O Cacto

O Cacto Renê Ruchet

Resenhas - O Cacto

Isa 06/09/2020

Quero um cacto pra ontem!
O Cacto é um dos livros mais agradáveis e tranquilos que já li. Transmite uma paz danada e a leitura é tão fluída que você termina de ler rapidinho.
Eu nunca tinha lido nada que fosse narrado pela visão de um Cacto e acho que isso foi o mais surpreendente e o que mais me atraiu nesse livro. A oportunidade de lê-lo veio de uma parceria com a Editora Louisiana, onde recebi o ebook para ler e resenhar.
No meio de dezenas de tentativas em entender sentimentos humanos, e principalmente o amor, Cacto se vê preocupado com a vida de Carlos, seu melhor amigo. Sua rotina monótona é chata até a chegada da dona do sorriso mais incrível do mundo: Laura.
Laura rouba o coração do Cacto e do Carlos, mas algumas confusões acontecem e eles acabam perdendo tudo o que conquistaram. Carlos terá que batalhar e pensar positivo se quiser reconquistar a mulher por quem está apaixonado.
É claro que ele conta com a ajuda do Cacto, seu fiel amigo e parceiro. Nos mostra que às vezes só precisamos de um empurrãozinho para tomar as rédeas da nossa vida e assumir as responsabilidades do caminho que decidimos percorrer.
As análises e reflexões que essa plantinha nos traz me fez parar para pensar na minha própria vida, e acho que todos precisamos fazer isso em um momento: parar e pensar. O que precisamos mudar? O que pode continuar exatamente como está? O que queremos mudar? Às vezes acho que precisamos de um cacto.

site: https://sutilexistencia.blogspot.com/2020/08/resenha-o-cacto-rene-ruchet.html

Ane Vasconcel 19/10/2017

Uma leitura filosoficamente leve
O Cacto de Renê Ruchet é uma bela metáfora sobre o amor e as complexidades dos sentimentos humanos, uma agradável e original interpretação. O significado do amor, criado nesse livro, com um toque reflexivamente doce, não poderia ser diferente, o amor, tão vivo quanto tudo que percebemos na natureza. Assim como um Cacto, vivo, e cheio de espinhos, é o amor, vivo, e com espinhos, que às vezes fere de leve em sua confusão, e às vezes fere intensamente, deixando encravados alguns espinhos. Descubra a cor do amor nesse mergulho reflexivo simbolizado por um amigável Cacto.
19/10/2017 - Ane Vasconcel.

Amanda Reznor 18/08/2017

Gravitando em ondas verdes
O Cacto, de Renê Ruchet, é uma delicada reflexão sobre as formas que o amor assume durante o cotidiano. Através da visão incrível de um pequeno cacto, vamos tendo contato com a realidade sob a perspetiva da planta, que aos poucos vai aprendendo mais sobre as pessoas com quem convive, os desastres e as alegrias que permeiam o dia a dia. É uma viagem que nos coloca em contato com a evolução das emoções sob diferentes ângulos, ensinando que podemos até não entender o que é o amor, mas que somos rodeados e entremeados pelo amor o tempo todo - amor esse que, de acordo com o filosófico Cacto, pode ver azul, amarelo, vermelho, roxo... Pode ter todas as cores ou mesmo ser inteiramente verde, como ele próprio!