Otelo William Shakespeare

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regis 14/07/2023

Manipulação, Ciúme Delirante e Femicídio
Escrito por Shakespeare por volta de 1603, essa foi a peça que inspirou o grande Machado de Assis a escrever Dom Casmurro e seu alucinado personagem tomado pelo ciúme, Bentinho. Claro que ele recria 'Otelo' a partir de uma percepção muito própria, não parecendo tão trágico.

A questão racial é manifesta nessa obra e deixada completamente evidente com as falas de Brabâncio, pai de Desdémona, quando toma conhecimento do amor da filha por um homem negro, um Mouro... e firmada mais uma vez por Iago; que se sentia ofendido em seu orgulho por ter que servir ao berbere e aceitar a promoção de Cássio, que achava ser sua por merecimento.
Iago encontrou terreno fértil nas inseguranças de Otelo e semeou a discórdia que culminou no femicídio mais famoso da literatura e em um transtorno estudado nas aulas de psicologia; Síndrome de Otelo ? Ciúme Patológico e Delirante.
Otelo se sentia abaixo socialmente de Desdémona e isso tornou fácil para seu inimigo manipulá-lo e causar intrigas convincentes aos seus olhos.

Iago é um personagem maquiavélico e sem limites que era tido como íntegro e honesto pelo general Otelo, Cássio, Desdémona, Rodrigo e por todos a sua volta. É um verdadeiro vilão que rende uma ótima discussão sobre aparência e realidade.

Essa é uma obra magistralmente bem escrita que em poucas palavras suscita muitas reflexões que ecoam desde 1603 até os dias de hoje. O ciúme de Otelo é usado como atenuante para o crime que ele cometeu, e 408 anos depois essa tragédia foi citada por um tribunal português em 2011 para considerar o efeito atenuante do ciúme. Transformando o ego ferido de um homem e a sensação de posse que seu "amor" o conferia, em motivo para dispor da vida de outra pessoa em nome de um sentimento falho que julga lhe dar direitos de causar a morte da pessoa "amada".

Otelo não amava verdadeiramente Desdémona, amava a admiração e a piedade que ela sentia pelos seus heroicos feitos e privações. O amor dela era privado, o dele era poder e afirmação pública. Ele que no início parece tão forte, seguro de si e viril, logo mostra sua insegurança e fraqueza interna.

Essa tragédia trata de ciúme, traição, amor e inveja ?, além de evidenciar o racismo e a xenofobia em sua mais pura essência. Sendo assim, um marco para a dramaturgia mundial.
Shakespeare era um gênio manipulador de palavras e emoções que criava personagens trágicos com perfeição,  sintetizando em suas peças manipulações e sentimentos tão reais na sua época quanto continuam sendo na atualidade.

Essa foi uma leitura maravilhosa, daquelas que você vai virando as páginas sem pensar de tão entretida e curiosa que fica com o rumo que a história está tomando. Otelo foi mais uma tragédia de Shakespeare que me conquistou completamente, assim como Rei Lear e Macbeth.

Dado tudo que essa peça me despertou; não me surpreendo por ela ser estudada, inspirar outras obras e ser adaptada para várias mídias até os dias de hoje.

Recomendo com certeza mais essa obra prima de William Shakespeare.
Alex 14/07/2023minha estante
Excelente resenha. Eu amo essa obra, aliás toda a obra de Shakespeare é de uma profundidade incrível.

Eu só faria uma observação: o homicídio passional é diferente do homicídio com a qualificação feminicídio.

Nem todo homicídio contra uma mulher é feminicídio, essa qualificação se encontra buscando a motivação do criminoso.

Max 14/07/2023minha estante
Adooro, Shakespeare! Ótima resenha, como sempre, Régis!?

Regis 14/07/2023minha estante
Também adoro Shakespeare, Max. ??

Regis 14/07/2023minha estante

Regis 20/07/2023minha estante
Valeu, Lê.??

