O que é mito?

O que é mito? Everardo Rocha

Resenhas - O Que é Mito

Bella 18/04/2023

Minha orientadora de tcc me indicou esse livro e eu amei muito. Gostei muito da escrita sendo mais descontraída pra facil entendimento. Ele explica o mito por várias lentes e de uma forma muito divertida, sinto que realmente entendi e não só decorei igual um estudo pra provas.

Eduardo 08/01/2022

Na minha leitura de alguém que não é da área da antropologia, gostei bastante do livro. Ele faz o esforço de ser didático para iniciar o leitor na reflexão sobre o mito. Ele não se propõe a ser um manual, mas sim a introduzir o leitor gradativamente em algumas discussões sobre o mito, partindo de percepções gerais e definições de dicionário para se aprofundar usando como exemplo o mito de Édipo. As três leituras que ele oferece desse mito são a de Freud, de Foucault e de Lévi-Strauss, a qual o autor privilegia como um método para abordar outros mitos.

É uma leitura bem didática, me parece algo que um estudante de ensino médio com tempo e dedicação consegue ler sem grandes dificuldades. É bom ter claro que é um livro que possui um objetivo bem didático. Me parece ser um material muito básico, por exemplo, para um estudante de ciências sociais.