Histórias do Flamengo

Histórias do Flamengo Mario Filho

Resenhas -

Gabriel 23/07/2023

Depois de se aventurar pelas páginas de "O negro no futebol brasileiro", a leitura de "Histórias do Flamengo" proporciona ao leitor um vislumbre completo das principais histórias que permeiam o futebol carioca e, por tabela, o futebol brasileiro.

As histórias do futebol em geral e do Flamengo em específico naturalmente caminham lado a lado com a história do Brasil e do Rio de Janeiro. O estilo literário e romântico da narrativa do Mario Filho dá cor e vida aos relatos envolvendo jogadores fabulosos do Flamengo, como Pirilo, Valido, Domingos da Guia, Biguá e muitos outros.

Mas não pára por aí. Mario Filho também apresenta ao leitor as grandes histórias de torcedores, sejam eles anônimos para o público atual, sejam eles ainda hoje muito conhecidos, como José Lins do Rêgo e Ari Barroso.

A primeira parte do livro conta detalhadamente a fundação da instituição Flamengo -- o grupo de remo -- caminhando pela criação do futebol do Flamengo e pelas histórias que se seguem com os torcedores na República Paz e Amor e no Café Rio Branco. A segunda parte, por sua vez, tem um tom mais ensaístico, tratando de histórias relacionadas ao Flamengo que chegaram ao conhecimento do autor.

É um livro essencial para qualquer flamengo apaixonado -- e também para os amantes de histórias e de futebol, eu diria.

Escamina 05/12/2022

Escrita de primeira
Livro conta parte da "construção" do Flamengo e personagens que contribuíram com a história do clube. Jogadores, dirigentes, torcedores e demais clubes que deram ao CRF a identidade vitoriosa conhecida nos dias atuais.