Cafeína 19/04/2023

Gaslighting.
Antes de qualquer coisa, que fique claro que eu não venho com a pretensão de quantificar a qualidade de nada, ainda mais uma obra desse escopo, eu escrevo qualquer coisa sobre a minha experiência de leitura. Em vista disso, eu quero ir de uma vez ao que eu mais gosto nas peças do Shakespeare.
Uma das coisas que eu penso dar essa atemporalidade para a obra dele, é que elas girem em torno de personagens, não meros arquétipos, mais tipos sociais, figuras reconhecíveis, as vezes projeções de um imaginário popular(ou justamente uma satira disto), outras, representações de aspectos da psicologia humana, mas todos sempre muito complexos; Quanto mais eu o leio, mais aprecio o estudo de personagem que o autor parece convidar a fazer.
Exemplo disso são o casa Emília e Iago, que por mais que muitos vão apontar o moço como o carro chefe da peça, tem o seu personagem tão intrinsecamente ligado à mulher que eu passei a enxergar o ?arco de personagem?, por assim dizer, da coisa como um todo. Isso porque a faceta de bom moço que ele expõe faz uma contraparte com a relação que ele tem com a esposa, sempre transparecendo despotismo e exaltação, vide o personagem cujas virtudes se baseiam no raciocínio analítico. Além do mais, é claro que, como em cada canto da peça, não deixa de emergir a presença estrutural das questões quanto ao preconceito com o Otelo, de onde vem muito do ódio do vilão, mas, ao meu ver, pelo menos tanto quanto, a motivação dele também surge, ou ao menos deixa-se transparecer, pela própria frustração: centrar o plano traição não é mero oportunismo da situação, é sobre ferir a tanto a hora e confiança, quanto a virilidade, não à toa que o ciúmes de otelo acometem, dentre os primeiros sintomas, acometem a autoconfiança; além do mais, que fique claro, o próprio Iago vou servo do tal ?demônio de olhos verdes?, por parte do próprio Mouro.
Muito foda, mas não tinha como ser diferente para mim, o atro mesmo é o Otelo. por mais que ele começe quase como que no auge, o que particularmente espelha as habilidades dele, já que tem a questão cultural dificultando tudo, mesmo assim, ele ainda não consegue se desvencilhar da perspectiva de inferioridade que o preconceito dos outros crava sobre ele. O que eu achei mais brilhante é que não se trata de um personagem valoroso, enganado a fazer coisas contra a sua vontade; ele foi enganado? sem dúvidas, mas a ?corrupção? partiu dele, ele quem deu ouvidos às paranóias ao invés da lógica, foi ele quem cultivou o próprio terror. Ninguém tem culpa pela própria ignorância, mas, assim como o herói da história, tem pela maneira como ele escolhe agir; de modo que, no fim, o ápice da tragédia é cometido deliberadamente por ele. Que final incrível!
Craotchky 20/04/2023minha estante
Você foi certeira ao dizer que "Uma das coisas que eu penso dar essa atemporalidade para a obra dele, é que elas girem em torno de personagens"
É bem isso

with Z 20/04/2023minha estante
"Meu Senhor, livrai-me do ciúme! É um monstro de olhos verdes que escarnece do próprio pasto que o alimenta. Felizardo é o enganado que, cônscio, não ama a sua infiel! Mas que torturas infernais padece o homem que, amando, duvida, e, suspeitando, adora"

with Z 20/04/2023minha estante
Eu penso, que das tragédias de Shakespeare que li até agora, essa é a que mais trata da evocação universal e atemporal, desse terrível sentimento humano, que tanto machuca quanto destrói relacionamentos até hoje ^^

with Z 20/04/2023minha estante
Aquele q nunca sentiu ciúmes, que atire a primeira pedra! Kkkk

Cafeína 20/04/2023minha estante
Realmente, essa peça é ainda mais indentificavel, pela questão do ciúme, do que, por exemplo, a vingança do Hamlet ou a ambição do Macbath.
Discutir Shackespere é inesgotável.

