O fazedor de velhos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Rosana 18/07/2020

Simplesmente adorei!!
O livro já começa com a seguinte frase: "Eu não lembro direito quando meu pai e minha mãe começaram a me enfiar livros garganta abaixo".
A partir daí, ele (Pedro) vai mostrando o quanto a literatura foi importante e lhe é decisiva em sua vida. Com isso, cada início de capítulo e cada fechamento, me prendeu para continuar até seu término. Queria muito lê-lo devagar, mais o li de uma dia para o outro.

Pedro, narra as transformações em sua vida, desde a infância, até sua fase adulta. Engraçado, como em algumas partes, a gente se identifica muito com ele (pelo menos comigo foi).
Ele nos prende mais em sua transição do Ensino Médio, para a faculdade. Com os desafios amorosos e existenciais. Além de lidar com a situação de considerar não ter escolhido o curso correto, que no caso dele é história.
Aparece em sua vida, uma figura muito emblemática que transforma seu modo de pensar, mas que na verdade, mostra a ele, que ele só precisava se descobrir dentro daquilo que ele acreditava, mas que ele não conseguia direcionar. O que nos faz pensar muito sobre o autoconhecimento.
O especial de tudo, é como sua vida vai se direcionando e se redescobrindo, através da literatura.
Um trecho que traduz muito o que senti neste livro, e foi como se eu estivesse realmente vivenciando o que diziam, foi "algumas pessoas, nos põem em contato com o passar do tempo, e que tudo o que nos emociona, tudo o que nos toca, é o tempo chegando e indo embora".

Tem muitos outros trechos que grifei e gostei muito. Mas não vou me delongar. Simplesmente, recomendo.

Juliana Ribeiro 29/03/2020

Retorno
Ler essa obra me fez retornar à idade do protagonista Pedro. Me lembrei do período da crise com a faculdade de história, das incertezas quanto ao futuro...
Além disso, o livro é delicioso, cheio de referências literárias.
Tem partes emocionantes, quando vemos o personagem começar a mergulhar nas dores da vida adulta.

?Entrei a faculdade de história, que havia sido minha matéria preferida durante todo o colegio. Mas, contrariando as expectativas, o curso me deixou na maior crise. Eu vivia procurando um tema pelo qual me apaixonasse de corpo e alma.?

?Tudo era interessante, por alto, mas nada me apaixonava a ponto de eu querer me tornar um especialista no assunto.(...) Um segundo problema me fazia suspeitar que eu não dava para historiador. Havia, em mim, digamos uma flexibilidade mental excessiva.?

?De tudo que a faculdade me deu, apenas de uma coisa eu gostava mesmo sem crise: comprar livros. Mesmo quando não fosse lê-los, gostava de comprá-los. Não sabia bem por quê. (...) Ou me encantava com a ideia de como seria bom ter lido tal livro, ou pensava que ele ainda podia ser útil no futuro.?

?Envelheci muitos anos em poucas horas. Fiquei muito feliz com isso. Os deuses nos matam por diversão, mas afinal, também são eles que nos fazem nascer.?

Brubis 02/09/2021

Um Amorzinho!
Não tinha expectativas altas pra esse livro, mas ele me surpreendeu demais, e positivamente!
A escrita do autor é muito gostosinha de ler, porque é descontraída, simples e há, inclusive, falas engraçadas de personagens.
Pedro e Nabuco, os protagonistas do livro, são personagens cativantes, divertidos e altamente relacionáveis! Enquanto o primeiro tem pensamentos, atitudes e ações que dá para imaginar a gente mesmo fazendo, o segundo tem um charme e deboche incríveis.
Para mim, foi fenomenal ver o desenvolvimento da relação dos dois e do lado pessoal de ambos. Tudo é bem desenvolvido e de uma forma leve. Além disso, é difícil parar de ler, pois, a cada fim de capítulo, você sente aquela necessidade de saber o que ocorrerá depois. Acho que isso ocorre, principalmente, porque, no começo, a figura do Nabuco ainda é uma incógnita, mas, ao longo do livro, as camadas dele vão sendo reveladas.
Essa obra é diferente de tudo o que eu já tinha lido, e acho que merece mais reconhecimento :).
Bianca 13/11/2021minha estante
Ainda mais na parte da viagem com a sombra.

Bianca 13/11/2021minha estante
Com certeza merece mais reconhecumento, li para realizar uma prova e amei essa história.

Brubis 13/11/2021minha estante
@Bianca Siimm, comigo aconteceu o mesmo! Finalmente um livro bom da escola ??

Brubis 13/11/2021minha estante
Essa parte é incrível mesmo. Foi uma sacada genial do autor

Oliver 11/05/2022

Lindo e tocante
Livro realmente bonito, porém necessitava de mais desenvolvimento de personagem, em razão da sua pouco quantidade de páginas, que não suprem a história como um todo.
Tirando isso, a leitura é rápida e muito boa. Recomendo para todos.

Tiago 02/05/2021

O Fazedor de Velhos
O livro é narrado por Pedro que conta um determinado momento da sua vida, entre os 16 e 24 anos, onde passa por um momento de dúvidas e incertezas na sua vida e é ajudado por uma pessoa inesperada embarcando em uma jornada de auto conhecimento.

