Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Nico 14/08/2017

Mais ou menos
Primeiro, o que eu posso falar sobre a edição deste livro? Selo Darkside de qualidade. Maravilho! Capa e contra capa belissímos. Adorei o lugarzinho reservado para homenagiar o nosso pet (onde marquei o nome da minha filha canina que já se foi Katie) e como cada capítulo começa com a ilustração de uma constelação do animal envolvido na história.
Agora falando da história, dos contos deste livro, no geral ele não me agradou muito não.
Não sei se fui com muita sede ao pote, mas me decepcionei. Esperava algo mais emocionante, mais cativante e arrebatador. O conto do chipanzé por exemplo, alguém me explica aquilo pois não entendi até agora.
Acredito que fui um dos poucos que não gostaram desse livro. Desculpem... eu tentei e muito.
Mas não foi tudo de se jogar fora não. Destaque para os contos do cachorro, mexilhão e papagaio, no demais... uma bela capa.
Fernanda.Mesquita 31/08/2017minha estante
O que você nao entendeu do conto do chimpanzé???

Nico 01/09/2017minha estante
O chipanzé foi uma experiência que o tornou como um homem, andando, comendo e vestido-se normalmente, morando em um apartamento sozinho, escrevendo cartas para uma mulher e que morre de amores por ela, mas que tem que casar com uma outra chipanzé que está sendo treinada...
Acho que buguei kkkkkkkkkkk

Fernanda.Mesquita 06/09/2017minha estante
É que tipo assim, ele foi treinado para ser humano, tipo em o planeta dos macacos.. E ele sempre foi apaixonado por Evelyn, a mulher do cara que o treinou.. Mas Evelyn era humana e ele nao poderia ter um relacionamento normal. Por isso estavam treinando a uma chimpanzé.. Só que o detalhe é que Evelyn tbm gostava do Peter. Ate que com a guerra a escassez de comida chegou e no final a questão de "cadeia alimentar" chegou e ela provavelmente comeu a chimpanzé e enganou o Peter para colocar ele na jaula novamente e vai come-lo.
Esse foi um dos contos que mais gostei, pois fiquei muito abismada com a atitude de Evelyn.

Fernanda.Mesquita 06/09/2017minha estante
Ignore os erros kkkk

Nico 06/09/2017minha estante
Muito obrigado Fernanda. Juro que só agora que entendi. Vou ler novamente ???

Fernanda.Mesquita 13/09/2017minha estante
Ler mesmo.. Você vai entender melhor. Nesse conto tem muito sobre as atitudes humanas. A Evelyn colocou as prioridades dela e dos filhos primeiro.. Naquele período de guerra estava faltando comida e ai ela viu a unica saída usando Peter. Fiquei chocada!! Quando você ler novamente vai entender.

Natalia :) 16/11/2017minha estante
Finalmente entendi o do chimpanzé!

JonLiberato 15/03/2018minha estante
Muito obrigado !

May vieira 27/08/2017

Mais uma decepção Darkside!! (A capa é linda) rs
Elda.Pimentel 28/08/2017minha estante
Os livros da Darkside são mais bonitos do que conteudo, eu particularmente não gosto muito não

May vieira 28/08/2017minha estante
Tbm tenho a msm opinião, eu já li uns 4 só gostei de 1

Cleo 10/09/2017minha estante
Eu li uma trilogia e dois terror e gostei de todos .

Will 11/09/2017minha estante
Estou terminando esse e que livro chato.

