Peter Pan

J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

Duda 04/10/2012

O sítio do picapau amarelo e Peter Pan
Esse livro conta a história do menino que não queria crescer:Peter Pan,também fala sobre a turma do sítio do Picapau amarelo.
No sítio ninguém conhecia Peter pan, aí dona benta buscou o livro dele,Peter pan, e o leu.Depois contou para a turma do sítio...O resto é surpresa.
Recomendo.
Breninha 05/10/2012minha estante
gosto muito do seriado "PETER PAN"gostaria de ler este livro pq eusei q alguma coisa de legal vai ter nele!!!bjs breninha!!!tchau!tchau!
]

Fimbrethil Call 23/12/2010

Peter Pan no sítio
Na verdade é a Dona Benta contando aos netos a história de Peter Pan depois de ler o livro de J.M. Barrie, em mais uma genial adaptação de Monteiro Lobato.

Cassio 20/03/2014

"Eu sou a Juventude! Sou a alegria da vida! Sou eterno e invencível."
Como um admirador tanto do texto original, como do autor brasileiro, fiquei com curiosidade de ler a obra que, com altos e baixos, deixa a desejar em alguns aspectos.
No intento de aproximar a obra às crianças brasileiras, Monteiro Lobato busca dar ao texto uma nova roupagem. O que muda, a priori, é a presença de um tom de oralidade na narrativa. Dona Benta conta a estória, sendo interrompida por questionamentos dos outros personagens. Uma estória dentro de uma estória. É interessante a proposta do autor e a maneira com que ele a põe em prática é bem satisfatória e divertida. Assim, como adaptação, o livro não decepciona.
Porém, fiquei incomodado com o relacionamento entre Emília e Tia Nastácia. O desrespeito a raça da cozinheira pela boneca é enorme, mesmo com repreensões da avó dos garotos. Há um trecho em que Dona Benta diz a boneca que Tia Nastácia é preta "só por dentro" e fiquei me perguntando o que ela queria dizer com isso. Se estamos nos referindo a afrodescendentes, não levamos em consideração apenas a cor, mas crenças, linguagem... Me parece que a personagem está tentando reduzir o problema apenas à pigmentação da pele, o que não é verdade. Além desse momento, pode-se notar outros em que a obra é um pouco tendenciosa.
Apesar disso, toda a magia do romance de Barrie não perde o seu brilho e a estória ganha um gostinho especial com a narrativa de Dona Benta.

Gláucia 21/04/2011

Peter Pan - Monteiro Lobato
Mais uma famosa história adaptada por Lobato e vivida pela brasileiríssima turminha do Sítio, dando um ar pitoresco à tão conhecida história infantil. Emíla consegue dar mais vida a qualquer história.

Leticia Cunha 30/11/2011

Um eterno garoto
Como todos já sabem Peter Pan conta a história de um garotinho que viva na terra do nunca com a fada sininho e que não queria crescer, bem, essa versão é um pouco diferente.
Dona Benta que ainda não conhecia a história encomenda o livro e á conta para as crianças, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e também para a tia Anastácia, ao longo da história as crianças vão tirando suas duvidas com palavras dificeis. Até em certo momento, começam a acontecer coisas estranhas no sitio, a sombra de tia Anastácia começa a se desfazer, como se fosse picotada, todos acham que é Peter Pan que ronda o Sítio mas não, era só mais uma das Molecagens de Emília, mas no fim tudo se acerta.
O doce garoto mostra que todos temos uma criança eterna dentro de nós.

Luana Gums 16/11/2011

O menino que não queria Crescer
Todos já devem conhecer a história de Peter Pan, o garotinho que não queria crescer, não é? Mas esta versão de Monteiro Lobato, é um pouco diferente da original.
É dona benta, a dona do Sítio do Picapau Amarelo quem caonta a história para as crianças, a Tia Nastácia e o Visconde.
E quando aparecem palavras difíceis, ou expressões desconhecidas pelas crianças, como por exemplo, "cor de outono", e também outras, Dona Benta explica tudinho!
Este livro é muito bom, pois conta a linda história de Peter Pan, mas de uma forma diferente, e é ótimo para todos que guardam uma criança alegre dentro de si.

EvaíOliveira 26/07/2020

Muito legal essa história em quadrinho. Li com meus alunos em um projeto de leitura e eles gostaram muito.
Como sempre, Emília aprontando,

Bebela 02/01/2022

Livro de leitura fácil e rápida
O segundo livro que eu li do Monteiro Lobato e com certeza lerei mais

Lizaaa 07/02/2024

Livro infantil com racismo, crianças vão para um mundo de ?fadas? e de crianças que não querem crescer... etc

EvaíOliveira 30/08/2022

Nessa adaptação para os quadrinhos, a história de Peter Pan é recontada com a interação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Tiago Simão 30/11/2011

Legal
A famosa história do "menino que não queria crescer" é contada por Dona Benta para turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, que acontece Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma quer encontrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio.

z..... 16/07/2018

Não sei quantos títulos tem a coleção "Monteiro Lobato em Quadrinhos", mas este é o quarto que adquiri. A exemplo dos outros, é uma leitura simplificada, com estética baseada no seriado exibido nos anos 2000 e bela colorização, o aspecto que mais se destaca.
Nem vou entrar em paralelos com o original de Monteiro Lobato, pois a leitura foi divertida e instigante, o que importa como introdução do Sítio para tenros leitores, a quem se destina. Curti e pretendo adquirir todos os títulos que encontrar da coleção.
Legal também o anexo com várias informações sobre o clássico, seu autor e contexto em que foi escrito.

Larissa Pickler 30/11/2011

Peter Pan
Os meninos do sítio gostariam de saber sobre o menino que nao queria crescer, Dona Benta pede o livro à uma livraria e le a historia para depois narrar para os meninos. Cada dia ela conta um pouco das aventuras de Peter, que acrescenta somente alguns detalhes daquela fábula que todos conhecem. Mas com um final diferente, onde Peter esquece de wendy e conhece outras crianças da sua idade, pois ele não gosta de adultos, ele só brinca com as crianças. A historia se repete a cada descendenbte de Wendy e também com todas as crianças.