenil que é um primor.
Num romance de formação encontramos Pedro, jovem que relembra dois momentos em que cruzou com um velho excêntrico, no terceiro encontro dá-se um dinâmica entre um historiador que renuncia a profissão no auge, também fica claro que Pedro não sabe o que fazer com a faculdade de história, nem com o coração, nem com sua preguiça mental, nem com o resto de sua vida.
Meio lírico, meio filosófico, meio meloso (às vezes, nada que atrapalhe, ao contrário, aumenta a emoção).
Embora seja sobre problema de homem branco cheio de privilégios, o livro foi feito para todo mundo.

MariMeireles14 02/12/2023

Tempo
O Fazedor de Velhos chegou até mim em um momento inesperado. Senti que deveria passá-lo na frente de outras leituras que há tempos esperam na minha lista literária de desejos, e assim o fiz. Dar uma chance especial a essa história me fez conhecer Pedro, um rapaz último ano da escola, prestes a cursar História. De palavra em palavra, acompanhei suas crises, decepções e dúvidas sobre o futuro, numa constante busca por sentidos e respostas que o levará a um gentil lugar, que infelizmente não é imune às dificuldades da vida, mas que parece ser perene. No decorrer da história, Rodrigo Lacerda me deu o prazer de não apenas conhecer o íntimo das personagens mas de me enxergar através delas de uma forma muito peculiar e inesperada. Acima de tudo, essa história (iniciada com alusões a Gonçalves Dias, Eça de Queiroz e Shakespeare) é uma grande homenagem ao Tempo que já passou, que ainda passa e que passará um dia.

Pedro, Mayumi e Nabuco têm um lugar muito especial no meu coração. ?

?O homem foi em frente:
- Alguns momentos, algumas coisas, ou pessoas, cheiros, visões, objetos e lembranças, nos põem em contato com o passar do tempo. Tudo o que nos emociona, tudo que nos toca fundo, é o tempo chegando e indo embora. Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: não queiram nunca ser eternamente jovens; gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir é, necessariamente, gostar de envelhecer.?
(Página 47)

Isabelle333 02/12/2023

A leitura do ano!
Pessoalmente, foi mt importante p mim ler esse livro pq eu tenho 15 anos, to super perdida sobre oq fazer da vida, qm eu sou, amizades, mudanças e etc, e esse livro, n mudou mas me deu um novo ponto de vista sobre a vida e escolhas e afins. Foi mt bom acompanhar a autodescoberta do pedro e ver q ele se sentia tão perdido quanto eu msm tendo 20 e poucos, me deixou bem menos maluca.
Bonus point p romance fofissimo do livro?

camille.aqui 13/11/2023

Minha princesa oriental
Meu filho tem os olhos iguais a minha princesa ORIENTAL
E o cabelo liso como a minha princesa ORIENTAL

Gabi.Neman 31/10/2023

Emocionante
Que livro lindo. Um romance de formação maravilhoso. Você torce pelo Pedro e entende o que ele sente ao decorrer do livro. Muito bom pra quem tá na mesma fase da vida, a fase de decidir o que você vai ser profissionalmente.

Tounesolis_ 14/08/2023

Questionei da minha carreira aos meus amores
Esse livro foi quase uma terapia, uma psicanálise ,me identifiquei sem querer com o Pedro e a dúvida dele sobre a profissão, principalmente pq fazemos a mesma faculdade e as vezes me sinto un pouco Pedro, meio peixe fora d'água, questionando o que me levou até aqui. Esse livro me fez rever algumas atitudes,algumas escolhas mas no final a frase que o professor diz ao Pedro quando eles falam sobre o propósito dele me acalenta (LEIAM!!)

Louise 05/08/2023

Vida
Texto pequeno, rápido e bonito. Conta a passagem de tempo da vida de uma pessoa que não sabe sua vocação profissional e busca descobrir. É a vida acontecendo e passando. Faz-nos sentir felicidade ao final.

Obs.: Em algumas passagens, o personagem principal demonstra surpresa com a formação das mulheres em Ciências e também com a possibilidade delas terem pensamento racional e analítico. Inicialmente, isso me incomodou, mas entendo ser um recorte social e também uma parte da caracterização do personagem - além de muitas pessoas ainda pensarem assim. O texto coloca em evidência outras características, mas essa, pareceu compor o motivo do encantamento dele pela mocinha.

1 | 2 | 3 | 4