May vieira 11/09/2017minha estante
Kkk tbm achei chato

May vieira 11/09/2017minha estante
So gostei do conto do Dog

ThayAvalon 28/08/2018

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana" ... *** RECOMENDADÍSSIMO
Só os animais salvam é um livro de contos; Narrados pelo ponto de vista de cada "alma"dos animais mortos. Nele cada animal conta como foi a sua morte, o período de vida desde que eram filhotes e foram se misturando com os humanos e as guerras. A maioria dos conflitos são sobre a Segunda Guerra Mundial, e como tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO, afeta para o equilíbrio entre animais e seres humanos. Nele vamos conhecer a história de vida e morte de um: Camelo, Gata, Chimpanzé, Cachorro, Mexilhão, Tartaruga, Elefante, Urso, Golfinho e um Papagaio. Esses contos são narrados de acordo com a personalidade de cada animal, nos dando assim em alguns deles de forma crua de certa forma uma noção mais pura da realidade que eles estão passando.Alguns destes animais vão nos dar referência a renomados escritores como : Virgínia Wolf & Tolstói (tartaruga) , Franz Kafka ( chimpanzé), Thomas Mann ( cachorro), Sylvia Plath (golfinho). Esse livro é realmente arrebatador, ele nos deixa refletindo sobre vários aspectos da nossa vida, o que uma guerra pode fazer, o que a falta de comida, o exílio, a etiqueta, a nossa própria humanidade é capaz de fazer contra outros seres humanos, ou até mesmo animais antes adestrados, capacitados para viverem entre nós podem fazer contra sua própria espécie, até onde vão nossas limitações? até onde vamos pela fome e desespero? Você também vai ficar se perguntando ao final desta leitura. O conto que eu mais gostei foi o conto da Gata, do Urso, e do cachorro. " Amei, amei, amei.
Stela 28/08/2018minha estante
Não sabia que era um livro de contos, sua resenha me deixou super interessada!

ThayAvalon 28/08/2018minha estante
Obrigadaa, que bom que consegui passar o que senti lendo. Eu também não sabia, não li a sinopse quando chegou. Leia, vale muito a pena.

Livros e Ivaílton 04/02/2022

Gente, que livro foi esse?

Muita bizarrice sem nexo. Assim, em minha experiência pessoal, não foi uma leitura valida. Uma coisa ou outra de conhecimento eu obtive, mas o restante, infelizmente, não condiz com as minhas expectativas. E mesmo assim acho importante trazer minha opinião aqui, até porquê compartilho as experiências pessoais que tenho durante as leituras, e experiências negativas também fazem parte...
Liddy 18/03/2022minha estante
Você também achou estranho e desconfortável essa forçada de barra em humanização dos animais

Livros e Ivaílton 18/03/2022minha estante
Nossa sim!

Andrea 30/03/2022minha estante
Nossa, foi esse o sentimento. Como sentir empatia humana com um mexilhão??

Livros e Ivaílton 30/03/2022minha estante
Hahahahha eu fiquei tipo a Nazaré nas contas ?

Coruja 05/06/2017

Talvez apenas os animais possam nos dizer o que é ser Humano
Esse livro foi um daqueles casos de amor à primeira vista: olhei para a capa, fiquei apaixonada e só depois li a sinopse, quando então tive a certeza de que queria tê-lo na minha estante. Encomendei um volume, ainda na pré-venda, para dar de presente para uma amiga querida que adora animais e deixei para pedir o meu depois de terminar a pilha de processos que estava precisando analisar no escritório. Hilariantemente, no mesmo dia em que o livro que eu tinha encomendado para dar de presente chegou aqui em casa, outro pacote, com o mesmo livro, chegou de surpresa - ganhei de presente da Raquel (muito obrigada de novo!) o livro que ia dar de presente para Vivi. Comecei a ler no mesmo dia, porque não consegui resistir.

Só os Animais Salvam tem uma premissa que, à primeira vista, pode parecer um pouco mórbida: é um livro de contos narrado por animais que foram vítimas de algum dos inúmeros conflitos humanos; desde o processo de colonização da Austrália até as mais recentes guerras no Oriente Médio. Contudo, as histórias aqui apresentadas são muito sensíveis, inteligentes, infundidas de um forte senso de empatia e mesmo compaixão. Há um elemento de humor na própria escolha de colocar animais - e animais tão diferentes, de camelos a tartarugas, golfinhos e mexilhões, até gatos e cães mais comumente próximos aos seres humanos. Por fim, todas as histórias se entrelaçam com figuras literárias importantes, que ou são personagens diretas ou referência para a criação dos contos.

Gosto bastante de contos pela forma como eles conseguem se conter; histórias curtas perfeitamente redondas, acabadas. Por outro lado, na minha experiência, livros de contos costumam ser um pouco irregulares, com algumas histórias excelentes e outras medianas. Só os Animais Salvam é bem uniforme nessa questão; com exceção de uma única história, cujo contexto eu não consegui acompanhar (e creio que o problema tenha sido minha falta de conhecimento sobre a história australiana), todas as narrativas aqui apresentadas me tocaram e encantaram de alguma forma.