with Z 20/04/2023minha estante
Faço das minhas palavras as suas ^^

mari 04/06/2021

Para quem gosta de um bom drama com uma pitada de tragédia
Sem palavras para descrever toda a intensidade e o tanto de sentimentos que Shakespeare coloca em suas palavras. Pensei que eu não iria gostar, pela forma tão diferente de escrita da época, mas foi incrível!! Ele entregou tudo de que uma boa trama precisa; personagens secundários ótimos que não estão ali só de enfeite, um vilão fantástico, e um protagonista que... nem sei o que faltar do Otelo, até agora não decidi se sinto pena ou raiva dele kkkkk eu amei e já quero ler outras obras dele.
Elisabeth 20/12/2021minha estante
Você poderia me informar em qual ato e cena está esse trecho? Não estou encontrando. Pela edição da Penguin, isso? :)

Ester 17/10/2022minha estante
"Se por te beijar , tivesse que ir depois para o inferno, eu faria isso. Assim poderia me gabar aos demônios de ter estado no paraíso sem nunca entrar." Já procurei em mil infernos e não acho essa passagem, em nenhum ato e nenhum cena.

Shakal 17/09/2023minha estante
Essa frase é atribuida à Shakespeare, mas não existe registro algum

Lucas Lobo 02/08/2023

Game of Thrones
Que história triste essa, senti tanta pena da Desdêmona. Uma verdadeira tragédia, nos finais das obras de Shakespeare sempre morre uns 5 de uma vez, misericórdia.
FlorilAgio.Pensame 08/09/2023minha estante
O cara só sabe matar ? Otelo lembra mesmo A tormenta de espadas

Lucas Lobo 11/09/2023minha estante
KKKKK

Leticia 12/09/2021

o ódio que senti ao longo de todo esse livro!! mil mortes à iago. morra, sua COBRAAAAA. nem pude apreciar a genialidade do papi (usando um termo do vocabulário gabis) porque só conseguia sentir RAIVA!!
Giovanna1242 12/09/2021minha estante
Papi KKKKKK gabi ta orgulhosa

Amanda 13/09/2021minha estante
KAKAKAKAK COBRA

sofialmeidah 20/12/2020

É Shakespeare
Nem sempre é sinal de coisa boa, mas sim de qualidade. Como todas as tragédias que li dele até agora, ótima.
Marcela.Nogueira 24/01/2021minha estante
Otelo é um trágico exemplo do estrago que provoca uma série de fake news.

edzlke 19/07/2022

Um Dom Casmurro de Veneza
Tão ciumento quanto Dom Casmurro, com a diferença de que Otelo ?teve provas?, enquanto que o Dom Casmurro mais inventou do que viu alguma coisa.
É um livro provocativo em diversas questões, como cor e gênero, por fim, é um livro bom. Mas não sei se passa disso, afinal demorei uns dias a mais do que demorei pra ler Hamlet, que achei incrível.
stardust 20/07/2022minha estante
Um dos que eu mais tenho vontade de ler de Shakespeare.

Cintia295 18/03/2021

O que o ciúme e falta de confiança ou confiança demais em quem não conhecemos podem nos causar? Tragédia na certa, e é isso que essa peça trás. Otelo um cara conhecido como honesto, guerreiro, já passou por muitas coisas na vida, sofre preconceitos e é muito invejado pelo seu inimigo que ele acha ser seu amigo Iago.
Iago é o personagem que na minha opinião é o melhor, pois é manipulador, inteligente ao extremo, tem uma lábia muito boa e convence todo mundo que é muito honesto, mas na verdade é o nosso grande Vilão.
Miguel Cássio o paquerador, namorador kkkk, cai direitinho na de Iago junto com o Otelo e o babaca Rodrigo que é apaixonado por Desdêmona.
A história basicamente se passa com esses 5 personagens principais, tem outros mas não talvez dê muita importância mas que servem também na tramóia de Iago.
Já sabia que seria trágico o final em si tratando de Shakespeare. Ou seja adorei. Quero ler as outras obras dele.

