Confissões

Confissões Kanae Minato

Resenhas - Confissões

Rosangela Max 24/01/2022

Genial!
Amei o jeito que a autora construiu a história, revelando uma surpresa a cada capítulo.
Foi muito inteligente a forma que cada parte da trama foi amarrada.
Um ótimo suspense psicológico do início ao fim.
Gostei muito!
Recomendo a leitura.
CPF1964 25/01/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos. Feliz que você também tenha gostado.

Rosangela Max 25/01/2022minha estante

B.norte 26/01/2022minha estante
Kanae Minato é uma das poucas autoras japonesas traduzidas para o português!
Adorei ler uma resenha positiva sobre a obra da autora, estou ansiosa para ter tempo e ler suas histórias.

Rosangela Max 26/01/2022minha estante
Primeiro livro que li dela e já quero ler outros. ??

CPF1964 26/01/2022minha estante
Eu já todos os livros dela publicados no Brasil. Gostei de Penitenciária também. Infelizmente não gostei do último.

CPF1964 26/01/2022minha estante
Eu já li....

Rosangela Max 26/01/2022minha estante
Eu já tenho o livro Penitência, que pretendo ler em breve. Ainda não adquiri o último. É uma pena que os livros dela não estão recebendo boas avaliações, né? Achei a escrita envolvente.

CPF1964 27/01/2022minha estante
Concordo com você.

CPF1964 27/01/2022minha estante
Penitência tem uma narrativa similar a de Confissões.

B.norte 28/01/2022minha estante
Acho que muitas pessoas que estão lendo literatura japonesa no Brasil, ainda não estão preparadas para ler essas histórias. Claro que não posso generalizar. Mas, muitos brasileiros não possuem a mente aberta o suficiente para entender que a escrita japonesa, em muitos casos é diferente do nosso estilo de escrita.

Existem aspectos que são culturalmente comuns na construção literária japonesa que muitos leitores no ocidente não gostam, como finais em aberto e em alguns casos nada de final feliz, só vida que segue; narrativas muito descritivas; ou até mesmo personagens principais que são fora do padrão que o ocidente está acostumado.

Acho que quando estamos dispostos a ler a literatura de um outro país que é tão diferente do nosso, temos que parar de tentar encaixar essa literatura nos nossos padrões. Mas, devemos começar a tentar entender e identificar os padrões que eles utilizam para fazer a literatura.

Não somos obrigados a gostar de tudo, eu mesma não gosto de algumas histórias, mas acho que a literatura é uma ferramenta para conhecer melhor a maneira como um outra cultura descreve sua própria visão de mundo e acredito que com isso possamos derrubar as barreiras do preconceito cultural.

B.norte 28/01/2022minha estante
Acho que me empolguei ?

Rosangela Max 28/01/2022minha estante
Seu posicionamento foi perfeito! ?????? É bem isso mesmo. Adoro os autores que trabalham com as entrelinhas, com a sutileza, com a escrita poética? enfim que se diferenciam da literatura que, normalmente, hoje é hypada. Sou bem eclética, gosto de todos os gêneros. Também não tenho nada contra o hype, mas me sinto frustrada quando vejo algumas histórias (bem chinfrins) sendo ?enaltecidas?, enquanto outras (que mereciam destaque) passarem quase que despercebidas.

Fabricio268 21/12/2021

Doentio.
São muitos os livros de suspense que tem por aí. A grande maioria segue uma receita bem parecida. O destaque, ou o que os diferenciam são as pitadas pessoais que cada autor coloca no seu livro. Mas e quando o escritor faz algo que você nunca leu antes? Ele escreve um livro DIFERENTÃO? Não sei. Sei apenas que ele faz algo novo que prende imediatamente qualquer admirador de romances policiais.
Se compararmos com filmes, foi mais ou menos o que aconteceu com Matrix, O sexto sentido, Os outros. Filmes que saíram totalmente da curva por serem diferentões.
Talvez o livro seja diferentão somente para mim, que não li nada parecido ainda.
Para finalizar, além de diferentão, é doentio ao extremo.
Michela Wakami 21/12/2021minha estante
Oi, Fabrício! Vou colocar esse na minha lista, ainda não li nada dessa autora.
Vou pesquisar sobre a autora, fiquei curiosa para saber se ela vende muito aqui no Japão.

Janaina Edwiges 21/12/2021minha estante
Sua resenha nos instiga ainda mais a querer ler o livro! Tudo que sai um pouco só convencional é um atrativo bacana para se conhecer.

