A Marca

A Marca Fernando Sabino

Resenhas - A Marca

Ana Seerig 08/06/2023

Um rápido (re)encontro com Sabino
"...é assombroso como você está escrevendo bem a prosa de ficção. É uma coisa admirável a sua linguagem e o seu estilo. Você está escrevendo tão bem como Machado de Assis."

Mário de Andrade escreveu isso em 24/08/1943, após ler "duma sentada" a novela que um Fernando Sabino de 19 anos enviara a ele. Junto veio a recomendação: "A Marca precisa ser publicada já, para você se livrar duma talvez obra-prima que está escravizando você." O impacto dessas palavras fez com que eu buscasse o livro que ainda não estava na minha coleção de Sabino. Semanas depois, em um feriado que não rendeu como eu queria, já que cabeça cansada não se concentrava, resolvi buscar "A marca" na estante.

Duas horas de leitura - provavelmente menos, se não contássemos as pequenas pausas. É sempre tão bom encontrar Sabino! Me dá uma paz enorme, mesmo quando as histórias são tristes. Não sei se tristeza seria o adjetivo correto para a "A marca". Desalento cabe melhor. Um desalento que me lembrou Floriano Cambará (que então nem existia - é curioso pensar nisso) e lembrou a realidade que me fez entender o título escolhido por Verissimo: "O arquipélago".

"A marca" registra as imperfeições e dramas da vida familiar. Me pergunto se alguma não sofrerá com elas. Por isso me lembrou dos Terra Cambará, por isso me lembrou de algumas realidades pessoais. No fim das contas, a leitura traz consolo, porque nos lembra que qualquer convivência humana é imperfeita - não importa quais aparências sejam mantidas.

Assim como outras histórias de Sabino, demorarei muito tempo para remoê-la. No momento, só fico feliz por tê-la escolhido para fechar esse quieto feriado.
Francisco 10/04/2024minha estante
onde encontrou pra ler??

CAMBARÃ 31/10/2020

A forma que ele colocar os problemas sócias é incrível nem parece que ele faz crítica. O dom do Sabino de nos levar ao passado!, a infância aos desejos primários.