Frase que o sogro de Otelo fala para ele
" Quem enganou o pai pode enganar o esposo". Será que a sementinha da desconfiança foi plantada nessa parte e Iago só ajudou a regar e fazer crescer?? Acho que sim viu.
Alexandra.Sophia 20/03/2021minha estante
Obra maravilhosaaa

C. Aguiar 18/07/2017

Otelo, o mouro de Veneza, ocupa um cargo importante e acaba casando secretamente com uma linda jovem, mas pelo visto a vida do jovem casal não será nada fácil. O casamento não foi muito bem aceito pelo pai de Desdêmona devido a cor da pele de Otelo, mas isso acaba sendo o menor dos problemas se comparado a Iago.
Iago nutre uma grande inveja de Otelo e por isso decide traçar um plano para destruir o mouro com a ajuda de Rodrigo.

Então Iago faz com que Otelo acredite que Desdêmona o está traindo com Cássio e essa semente de dúvida vai crescendo até que o mouro fique louco de ciúme, e o que devia ser um grande amor acaba virando uma enorme tragédia.
Rodrigo achando que está fazendo isso pelo bem Desdêmona - já que ele é apaixonado pela jovem - e por isso acaba ajudando Iago com seu plano diabólico.

O livro é cheio de notas que ajudam o leitor a compreender diversas coisas durante a leitura, vem trazendo interpretações de especialistas e isso acaba enriquecendo demais a obra.
Apesar de já ter conhecimento sobre a história e de como ela acabaria, eu não deixei de ficar surpresa com o trabalho empregado na mesma, esse exemplar vem realmente trazendo uma boa bagagem cultural.

O autor vem trazendo alguns pensamentos reflexivos para a sua época e vale muito a pena acompanhar uma história bem articulada em um pano de fundo histórico-politico.
Não achei qualquer erro durante a leitura, a diagramação está ótima e não deixe de acompanhar uma boa tragédia no estilo shakesperiano, pois vale muito a pena.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Luiza1992 18/04/2024

Traições e armadilhas
Passei a leitura toda pensando que acharia o máximo assistir à essa peça, com uma boa produção. Os personagens tem falas e insights sensacionais e inteligentissímas. Tive que pensar o tempo todo no autor, que no fim das contas foi quem pensou nisso tudo para escrever, e isso há tanto tempo. Entendo agora perfeitamente porque Shakespeare é tão admirado.

A história é ótima e o vilão foi muito bem trabalhado. É ótima pra ser contada.

Mas ler teatro definitivamente não é pra mim, e com essa obra não foi diferente. Achei bem entendiante a leitura em si, faltou o contexto que uma prosa teria.

Lara 13/02/2020

Excepcional
Um clássico tocante, envolvente e até mesmo cômico em partes. Traz personagens marcantes e uma lição valiosa.

Rafa 28/08/2020

Otelo
Um clássico, porém super atual!
Uma tragédia cheia de intrigas!
Um romance fadado a não dar certo!

Otelo é uma peça muito interessante, não só por ser um clássico, mas por trazer assuntos tão atuais. Ciúmes, traição, preconceito, amor, desconfiança e o poder que as palavras tem sobre as pessoas.

Quando terminei de ler esta peça a única coisa que pude sentir foi revolta, indignação e reflexão. A obra nos mostra o lado mais horrendo do ser humano movido por ódio.

Sofia Barros 23/09/2020

Shakespeare mostra nessa obra que por mais "evoluída" que seja nossa sociedade, o homem continua se deparando com as mesmas fraquezas. Ciúme, mentira e traição moldam o curso do livro mas ele é muito mais que isso. Com muitas cenas revoltantes e repugnantes, Otelo nos faz analisar nossas amizades e em quem confiamos. Uma obra de arte.

Inalda 10/02/2021

Otelo
O ciúme desmedido é a causa de tantas tragédias, que nem mesmo diante da verdade otelo conseguiu vê a maldade, falsidade, o ódio e a mentira. Uma trama expetacular.

Pedro.Assis 19/02/2021

Um dos vilões mais icônicos de Shakespeare. Na real, o livro deveria se chamar Iago.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6