Vivência Mediúnica

Vivência Mediúnica Manoel Philomeno de Miranda

Resenhas - Vivência Mediúnica

Fabíola 02/08/2020

Vivência mediúnica
Para quem pretende aprender mais sobre mediunidade essa obra traz apontamentos muito importantes como: mediunidade ostensiva, passividade, animismo, vivência, educação...
Sobre a mediunidade: "Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns."
No dizer de Joanna de Ângelis, "médium esclarecido e educado deixa de ser homem- fenômeno para ressaltar o fenômeno de sua transformação moral e crescimento espiritual."
A questão 433 do Livro dos espíritos nos traz que não é da escolha do médium produzir a seu critério esse ou aquele tipo de transe. Suas possibilidades já estão contidas na sua organização mediúnica, que é herança de suas próprias experiências.
A recomendação inicial que fazem Kardec e os Espíritos superiores, tão logo se constatem os sintomas da mediunidade, é o estudo, a desdobrar-se em duas frentes distintas: Doutrina Espírita e suas relações com as diversas áreas do conhecimento, a primeira, e psicologia do comportamento humano, a segunda. Uma obra indicada para esse início é O QUE É O ESPIRITISMO. Não há como operar com segurança sem compreender importantes assuntos, tais como: finalidade do intercâmbio, as influências pessoal e moral do médium e do meio, a metodologia para distinguir a qualidade moral dos Espíritos e os obstáculos a superar ao longo do exercício, somente para citar algumas relevantes matérias.
Manoel Philomeno cita que "o estudo doutrinário estimula a criação de um estado íntimo otimista, desenvolvendo a autoconfiança e a serenidade."
Por fim, "mediunidade não é aquisição apressada que se obtém no mercado das facilidades humanas, mas luz do caminho apontando rumos."
Indico a leitura. Entrou para meus favoritos.