Quilombos

Quilombos Clóvis Moura

Resenhas - Quilombos

ewertoncomw 27/12/2021

Uma história que vem sendo apagada
Quilombos: Resistência ao escravismo de Clóvis Moura é sem sombra de dúvidas a melhor leitura que fiz esse ano. O autor destrincha desde o início da criação dos quilombos, passando por rebeliões e levantes até chegar a uma espécie de "internacionalismo" entre os quilombolas e povos de outros países. Um livro rico de fontes e de conhecimento.

Pantaleoniano 05/07/2021

Uma concisa e ótima exposição de importantes teses desenvolvidas pelo autor com maior profundidade em outros obras. Ideal para iniciantes nos estudos das revoltas negras e da história do povo negro brasileiro.

Ursa_Menor 19/04/2021

Quilombos - Clóvis Moura
Clóvis Moura traz em seu livro um estudo sobre os Quilombos, sua criação, organização e movimento de resistência de seus moradores. É um livro explicativo, didático e cheio de informações pertinentes, discutindo os processos que levavam a construção e expansão dos quilombos, principalmente o de Palmares, o mais famoso, levando em conta a organização de sua sociedade, a divisão do trabalho, seus rituais e práticas religiosas, seu crescimento populacional e suas lutas na guerra contra os opressores. É um livro que deveria ser trabalhado em sala de aula, tamanha importância do assunto que aborda.

Alcione.Ferreira 03/01/2021

Resistência ao escravismo
Clóvis Moura é um autor clássico para pensarmos os quilombos no Brasil. Nessa obra ele nos apresenta uma perspectiva importante de análise sobre eles, refletindo como tais espaços estavam muito para além de serem apenas um lugar de ajuntamento de escravizados que fugiam, pois se configuravam como um fundamental elemento de desgaste das relações sociais escravagistas.