Riva 21/12/2021minha estante
Parafraseando o Kid Abelha: depois de ler este livro os outros livros são os outros livros e só!

Eu virei fã desta autora! E tudo o que li dela até hoje não me decepcionou!

Fabricio268 21/12/2021minha estante
Já incluí na os outros dois recomendados por você e pela Drica. Concorda comigo que este é doentio?

Fabricio268 21/12/2021minha estante
*na lista

Lorena.Naben 22/12/2021minha estante
Já tô indo correndo ler ?????

Riva 22/12/2021minha estante
Sim, é doentio sim! E, talvez por isso mesmo é que nos deixe tão sem vontade de parar de ler (coisa de doido!)!

Deise 22/12/2021minha estante
É um suspense bem diferente, mas quando eu li gostei muito. E o final? ???

Fabricio268 22/12/2021minha estante
O final!! Que final!! ?

Carolina.Gomes 22/12/2021minha estante

Fabricio268 22/12/2021minha estante
É Carolina, tem que ler. Vai ficar espantada!

Wania Cris 14/04/2019

Parecia uma perda de tempo
Mas terminou como uma leitura realmente chocante. A forma da escrita me assustou no início e o fato de a estória ser contada e recontada parece maçante, mas, se torna esclarecedora, já que cada um vê os fatos por uma certa perspectiva. Livro curto, leitura rápida, mas, de resultado impactante.
Ca Agulhari @literario_universo 05/05/2019minha estante
Cheia de plot twist né. Pqp.

Wania Cris 06/05/2019minha estante
Eita atrás de eita... o julgamento que a gente faz no início não se mantém durante a leitura.

Helder 19/07/2020minha estante
Tb estou achando maçante a repetição da mesma história.

Ca Agulhari @literario_universo 25/07/2020minha estante
Helder, a gente não achou perda de tempo não.

Helder 25/07/2020minha estante
Eu não achei perda de tempo não. Curti o livro.

Ca Agulhari @literario_universo 25/07/2020minha estante
Adorei ele todo, difícil eu achar outro que me prenda assim ultimamente.

Wania Cris 25/07/2020minha estante
Foi uma leitura que amei fazer. Sim, é maçante as partes repetitivas, mas vale o esforço.

Pandora 28/07/2018

Que livro, senhoras e senhores! Que livro!

A professora Moriguchi anuncia, no último dia de aula, que não voltará mais pra escola. Uma aluna pergunta se é por causa do que aconteceu com a filha dela. Ela responde que é por causa de como aquilo aconteceu com a filha dela. Este é só o início de uma cadeia de acontecimentos desastrosos.

Contado sob a ótica de cinco pessoas, Confissões é um livro tenso, eletrizante, perturbador e que levanta muitas questões sobre o comportamento humano.

A sociedade japonesa, apesar de todas as influências que possa ter recebido ao longo dos tempos, ainda é uma sociedade muito tradicional, que preza pela ética, o bom comportamento, o trabalho incessante, a obediência, o respeito à hierarquia e às tradições, o coletivismo. Falhar, fracassar, não corresponder às expectativas, passar por uma humilhação são algumas das questões que angustiam os japoneses, que os pressionam, os deixam ansiosos e estressados a níveis muitas vezes alarmantes. E as consequências dessa tensão podem ser fatalmente perigosas.

Olhando para a moça com cara de anjo que ilustra a orelha deste livro, não dá pra imaginar as transgressões, as insanidades, as maldades que passaram por sua cabeça para escrever este livro. Assim como não é possível adivinhar o que se passa pela cabeça de ninguém.

Eu fui envolvida por cada personagem e cada narrativa deste livro e só não dou cinco estrelas porque nos dois últimos capítulos muitas coisas ficaram sem uma explicação.

“(...) é muito fácil se unir a alguém que já começou a condenar outra pessoa. A gente não precisa nem sair do lugar, é só dizer: “eu também acho!” Mas não é só isso: a gente acaba se sentindo bem quando atormenta uma pessoa má - às vezes até ajuda a aliviar o estresse. E depois da primeira vez, a gente pode ter vontade de sentir aquilo de novo - achar que precisa acusar alguém só para sentir de novo aquele frisson. Na primeira vez, a gente realmente acusa algum canalha, mas, na segunda vez, talvez a gente comece a usar da criatividade para acusar quem não merece.”
andrea 28/07/2018minha estante
Óiaaaaaa,não é que gostei!srsrsrsr

Pandora 28/07/2018minha estante
Viu? Acho que você vai gostar mesmo.

