Peter Pan Monteiro Lobato
J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

Manoela185 17/07/2023

Peter Pan
Estou participando da MLI2023, e para o desafio de ler algo no Skeelo, optei por este livro.

Cresci assistindo Sítio do Pica-Pau Amarelo e era apaixonada pelas histórias do Peter Pan, então ao ver esses dois mundos colidindo fiquei muito empolgada, mas não durou muito.

Pensa em um racismo estampado da maneira mais nítida possível, foi nojento ler isso.
Peguei tanta raiva dessa boneca Emília que meu deus.

Tirando essas passagens super desnecessárias e que mostram por inteiro a personalidade e pensamento do autor, o livro consegue ser legalzinho, mas não consigo relevar.
Analisse.Siqueira 19/08/2023minha estante
Com certeza concordo, mto.

Não foi o que eu esperava

Morgana Gomes 05/01/2021

Peter Pan
"Peter Pan" é daquelas histórias que fazem mais sentido quando lemos na infância. Depois que crescemos, ela tem outra interpretação. Talvez seja isso mesmo, crescer nos faz enxergar as coisas de um ângulo diferente. E se pararmos para analisar cada personagem... Nossa! Dá para criar um monte de teorias, daquelas que acabam com a infância de qualquer um(a). (hahahaha)
A versão de Monteiro Lobato tem a figura de Dona Benta recontando toda a história para Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Tia Nastácia. A ideia de recontar a história de Peter Pan ao seu modo é interessante, mas tem alguns pontos da escrita de Lobato que incomodam bastante (ler a parte de Emília sendo grosseira e preconceituosa com Tia Nastácia dá um nó na garganta). Ainda que suas obras sejam um reflexo da época em que foram escritas, acho que elas poderiam passar por uma adaptação. É importante debatermos as problemáticas das obras de Lobato e de outros(as) autores(as), compreender de sua época e recriá-las quando necessário. Na minha opinião, certos trechos não acrescentam em nada e não comprometem à narrativa.
Por fim, as ilustrações da Fabiana Salomão são belíssimas! Elas dão vida à história, recriam os cenários da nossa imaginação e nos transportam para dentro do livro, como é próprio de todo livro infanto-juvenil.

Manu Ferrari 18/07/2021minha estante
que legal, Benjamim!!

Lucas Fagundes 18/02/2020

Ler os livros do Sítio está sendo uma experiência pra lá de boa. É incrível como Lobato escreve histórias tão independentes, mas que se conectam em algum ponto, referenciando e referenciando as histórias que vieram antes. Peter Pan não é uma exceção a isso. De certa forma, esse livro não deixa de ser uma adaptação do clássico de Barrie, mas com aquela pitada da turminha do Sítio. Incrível!

Dani 25/11/2022

Grande clássico nostálgico e que precisa ser recriado
Monteiro Lobato foi um grande escritor e eu li ele quando era criança, então reler Peter Pan com o Sítio do Pica Pau Amarelo me deixou muito nostálgico e alegre, no entanto, ver certas passagens desnecessárias e preconceituosas, me entristeceu.
Nesse clássico, Narizinho, Emília e Pedrinho pedem para a Dona Benta contar a história do menino Peter Pan e Tia Nastácia se junta a roda de leitura. É prazeroso relembrar a lenda e reencontrar personagens amigáveis da infância.
Desnecessário apenas são os comentários racistas da Emília, uma personagem que visa ser criança, com atitudes tão indignas e desrespeitosas. Me pergunto como foi a geração que leu obras do Monteiro, na escola, triste.
Nesses casos, a recriação das obras de certos autores, são necessários para a humanidade.

Daisy Jones 03/07/2021

#DeasfioSkoob Não recomendo.
" -Peter Pan, diga-me, quem é você?(...)
-Eu sou a juventude! Sou a alegria da vida! Sou eterno e invencível!"

O livro em si é muito bom, porém o autor, Monteiro Lobato, é um tremendo rascita! As frases que ele uma usa com a Dona Benta são imperdoáveis na minha opinião. Dei a nota "razoável" pois a história em si é boa. Só esse pequeno grande detalhe que a estraga.

Peter Pan, o menino que não queria crescer. Peter estava procurando uma mãezinha para ele e os garotos perdidos que na Terra do Nunca viviam. Foi quando ele achou Wendy e seus irmãos, João Napoleão e Miguel. Todos juntos foram para lá, embarcar em uma divertida aventura.

