La tregua

La tregua Mario Benedetti

Resenhas - La tregua

raíssa. 30/12/2022

Amo livros em formato diário, faz parecer mais íntima a relação com o personagem-narrador. Santomé é um homem de meia idade que tem suas qualidades e seus muitos defeitos. É interessante essa perspectiva humanizada de alguém mais velho, seja no seu aspecto conservador ou no da fragilidade. Gostei de acompanhar alguém na casa dos 49-50 anos com tantas incertezas e inseguranças, com tanto encantamento e ternura por um novo amor. Me dá certo conforto pensar que a vulnerabilidade é uma condição humana, que não tem idade, maturidade ou experiência de vida que tire de alguém os medos ou a possibilidade de se apaixonar perdidamente.

Thiago 18/05/2021

O tio da Sukita se apaixona, mais ou menos isso o resumo do livro. Ou então: Vinicius de Moraes no Uruguai.
Luana 20/05/2021minha estante
hahahahhaha

Taisa 21/02/2021

Um bom livro
Muito fluido, em formato de diário. Não tem um final previsível, mas, ao longo da história, eu sentia que algo estava estranho... Enfim, para quem puder ou quiser se arriscar, sugiro ler o original em espanhol.

sergio buchholz sottili 05/02/2021

Por mais que Benedetti seja interessante e qualquer romance situado em Montevidéu seja perfeito, esse livro não me prendeu. Eu realmente não buscava tanta melancolia nem existencialismo. De qualquer forma, quero ler mais livros dele, provavelmente de teor mais social. Talvez só não tenha rolado química mesmo.

giulia.berbel 24/10/2020

Una historia (triste) de amor
"Ella me daba la mano y no hacía falta más. Me alcanzaba para sentir que era bien acogido. Más que besarla, más que acostarnos juntos, más que ninguna otra cosa, ella me daba la mano y eso era amor."

Rosane Gardin @livrosportodososcant 16/06/2020

Através das anotações em seu diário, conhecemos Martin Santomé, um viúvo e pai de três filhos já adultos, que aguarda ansiosamente sua aposentadoria.
Uma escrita fluida, leve, que diverte, emociona, toca o coração.

Debora 15/05/2020

Um diário masculino que me tocou
Estou em uma fase em que a leitura de um livro com um personagem homem branco hetero classe média de meia idade não é comum para mim.
Pois este personagem e seu diário, que acompanha a passagem de sua vida para os 50 anos e a espera da aposentadoria, em uma vida meio cinza que nada demais acontece, até que o amor chega e traz alegria, me cativaram, me emocionaram e me trouxe boas emoções.
Sim, o livro apresenta problemas pra mim (mas precisamos considerar o tempo em que foi escrito), mas eles não me atrapalharam de sentir como o personagem. Um livro muito bonito, muito mesmo. Cotidiano, feliz, pleno, triste...ao longo do passar do ano. Recomendo!

Thiago Barbosa Santos 09/09/2017

Genial trégua de Mário Benedetti
La Trégua é mais um dos grandes romances uruguaios que tive a oportunidade de ler em 2017. Comprei na viagem que fiz ao Uruguai no ano passado. O livro escrito por Mário Benedetti conta a história de Martin Santomé, um viúvo, pai de três filhos, que está prestes a se aposentar de um trabalho burocrático e maçante, que exerceu quase que em toda a vida profissional.

O protagonista não tem mais muita perspectiva. Apenas espera se aposentar e descansar de uma vida de dissabores. Martin não se dá bem com os filhos, perdeu a esposa cedo e tinha uma vida melancólica. Mas faltando pouco tempo para a aposentadoria, recebeu na oficina onde trabalhava uma nova colega de trabalho, Avellaneda, bem mais nova que ele. Se apaixonou e foi correspondido.

O novo amor trouxe um colorido especial na vida de Martin. Porém, algo traumático acontece e o protagonista percebe que, na verdade, aquele momento de felicidade vivido com Avellaneda foi apenas uma trégua, um momento de felicidade no meio de uma vida infeliz. A história é narrada em primeira pessoa, em forma de diário.

Na resenha do outro livro que li de Benedetti, La Borra del Cafe, disse que o uruguaio tem uma escrita objetiva, clara e ao mesmo tempo poética. La Trégua confirmou esta impressão e o escritor entrou de vez na minha lista dos autores sul-americanos prediletos.

Marlete 07/06/2013

Eu não queria parar de ler ! Uma estória bonita, mas triste.

Carolina 19/10/2010

Benedetti e o amor
Um marco. Uma viagem pelo amor e pelo que importa - de fato - na vida.