Lu 30/07/2018minha estante
hmmmm interessante. Já está na minha lista!

Pandora 30/07/2018minha estante
Acho que você vai gostar, Lu; mesmo eu gostando... rs...

Lu 30/07/2018minha estante
hahahaha. Agora fiquei mais curiosa ainda! Tenho de ler logo!!!

Thaís Zanetti 11/08/2018minha estante
Hummm é exatamente isso que eu precisava rsrsrs

Pandora 11/08/2018minha estante
Recomendo, Thaís!

Bookster Pedro Pacifico 20/11/2020

Confissões, de Kanae Minato
Até escolher o livro para a leitura conjunta do #desafiobookster2021, para o gênero de thriller, nunca tinha ouvido falar da autora japonesa Kanae Minato. Para a minha surpresa, a autora decidiu escrever já tarde, tendo “Confissões” sido sua obra de estreia, mas, por que fiquei surpreso com isso? O que me chamou a atenção, sobretudo após a leitura, foi como a autora conseguiu já em seu primeiro livro mexer tanto com o psicológico do leitor, despertando sensações incômodas e questionamentos interessantes.

A sinopse já tem uma premissa fora do comum: a protagonista, uma professora, planeja uma vingança contra crianças, seus próprios alunos. É que após a morte de sua filha de 4 anos, a professora Yuko Moriguchi revela que a filha não morreu por conta de um acidente, mas sim que a morte foi causada por dois de seus alunos. Por isso, sua última aula será a vingança que procura pela perda da filha!

Esse fato já é, por si só, capaz de perturbar a mente do leitor, mas confesso que ao longo da leitura a narrativa vai se desenvolvendo muito mais e fiquei bem impressionado com o número de reviravoltas.

Outro ponto que gostei bastante é que o livro é construído a partir das diferentes vozes dos personagens, ou seja, vamos descobrindo os detalhes da trama a partir de cada uma das perspectivas. Por causa disso, a leitura também desperta uma discussão interessante sobre aquele velho paradigma do bem e do mal, fazendo com que o leitor questione os possíveis motivos que estão por trás de atos repugnantes.

Por outro lado, essas múltiplas vozes também fizeram com que a leitura ficasse repetida em alguns momentos, mas nada que pudesse comprometer o ritmo construído pela autora. Também vale mencionar que em algumas passagens Minato trata da questão do vírus HIV de uma forma sensacionalista e sem a seriedade que merece (não sei se foi proposital ou não, mas pode gerar discussão).

Para quem gosta de thrillers ou para quem, assim como eu, não está acostumado com esse tipo de leitura, recomendo bastante “Confissões”: uma leitura rápida, inteligente e incômoda!

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
Mariana 20/11/2020minha estante
Estou lendo e adorando!

Clicia 27/09/2021minha estante
Concordo

daileituras 02/10/2021minha estante
Li,gostei bastante..
Tem que ter uma certa mentalidade em muitas questões.
Vendo o ponto de vista de ambos os lados,percebemos que tudo que ocorreu teve um motivo.Não que seja justificável atos assim.Pois sabemos que coisas assim ocorrem de verdade.
Esse livro nos faz refletir em nós mesmo.
Qual seria a sua reação se passem pôr isso?
Foi perturbador sim,ainda mais por ver o lados dos adolescentes.
Que se parar pra pensar são cobrados constantemente, pela escola,os pais,tentam se encaixar no mundo e têm dificuldades por conta da nossa sociedade.
É um livro que muitos deveriam ler,para assim repensar um pouco,nas próprias atitudes.
Uma palavra mal colocada,um gesto, pode acarretar em um transtorno sem volta.

Lilinhafofa 11/01/2022minha estante
Eu gostei muito do livro não conseguia largar e fiquei tensa o tempo todo. EU SIMPLESMENTE AMEI

Marina 09/03/2023minha estante
Simplesmente um dos melhores livros que já li, interessantíssimo como mostra o ponto de vista de todos e seus motivos?.pqp

Kajorn 04/02/2024minha estante
Aonda não li o livro, mas o filme que fizera, dele é maravilhoso. Muito tenso mas muito bom.

Gecilene1 10/02/2024minha estante
Infelizmente o livro não foi deu certo pra mim, demorei uns vinte dias pra ler, achei cansativo

Eukaua 22/07/2021

Uma grande e boa surpresa!
Esse livro foi pra mim, a maior surpresa do ano, fui ler por ler mesmo e acabei favoritando.
Como diria Paulo Ratz, esse livro tem camadas...

