A Mulher do Oficial Nazista

Susan Dworkin

Resenhas - A Mulher do Oficial Nazista

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vieira 01/03/2024

A mulher do oficial nazista
Edith Hahn conseguiu sobreviver ao holocausto durante a segunda guerra ao se disfarçar com outro nome. Casou-se com um alemão nazista que mesmo sabendo que ela era judia, não a denuncia.
Chegou a ter uma filha com o oficial.
Perdeu vários parentes e amigos perseguidos pelos nazistas.
Sua sobrevivência foi fruto da coragem de várias pessoas que a ajudaram.

Rosana 20/02/2024

Esta é a história verídica de como uma mulher judia sobreviveu ao Holocausto. A autora nos presenteia com um documento histórico em forma de romance. Sua narrativa é especial, pois ela era dotada de uma mente privilegiada. Sendo uma aluna exemplar, ingressou na faculdade de direito e fez doutorado, algo incomum para uma moça na Áustria de 1930. Outro fato marcante é que o livro não termina com a vitória dos Aliados, mas continua nos anos posteriores, na tentativa de reconstrução da Alemanha e na crescente dominação russa. Em 1948, ela foge para a Inglaterra para escapar da KGB, que tentou recrutá-la como informante da Stasi.

JESSICA1248 19/08/2023

DESESPERADOR!
Quando eu li o conto da Aia eu fiquei impactada, lembro que foi um dos livros que mais me deixou reflexiva, pensando ?cara realmente isso pode acontecer?. ?Cara que loucura?.
Ao ler o relato dessa mulher, consegui fazer essa analogia.
As distopias não são tão distancias assim da realidade.
No relato dessa mulher eu tive informações do holocausto que nem todos os livros tem.
O medo a perseguição. As restrições.
Nenhum alemão saiu matando e exterminando assim do nada. Houve um começo houve aceitação e houve colaboração de TODO MUNDO.
Sempre haverá perseguição de minorias. Sempre haverá ditadores o que faz a diferença são aqueles que podem lutar contra a maré. Esse não é um relato de quem sobreviveu a um campo de concentração. Esse é o relato de quem sobreviveu no meio dos lobos. Essa mulher necessitou renegar tudo que acreditava e se transformar em outra pessoa para sobreviver. Viu os sonhos e a família serem arrancados dela. Sofri muito lendo o livro, em diversos momentos. Mais é algo muito necessário.

Rafa 06/02/2023

Um relato verdadeiro e real de uma sobrevivente do regime nazista, uma história linda e emocionante. Edith consegue enganar todo um regime e sobreviver o holocausto se casando com um oficial nazista... Uma história de resiliência, coragem e superação.
Uma mulher admirável e forte. Amei a leitura e super recomendo esse relato forte e emocionante.

Leandro. 22/01/2023

Livro bom.
A bondade se revela nas mais inesperadas pessoas, com muita luta Edith conseguiu sobreviver a maluquice nazista.

Andressa.Assis 15/01/2023

Emocionante
Edith foi uma mulher muito forte. Ela foi obrigada a deixar de lado sua identidade para que pudesse viver. Porém será que, durante aquele período de guerra, ela realmente viveu? Mesmo com toda a descrição precisa e simples, não consigo imaginar tudo o que ela passou, o quão difícil foi ter que fingir ser alguém que não era e lutar constantemente para não falar ou demostrar algo que a delatasse.

Nael 19/09/2022

Um fato histórico
Gostei bastante do livro. Deu pra sentir o peso de tet vivido aquela época na história. Marcada por varios acontecimientos, a história passa bem como uma pessoa juria era tratada naquele regime nazista na Europa. Um grande livro com certeza.

mhekira 05/09/2022

que história impressionante, é realmente muito penetrante a forma como os judeus fizeram de tudo para sobreviver aos horrores que eles e suas famílias passaram, é uma dor que nunca vai poder ser medida assim como nenhuma outra, tudo por não só uma mas várias mentes doentias que compactuaram com uma ideologia sociopata, racista e antisemita

Júlia 14/08/2022

Que livro
Já li diversos livros sobre a Segunda Guerra e o holocausto e todas as vezes eles me surpreendem de maneiras diferentes. O medo que ela deve ter sentido ao longo desse período por diversos motivos e a aflição são tocantes demais. Recomendo muito.

Marta 02/06/2022

Histórico e emocionante!
Essa é a história de uma judia inteligente e corajosa. Tinha uma vida familiar perfeita, boa educação, graduada em Direito, mas quando estava prestes a terminar seus estudos para se tornar juíza, foi pega pelos horrores da guerra. Sua família se separou e ela foi enviada para um campo de trabalho forçado. Nesse meio tempo, sua mãe fora enviada a um gueto na Polônia. Tudo ela fez para tentar sobreviver, até mesmo se passar por alemã, usando uma identidade de uma amiga. História real, fantástica, emocionante.

Pedro.Alves 26/05/2022

Uma história de angústia e superação
"Veja você, até mesmo os mais inumanos não eram sempre tão inumanos. Essa foi uma lição que eu aprenderia repetidas vezes ? como os indivíduos poderiam ser completamente imprevisíveis em relação à moralidade pessoal."

Josiane251 18/05/2022

História de muitas lutas.
Sempre me impressiono com histórias assim. Histórias reais que deixaram marcas em tantas nações. É impressionante como Edith conseguiu escapar de tantas coisas em busca de sua sobrevivência, como sofreu essa mulher.

Tinúviel 26/04/2022

Na busca pela sobrevivência somos capazes de fazer coisas impensáveis, e se você for mulher são coisas impensáveis ao quadrado. Em nome da sobrevivência em um momento de caos e horror, Edith fez o certo, ao meu ver, e pode viver para contar sua grande história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5