Data de término: 03/07/2021

Maria13974 07/09/2023

Adoro Peter Pan e essa versão tbm
O livro é todo lindinho e tem algumas ilustrações lindas leiam!!!

jemaccarini 30/10/2011

O menino que não queria crescer.
Bem, eu adoro a história do Peter, aquele menino encantado que não queria de jeito nenhum crescer, por que ele não achava graça nenhuma em crescer.
A história toda eu acho que vocês ja conhecem, certo? o Peter conhece a Wendy e seus irmãos e leva eles para a Terra do Nunca,e lá eles fazem muitas coisa, ah lá tem fadas, lobos, índios, piratas, sereias, meninos perdidos e muitas outras coisas incríveis.
Lendo essa versão do Monteiro Lobato, contada pela Dona Benta, me fez querer ler o Peter Pan original,que lerei muito em breve. Por isso acho que vocês devem ler esse livro, ele é um livro gostoso de ler, que para quem tem uma imaginação toda doida como a minha, voa junto com a Wendy os seus irmãos e o Peter, para a Terra do Nunca, e se diverte muito.
A parte que eu mais gostei foi as ultimas frases:
" - Significa- disse Dona Benta - que Peter Pan é eterno, mas só existe num momento da vida de cada criatura.
- Em que momento?
- No momento em que batemos palmas quando alguém nos pergunta se existem fadas.
- E que momento é esse?
- É o momento em que somos do tamanhinho dele. Mas depois a idade vem e nos faz crescer...e Peter Pan, então, nunca mais nos procura..."
Sim eu acho que Peter Pan é eterno, e quem sabe ele ainda pode aparecer para um de nós? Eu não bato palmas quando me perguntam se eu acredito em fadas, por que nunca me perguntam isso, mas eu nunca falo que não acredito em fadas, por que não queremos que uma delas apareça morta por ai, né?

Kah 02/05/2022

peter pan
leitura simples e rápida.
a nota mediana que dei é pelos simples fato de algumas falas racistas dos personagens para com a tia nastácia, entendo que o livro foi escrito a anos, mas ler isso me chateou um pouco.
recomendo, se você busca uma rápida leitura.

Let 07/12/2021

???
Nem foi essa versão que eu li, foi em inglês, mas ignora que eu não tenha achado a edição???... eu gostei muito do livro, pq mesmo sendo em inglês eu entendi sem tradutor e me senti uma gênia, é isso. Livros infantis são legaid por isso, galerinha.???????

kirasu 17/04/2023

Saudades
Foi um dos meus hiperfocos na infância
li o livro mais 6 vezes em menos de 1 mês
gostava mto da história, dos desenhos, dos personagens...
me incentivou a continuar a leitura e a me apaixonar ainda mais por livros
q sdds af

Fimbrethil Call 23/12/2010

Peter Pan no sítio
Na verdade é a Dona Benta contando aos netos a história de Peter Pan depois de ler o livro de J.M. Barrie, em mais uma genial adaptação de Monteiro Lobato.

Leticia Cunha 30/11/2011

Um eterno garoto
Como todos já sabem Peter Pan conta a história de um garotinho que viva na terra do nunca com a fada sininho e que não queria crescer, bem, essa versão é um pouco diferente.
Dona Benta que ainda não conhecia a história encomenda o livro e á conta para as crianças, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e também para a tia Anastácia, ao longo da história as crianças vão tirando suas duvidas com palavras dificeis. Até em certo momento, começam a acontecer coisas estranhas no sitio, a sombra de tia Anastácia começa a se desfazer, como se fosse picotada, todos acham que é Peter Pan que ronda o Sítio mas não, era só mais uma das Molecagens de Emília, mas no fim tudo se acerta.
O doce garoto mostra que todos temos uma criança eterna dentro de nós.

z..... 22/08/2017

Peter Pan - 1930 (Edição da Globo, 2008)
Essa obra foi publicada em 1930 e tem desenrolar subsequente ao "Reinações de Narizinho", em um contexto em que o Gato Félix cita o Peter Pan, instigando Dona Benta a contar as aventuras para a turminha.
Vai na proposta de Lobato em recontar histórias infantis inserindo o entusiasmo, espanto, dúvidas e ingenuidade das crianças brasileiras frente às narrativas, com a intenção de contextualizar a cultura estrangeira à percepção infantil. Basicamente é a história do Peter Pan, mas com intervenções da turminha entre um comentário irônico de Emília, admiração de Pedrinho ou Narizinho, um complemento ao entendimento de algum aspecto com ajuda do Visconde e um choque cultural nas descobertas de Tia Nastácia.
Ao longo da coleção do Sítio percebemos que os primeiros livros são os que mais apresentam aspectos criticados principalmente pelos comentários considerados racistas. Sendo esse um dos primeiros, há citações nesse sentido, ditas por Emília e até por Dona Benta. A história tem também coisas que não seriam mais encenadas conforme o original nas adaptações modernas. Coisas de outro tempo.
Minha coleção é com edições da Brasiliense, como a publicou quando conheci esses livros na infância. Exceto por esse título, que adquiri em uma versão modernosa da Globo. Curioso que essa modernidade faz com que os tons arcaicos do livro fiquem super explícitos, destoando mesmo como algo que não é legal. Tipo assim, uma imagem super bacana da Emília e de repente um comentário dela pra lá de mau gosto.
A história passa a mensagem da infância como uma efêmera fase de encantos e descobertas, realçando uma nostalgia disso ao final.