O livro conta a história de uma professora que perdeu sua filha de 4 anos, ou melhor, falar que o livro conta a história de uma professora seria muito superficial de minha parte. Afinal, o livro tem seis capítulos que são narrados por diferentes personagens, contando seus diferentes pontos de vista... O que reforça a tensão criada durante o livro e também o fato de cada um conta uma revelação que acaba mudando o que nós entendemos da história.

O livro retrata problemas psicológicos e acima de tudo a crueldade e falta de senso humano.

*Pode conter gatilhos*
Meneva 22/07/2021minha estante
EU AAAMOO

Raquel Cesar 22/07/2021minha estante
Vou te pedir amizade só pq és ratazaner (e pq tbm amei esse livro)

Eukaua 22/07/2021minha estante
Amooo!! Rsrs

Sah Imperia 23/07/2021minha estante
Oiii, queria começar a ler esse livro mas estou receosa por conta dos gatilhos que poderiam ter. Você poderia me falar que tipo de gatilhos poderiam existir nesse livro,por favor?

Raquel Cesar 26/07/2021minha estante
Sah, eu não vou lembrar com detalhes de tudo, mas tem violência, manipulação psicológica / terrorismo, depressão, suic**io, tem umas falas muito problemáticas também (que atribuí à diferença cultural, mas eles demonstram ideias nocivas sobre maternidade, trabalho, esforço, meritocracia, poder, etc). O livro todo é bem problemático, acho que é por isso que serve tão bem como obra de thriller/suspense/terror

Eukaua 26/07/2021minha estante
É isso!

Deja 24/08/2019minha estante
Amei sua resenha!!

Mona 17/09/2019minha estante
Exatamente isso...... estou aqui passada ainda..... kkkkkkk

Evelyn Marinho 18/09/2019minha estante
Saiu o novo dela vocês viram? Não sei se consigo ler kkk

Deja 18/09/2019minha estante
Nossa ela é maravilhosa né, mas assustadora se tratando do assunto VINGAN?A!! Kkkkkkk

Mona 18/09/2019minha estante
Eu vi, baixei ontem ..... mais agora preciso respirar kkkkkkk
Tenho até medo do que possa vir meninas kkkkkkkk

Evelyn Marinho 18/09/2019minha estante
Mona melhor esperar mesmo pra se recuperar kkk

Flavia_Lo 31/05/2024

Aí, que saudade que eu tava de ler um suspense diferente.
Não me lembro quem indicou, o que me contaram ou se eu só achei no meio da biblioteca do Kindle e gostei da temática.

Só sei que quando eu comecei a ler, já não lembrava de mais nada, comecei às cegas.

O livro é dividido em 6 capítulos, com confissões de 5 pessoas diferentes. O que a gente sabe é que a filha de uma professora morr&u afogada na piscina da escola e agora, uns anos depois, a prof volta fazendo um monólogo, contando que sabe que não foi acidente e sim um assassinat0 planejado.

Todas essas confissões são de pessoas próximas dos possíveis assassinos ou deles mesmo.

Eu gostei bastante, quando comecei o primeiro capítulo, jurava que ia odiar, que seria muito arrastado, mas depois disso as coisas fluem melhor, alguns acontecimentos são bem repetitivos, porque são narrados de vários pontos de vista diferentes, mas como eu li esse livro aos poucos, não foi algo que me incomodou.

Enfim, adorei, fiquei surpresa com o plot, não muito, mas fiquei, as crianças desse livro são bem perturbadas, que nem a família delas, eu amo (risos).
Samukk 31/05/2024minha estante
Esse final foi maravilhoso

Flavia_Lo 31/05/2024minha estante
samu, me surpreendi muito, até me perdi em quem é mais maluco kkkkkkkkk

Samukk 31/05/2024minha estante
Os japas devem competir quem é o mais maluco kkkk

Flavia_Lo 31/05/2024minha estante
crianças em geral ?????
crianças nesse livro ?????

