Visível escuridão

Visível escuridão William Golding

Resenhas - Visível Escuridão

Aline Teodosio @leituras.da.aline 11/09/2021

Das chamas de um incêndio, surge um menino nu. Ele é salvo, porém será terrivelmente marcado por toda a vida. Por muito tempo ele foi apenas um número, depois se tornou Matty. Mas quem é realmente Matty?

Paralelo ao nosso personagem central, duas gêmeas ganham cena. Elas têm tudo e ao mesmo tempo não têm nada. E, assim como Matty, procuram desesperadamente, cada uma a seu modo, por um sentido para a vida.

Esse não foi um livro fácil de  ler. Golding gosta de pegar a nossa mente e destroçá-la. Ele nos joga na obscuridade medonha dos anseios humanos. Alerta de gatilho: violência, perversão sexual, pederastia, carência afetiva.

Precisei parar diversas vezes para sair dessa densidade nebulosa e respirar.

Matty passou a vida inteira em busca de respostas para seus questionamentos: "quem eu sou?", "o que sou?", "pra que sou?". Perguntas essas que praticamente todo mundo que já se sentiu perdido e deslocado já se fez ao menos uma vez na vida. Apesar de suas deformidades, ele não se faz tão diferente dos outros. Vide as gêmeas, lindas, imersas também (mas em outro panorama) em solidão, abandono, descaso... Vide nós, pessoas comuns, que carregamos dores que, muitas vezes, nem ousamos externar.

Acho que não entendi muitas coisas, ficaram algumas lacunas, me perdi diversas vezes em seus devaneios filosóficos. Entretanto, ficou marcante o azedume de um livro forte, indigesto e pesado, que vislumbra com maestria o breu da alma humana.

"Nós sabemos o que somos, mas não sabemos o que podemos ser".