The Fires of Heaven

The Fires of Heaven Robert Jordan

Resenhas - The Fires of Heaven

Roger 17/01/2024

The Fires of Heaven
Os bons e velhos quatro estrelas da Roda do Tempo voltaram.

Eu amo esse universo, assim como os personagens e essa história que o Robert Jordan está contando aqui. Tenho sim inúmeros problemas com a forma que ele resolve contar ela, mas tudo bem. Desde o segundo livro, a série vinha se mantendo em um ritmo agradável, livros quatro estrelas, com seus problemas, mas agradáveis e divertidos de ler. Mas chegamos em "The Shadow Rising", e a coisa desandou de um jeito bizarro. O livro é um amontoado de nada com nada, mas nesse quinto volume as coisas voltaram ao normal.

Pela primeira vez, eu senti que o Rand realmente está se tornando o Dragão Renascido de verdade. Ele não tem mais medo de usar o poder, quase nunca hesita em usar as pessoas ao seu redor para conseguir algo ao atingir algum propósito. Ele faz com que aqueles ao seu redor se dobrem à sua vontade, e isso é algo que sempre quis ver desde o começo. A maneira como o Jordan está começando a explorar a loucura do Rand é um dos pontos altos desse livro para mim. O jeito que é escrito sempre te deixa em dúvida se realmente o personagem está começando a ser consumido pela mácula do Dark One ou apenas tendo visões de uma vida passada. A relação dele com o Asmodean também é muito interessante. O Asmodean, em si, é um personagem que acho muito legal, e que o autor acabou não extraindo todo o potencial dele, infelizmente. Em geral, eu gostei bastante do arco do Rand nesse quinto livro e estou bem animado para ver mais dele no próximo livro.

O arco da Nynaeve e da Elayne é o segundo mais predominante aqui. É um arco muito divertido de ler, especialmente os embates entre Nynaeve e Moghedien. A Moghedien se tornou, de longe, a minha antagonista preferida. Ela é a única que eu sinto que pode causar algum real perigo para os personagens principais ao longo da série. Eu adoro como ela nunca vai dar a cara a tapa, e sim vai manipulando e tramando pelas sombras. Gosto bastante da Nynaeve, mas acho que ela é uma personagem que ainda falta ter uma grande evolução no desenvolvimento dela. Já a Elayne, ela tá ali, eu não odeio, mas também não amo ela. É uma personagem que começou a descobrir habilidades interessantes com o poder único, que se forem bem desenvolvidas nos próximos livros, será algo bem interessante de ler. Algo que acrescenta bastante nesse arco é Tel'aran'rhiod. Acho muito legal todas as cenas que se passam nesse mundo.

Mas nem tudo são flores, tem duas coisas que, desde o último livro, eu não suporto: o Jordan escreveu romance e os Aiel. Acho impressionante como não teve uma pessoa que chegasse no Robert Jordan enquanto ele estava escrevendo esses livros para avisar que ele não sabe escrever romance. Qualquer relação amorosa é porcamente escrita e desenvolvida aqui. O plot de poligamia envolvendo o Rand é uma tortura psicológica de ser lido. Agora os Aiel, eu odeio tudo que envolve eles. Não gosto da cultura deles, não gosto dos personagens que são Aiel, e não suporto o papel deles na história. Até mesmo as Wise Ones, que são o equivalente das Aes Sedai para a sociedade deles, são um bando de insuportáveis.

Isabela.Pery 23/01/2023

tô num ponto com a série que não sei mais dar estrelas. esse livro tem momentos muito muito bons e outros que se arrastam (além de coisas meio datadas, mas né, acho que é compreensível).

acho que dava pro sr jordan ter feito menos livros porque isso de ter tantos atrasa um pouco o desenvolvimento dos personagens, porque alguns parecem demoraaaar até ter uma evolução mais evidente

enfim, muito curiosa pro que vem por aí

Iago 06/01/2023

O Rand tá perdendo...
Amei o livro. Achei melhor que o último? Não, as histórias dos Aiel foram mais legais, mas ainda assim é muito bom. Tô empolgado pra ver no que vai vir daqui pra frente..