JuliaAbreu19 02/06/2024minha estante
esse pareceu interessante em, já vô bota na minha próxima lista

Flavia_Lo 02/06/2024minha estante
Ju, esse livro mesmo não sendo o mais surpreendente que já li, tem uma proposta bem diferente, eu adorei

Simone de Cássia 27/08/2017

Esse livro é a prova de que em poucas páginas um autor pode prender a atenção da gente e criar uma boa trama sem lenga-lenga e mi-mi-mi! A narrativa dividida em visões particulares dos envolvidos dá um gosto delicioso à leitura e os fatos que a gente não entende na versão de um personagem, na narrativa do outro se esclarecem. Além de tudo, aborda o mundo oriental com suas particularidades. O final é a cereja do bolo! Muito bom!!!
Nana 27/08/2017minha estante
Concordo! Em menos de 200 páginas uma trama super bem desenvolvida, enquanto que a maioria dos livros tem mais de 300 ou 400 páginas com uma enrolação sem fim...Tô lendo e louca pra chegar no final, apesar de poucas páginas é denso e a leitura não é tão rápida.

Jenny Puerta 27/08/2017minha estante
Eu tb amei, foi o melhor livro q li esse ano!

MANINHA BLOOM 28/08/2017minha estante
Também quero ler....

Nana 29/08/2017minha estante
Vou te mandar então Maninha!

MANINHA BLOOM 29/08/2017minha estante
Obrigada...

Carol 19/10/2017minha estante
Tô curiosa!adoro suspense mas sou meio medrosa!!????

Amy 25/07/2020minha estante
O SKOOB COMEU MINHA RESENHA, ENTÃO VOU PUBLICÁ-LA TODA AQ, PQ SIM.
*Spoilers a seguir*

Ler esse livro foi uma experiência curiosa, tendo pontos de vistas diferentes a cada capítulo.
Você busca querer acreditar naquilo que está sendo narrado, mas não deixa de desconfiar, pelo simples fato de que é em primeira pessoa, então você pode estar sendo enganado por aquela visão.
Ainda, talvez o delírio tenha consumido tanto um personagem que talvez ele tenha imaginado ver alguém abrir os olhos para poder justificar sua necessidade de ser culpado.
Eu tinha minhas dúvidas quanto a A na parte da narração da Mizuki (outra abduzida nessa contaminação de crimes que são amplamente dilacerados e mostrados pela mídia), mas quando A finalmente começou a narrar, percebi que ele na verdade é extremamente parecido com uma pessoa que conheci.
É sempre um dilema, quem é o culpado? A mãe, o pai, o filho já nasceu assim, ou é culpa dele não ter desenvolvido uma personalidade adequada e decente?
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Não consigo escolher lados, eu só >>entendo

Amy 29/07/2020minha estante
Cara desisto, comeu o resto da resenha msm

Amy 29/07/2020minha estante
Spoiler q vou colocar aq para lembrar futuramente:
Não sei se a professora realmente implantou a bomba lá, se vai presa, oq é mt provável se fez aquilo. Ou ela só queria provocar A? A vai msm ser preso? Não esperava q ela tomasse aquele rumo no final, principalmente se implantou msm a bomba.
A é mais um psicopata, que só usou sua psicopatia para o mal quando certos gatilhos foram ativados.

Amy 29/07/2020minha estante
O Terada é o personagem mais irritante e sem noção no meu ponto de vista

Amy 29/07/2020minha estante
B surtou total mesmo, hm.

Carla Sol 23/04/2019

Vingança mais que perfeita...
Oh my God....que vingança mais perfeita foi essa?

Esse livro tem um estilo de escrita bem diferente. Talvez por ser de uma escritora japonesa, algumas coisas ficam difíceis de compreender pelo simples fato da cultura ser tão diferente da nossa. Como por exemplo, a dimensão que lá tem da professora ser tão leal e protetora aos seus alunos, agindo como se fossem verdadeiras mães. Elas tem um dever moral de se entregar profundamente à essa proteção. Algo tão diferente do que temos aqui.

No livro, percebemos tambem que mães solteiras são extremamente mal vistas pelos orientais e seus filhos são taxados de mal cuidados, mal amados. Pensamento completamente ultrapassado na sociedade ocidental.

No entanto, a história nos leva para um ambiente estudantil e familiar que existe no mundo todo. Nos traz famílias desestruturadas, mães desequilibradas, adolescentes sem empatia com o próximo, frios, vazios, cheio de traumas, baixa auto estima que começa dentro do seio familiar. Um retrato fiel de muitos jovens dos dias de hoje. Seja no Japão ou em qualquer outro país.

O thriller psicológico é estimulante, frenético e a cada capítulo vamos conhecendo cada uma das mentes dos personagens principais. Passamos a entender pouco a pouco o que os levaram a cometer determinados atos. O porquê e os motivos de pensarem daquela forma. Achei a autora sensacional por nos fazer entender cada ponto de vista sem entregar a surpresa que viria ao final.