Bela 11/09/2021

Adorei
Adorei essa história. Uma coisa que eu amei é de que o autor escreveu de um jeito que dava para ver o amadurecimento do personagem ao longo dos anos pelo como ele narrava os capítulos.

luíza amaral 15/03/2022

muito bom!!
Quando eu comecei a ler, confesso que não tava muito interessada. O tempo da história tava passando muito rápido e parecia não ter um enredo fixo. Agora, depois de ler tudo, isso faz todo o sentido!

Escola arrasou nessa leitura obrigatória!

Marcelo 16/05/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?

Trata sobre a capacidade de entender os mecanismos da vida ?quando se quer muito uma coisa, o tempo parece passar muito rápido quando a conquista. Já quando não se faz questão, o tempo tende a demorar muito a passar. E muitas vezes envelhecemos alguns anos quando esperamos o que queremos, mais do que de fato o tempo cronológico?

É um livro simpático, rápido e gostoso de ser lido. Só não me agradou muito o tom juvenil, por não ser o tipo de leitura que me atrai. Mas é um bom livro que recomendo a leitura.

José Amorim 14/04/2020

Fofo
Um livro que me fez refletir o quanto a literatura é importante pras nossas vidas... O quanto nos "envelhece" e nos torna pessoas mais maduras, inteligentes e imaginativas. Recomendo.

Babi 09/03/2024

O Fazedor de Velhos
É simplesmente uma narrativa que não promete nada e entrega tudo!
Acho que todos os adolescentes/jovens vão se identificar o com personagem principal, o Pedro.
Mostra as dificuldades no ensino médio, universidade sobre o amadurecimento, fala sobre a nossa relação de insegurança sobre passado, presente, futuro e como superar tudo isso!

Milena.Juvencio 20/06/2023

Puro sentimento
Nada supera todas as emoções geradas por esse livro, nada é tão grandioso quanto isso.

Acompanhamos Pedro , uma criança exposta ao mundo da literatura desde cedo, um adolescente arrasado com o amor e um jovem adulto que não se indentifica com o curso de história em busca de vocação , senhor Nabuco , um sábio adormecido, cruza seu caminho e entre lições grandiosas analisa seu bolinho fecal que há de se tornar seu afilhado.

Mayumi , afilhada de seu " mestre " , rouba seu coração , sua princesa oriental estuda neurologia na França , seu tempo de espera é decretado porém seu amadurecimento o acompanha.

Tudo nesse romance é encantador e realístico, a rotina te tras um fácil sentimento de indentificação, ideal para perdidos e decididos, adultos e crianças , sonhadores e pés no chão , á todos dispostos a reconhecer seus milagres.

" Falem com o tempo. Conversem com ele. Fiquem íntimos deles . O tempo é nossa única companhia garantida até o último instante "
- NABUCO

Nick 25/05/2022

Procure ser um fazedor de velhos
Quando eu comecei a ler, confesso que não estava muito interessada. O tempo da história estava passando muito rápido e parecia não ter um enredo fixo. Agora, depois de ler tudo, isso faz todo o sentido! Além de todos os personagens serem muito intrigantes, a história em si carrega uma grande mensagem sobre a vida em geral. Foi muito legal ler, se identificar, e pensar sobre coisas que ainda não tinham sido pensadas antes. O Fazedor de velhos é um daqueles livros para quem quer um sentido para a vida. Apresenta uma parábola sobre o ser, o estar, o esperar... sobre a sabedoria da vida. É quase um livro juvenil, onde o protagonista busca encontrar qual sua real vocação profissional. Mas o autor traça toda uma história na vida do autor, cruzando caminhos de pessoas com sua vida, e em dado momento estes encontros se encontram e passam a de fato apresentar um sentido para a vida do protagonista. Trata sobre a capacidade de entender os mecanismos da vida! Quando se quer muito uma coisa, o tempo parece passar muito rápido quando a conquista. Já quando não se faz questão, o tempo tende a demorar muito a passar. E muitas vezes envelhecemos alguns anos quando esperamos o que queremos, mais do que de fato o tempo cronológico? Fala também do papel do escritor, suas ambições, desejos, dificuldades e expectativas. É um livro simpático, rápido e gostoso de ser lido. Um livro que eu posso dizer que é realmente bonito, porém necessitava de mais desenvolvimento de personagem, em razão da sua pouco quantidade de páginas, que não suprem a história como um todo. Tirando isso, a leitura é rápida e muito boa.

Nadine Hoffmann 07/04/2020

Essa leitura me fez reviver momentos da minha juventude que eu não me lembrava mais, tão realistas. Algumas angústias e paixões, excelente livro.

Marina 23/03/2022

?Alguns momentos, algumas coisas, ou pessoas, cheiros, visões, objetos e lembranças, nos põem em contato com o passar do tempo. Tudo o que nos emociona, tudo o que nos toca fundo, é o tempo chegando e indo embora. Se eu pudesse dar um conselho a vocês, eu diria: não queiram nunca se eternamente jovens; gostar de viver é gostar de sentir, e gostar de sentir é, necessariamente, gostar de envelhecer.?

1 | 2 | 3 | 4