Marcelo.Castro 03/04/2022

Grandioso e surpreendente
É de se imaginar que um livro de quase 1000 páginas, de uma série de 14 livros eventualmente recorrerá a fillers pra manter seu fôlego e sua grandiosidade. Mas não é esse o caso. Claro, a torrente de eventos que sacode a trama lá pras últimas 100 páginas do volume poderia ter sido melhor diluída ao longo das outras 800 páginas, mas sua colocação ali também tem o efeito de trazer impacto e surpresa ao leitor, como um prêmio a quem enfrentou a grandiosidade da obra até aqui. A verdade é que são tantos protagonistas, e igualmente, antagonistas, em um mundo vasto, com uma dinâmica de magia tão intrincada e rica, que simplesmente sempre há algo novo a se contar ou se descobrir. Tanto é assim que o autor pode simplesmente se dar ao luxo de sequer evoluir o arco de um dos protagonistas nesse volume, ou sequer trazer uma única menção ao grande antagonista, e mesmo assim a história avança, com novos elementos e reviravoltas, deixando o leitor ávido para saber o que virá em seguida. Mas, como dito no início, a jornada é enorme, ainda nem chegamos a metade. Por ora vou me afastar da série, explorar novos livros, mas muito em breve retornarei para o próximo volume.

Rodrigo 31/01/2022

Planos revelados
O livro continua com o mesmo passo do "The Shadow Rising", muita coisa acontecento, muita coisa sendo apresentada e a história continua a se expandir cada vez mais. Também nesse livro os planos do Dragão começam a aparecer e o desenvolvimento do Rand como personagem foi fantástico. Mal posso esperar para ler o sexto livro.

DryBooks 26/04/2021

Primeira 5 estrelas da série!
Gente que incrível. O povo vivia me dizendo q o livro 4 era o que ia explodir minha mebte mas eu gostei mto mais desse. Não que o ultimo livro tenha sido ruim. Eu so achei esse mto mais envolvente e divertido!
To loka pra ver oq vem agora!

Débora 27/05/2019

Esse livro é um pouco diferente, porém tão bom quanto os outros

Não temos nenhum capítulo do Perrin (que é mencionado apenas rapidamente algumas vezes) e a história tem um foco grande em capítulos do Rand, da Elayne e da Nynaeve, porém, temos o ponto de vista de outros personagens inesperados

E a história vai ficando cada vez mais interessante

Emerson 27/04/2016

Muito bom!
"Storms rumble beyond the horizon, and the fires of heaven purge the earth. There is no salvation without destruction, no hope this side of death."

WoW! que baita final!!

Gostei muito desse livro. A narrativa segue lenta da mesma forma que o livro anterior. Passa a ter mais ação depois da metade.
A Trama evolui bastante. Percebe-se que Rand está evoluindo cada vez mais. Nem me parece o pastor que deixou Dois Rios. Ele passa cada vez mais ter autonomia e confiança em si mesmo. Não se deixando manipular por ninguém. Isso foi muito bom, pois afinal ele é o Dragão Renascido, é necessário ser duro e arrogante se quiser continuar vivo para o Tarmon Gai'don.

Nesse livro também é apresentado O Profeta do Dragão. Acho que ele irá causar muito ainda pela frente.

Algumas coisas me irritaram, como a batalha de ego de Nynaeve e Elayne. Os capítulos dessas personagens foram os mais chatinhos.

Muitas conspirações são descobertas, principalmente através do Telâaranârhiod. Isso foi um ponto bom no livro através das personagens femininas que sempre entram no Mundo dos Sonhos.

Egwene continua seu treinamento com as Sábias, nesse livro não teve muitos capítulos focado nela, mas percebe-se que ela também está crescendo na trama, e será de total importância.

Acho que Mat está aprendendo o que é ser Ta'veren. Ele pode tentar fugir, mas a Roda tece os fios da sua maneira.

Meu respeito pela Moiraine cresceu muito (pra quem já leu sabe o motivo).

Senti falta dos capítulos do Perrin (nesse livro não tem nenhum).

Estou ansioso para continuar lendo a série, mas não irei ler a continuação de imediato.

"The Wheel Weaves as the Wheel wills."

Fimbrethil Call 17/09/2015

Bom livro, mas menos que os outros (é o quinto livro da série) especialmente poruqe passa muito tempo falando de Rand e os Aiel, e o Rand é um chato.