Terminei a leitura completamente chocada e ao mesmo tempo me sentindo vingada por tudo o que li. O final foi bem impactante e ao mesmo tempo merecido. Ameiii...super vale a leitura!!!
Alcione13 23/04/2019minha estante
Já amei novamente a resenha. E darei outra olhada nesse livro. Você arrasa.

Mari M. 23/04/2019minha estante
Nossa tenho ele no kindle! Vou ler!!

Carla Sol 23/04/2019minha estante
Obrigada Alcione :-) Olha...acho que vc vai amar esse livro. Tem um tipo de mistério e escrita que não estamos muito acostumados, é bem diferente dos thrillers americanos...essa leitura super funcionou para mim! Vale muito a pena...

Carla Sol 23/04/2019minha estante
Mari M. Só digo uma coisa...corra pra ler...muito bom!!!

Alcione13 23/04/2019minha estante
Vou acabar dois aqui e já começo ele. Obrigada

Thzk4i 08/11/2022

NOSSQ
ESSE LIVRO É MT BOM, Y?KU RAINHA, faria o mesmo que ela, mas se eu falasse que não me interessei pelo oq o sh?ya diz ou pensa eu estaria mentindo.
kalyne11 08/11/2022minha estante
amg, terminei esse livro hoje!!!!!! aaaaaaa amei demaiss

você goste de thrillers?

Thzk4i 08/11/2022minha estante
GOSTO MT KSSKSKSK

Vamos ler algummm

Thzk4i 08/11/2022minha estante
Aceito recomendações?

May 23/10/2022

Mais uma das recomendações da carol do Instagram (mcarolbrx), ela recomenda livros maravilhosos e que não paro de lê-los.

Sobre o livro em si, eu achei muito bom, só não imaginava que B teria um problema psicológico tão profundo, sendo capaz de matar outra pessoa e ainda se vangloriar pela primeira morte.

O plot twist é perfeito, depois que você entende a situação de cada um, e que independente do que os personagens viveu, eles são, sim, culpados pelos seus próprios atos. E que muitos culpam os outros pelo modo como viveu, como muitos apontam em Dahmer, culpando os progenitores.

Mas os últimos 10% do livro foi impressionante, eu não imaginava que ela poderia ter voltado, e feito sua vingança mesmo?
Ana Paula Del Rey 23/10/2022minha estante
? queria ter gostado desse livro que ódio

Ana Paula Del Rey 23/10/2022minha estante
Não engoli a parte do leite até hoje

May 23/10/2022minha estante
A parte do leite, eu fiquei chocada, mas vc leu tudo, tudo? quando está terminando o livro, a sensei conta a história toda

Ana Paula Del Rey 23/10/2022minha estante
Li tudo, acho que não me dei com o estilo de escrita mesmo

May 24/10/2022minha estante
ahhhh :(( pode ser isso

Eduardo Rockwell 01/05/2022minha estante
Incoerente chamar Nove Desconhecidos de irresponsável e dar 5 estrelas pra esse! Kkkkkk

Mandy do @blogsobrealeitura 01/05/2022minha estante
Na verdade não é não, já que Nove desconhecidos não é narrado por um narrador não-confiável.

Mandy do @blogsobrealeitura 01/05/2022minha estante
E se você ver bem eu não dei 5 estrelas, falei minhas ressalvas e Nove desconhecidos não é uma leitura que prende, caminha de lugar nenhum pra nenhum lugar.

Eduardo Rockwell 01/05/2022minha estante
Entendi seu ponto, mas acho que Nove Desconhecidos caminha á uma resolução do problema de forma real, é mais como um debate, mas entendo quem não gostou kkkkk

Claudia Cordeiro 17/08/2017

Depois que comecei a ler, não queria mais parar; resultado, mesmo tendo coisas para fazer, consegui ler em 2-3 dias. Foi ótimo ver o ponto de vista de cada personagem, foi uma dissecação do pensamento dos assassinos, da mãe da vítima etc.. e teve surpresas na história tb. Realmente MUITO interessante, recomendo!
Zenttibal 18/08/2017minha estante
Um tanto surreal, mas genial mesmo assim... 5 estrelas também.

Chris 18/08/2017minha estante
Não curto livros com morte de crianças mas me empolguei de ler esse. Entrou p minha wishlist.

Zenttibal 23/08/2017minha estante
Claudia, se fores trocar me avisa antes de liberar, ok? Reserva pra mim... Quero muito! :)

Claudia Cordeiro 23/08/2017minha estante
Te mandei um recado