É um livro diferente, que foge ao padrão do que normalmente vemos nas estantes das livrarias. Entre suas inúmeras peculiaridades, contudo, o que mais me chamou a atenção foi a diversidade narrativa, a forma como a autora experimentou diferentes vozes, diferentes maneiras de contar uma história. O conto do mexilhão, que segue rumo a Pearl Harbor numa viagem que ecoa Kerouac; a história da tartaruga que começou como companheira de um eremita, imiscuiu-se na casa dos Tolstói, passou pela mão de Virginia Woolf, George Orwell e Tom Stoppard antes de entrar no programa espacial soviético em plena Guerra Fria; os ursos de contos de fadas no zoológico em Sarajevo, durante o cerco à cidade e o golfinho que escreve uma carta a Sylvia Plath, entre inúmeros outros, são personagens que nos permitem explorar o caráter humano naquilo que ele tem de melhor e, claro, de pior.

Os animais que narram as histórias aqui apresentadas guardam uma quieta dignidade e um respeito pelos seres humanos que os cercam que, francamente, nem sempre é merecido. Mas, em sua simples honestidade, eles nos oferecem uma compreensão interessante do caráter humano: a sinopse em inglês dele começa dizendo que “talvez apenas os animais possam nos dizer o que é ser humano” e eu concordo com essa afirmação no contexto do livro. O título original - Only the Animals - concentra-se nessa questão, mas receio que a tradução em português ficaria algo incompleta sem o ‘salvam’ que colocaram por aqui.

De resto, a Darkside fez um magnífico trabalho, como de hábito. Olhei as capas de outros países e nenhuma é tão bonita quando a brasileira. O projeto gráfico é lindo, daqueles que dá gosto de ter na estante. Agradeço muito o presente e tenho certeza que ainda vou presentear mais amigos queridos com ele. Uma leitura rápida, diferente, que convida à introspecção mas também diverte. Uma ótima pedida para os dias de chuva constante que têm feito por aqui...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/06/so-os-animais-salvam-talvez-apenas-os.html
Samara 05/06/2017minha estante
Sua resenha está maravilhosa, aguçou muito a minha curiosidade em ler essa história. Sua resenha, muito bem escrita, transmite os sentimentos que queremos encontrar no livro.

Jéss GrGh 05/06/2017minha estante
Eu queria esse livro mas estava em dúvida, não sei bem pq. Mas depois da sua resenha me apaixonei antes mesmo de ver o livro ao vivo e a cores!
S2

Coruja 06/06/2017minha estante
Fico feliz que tenham gostado da resenha! Espero que tenham oportunidade de ler o livro em breve também e depois, digam-me o que acharam!

Regina279 30/11/2019minha estante
A história do mexilhão é uma das coisas mais sensacionais que já li nessa vida

#PandS 11/11/2018

A escrita é super massante, me dava muito sono ler, eu lia 5 páginas e já queria desistir. Além disso, os contos não fazem sentido algum. Não fizeram pra mim, pelo menos. Se alguém viu algum sentido e gostou do livro, me perdoe.

Eu não tive maturidade o suficiente pra entender esse livro, tanto que abandonei em 47%, li 5 dos 10 contos do livro, e só tive expectativas frustradas.

Eu fico triste quando não gosto de um livro e o abandono. Mas a vida é curta demais pra ler coisas que não estou gostando, então parti pra próxima história. Quem sabe um dia eu não tento recomeçar. Às vezes só peguei o livro no momento errado.

Fica a minha experiência ai pra vocês, e é isso, não gostar de um livro é normal, o importante é seguir em frente lendo o que te faz bem.

site: https://www.instagram.com/p/BmeaksoHTli/
danigobbo 13/11/2018minha estante
Estou no terceiro conto e sofrendo pra continuar haha os dois primeiros não fizeram sentido nenhuuuum pra mim também!!

Héctor 27/12/2018minha estante
Tô pensando em largar ?pra mim também não tá fazendo sentido

Ale - @ale.ferreira.69 08/04/2020minha estante
Hahaha, ta certa, o livro é bem chatinho de ler mesmo.

Rodrigo 03/09/2020minha estante
47% kkk leitora de fim de semana,leitor de verdade devora não fica contando porcentagem VSF

Leh 29/03/2018

Uma decepição fantasiada de sonho? XP
Quando olhei pela primera vez para a capa deste livro (que é realmente muito bonita), nem imaginava que seria uma das piores leituras da minha vida.

Sempre que eu ia le-lo me dava uma tristeza, uma vontade de parar de ler o livro e agora vou explicar os motivos:

1°- Não tem uma historia envolvente XP.
2°-Misturam muitos personagens em apenas uma historia.
3°-Não aborda asuntos interessantes.

Algumas historias até são "legais" .Porém não recomendo.Aprendí que não se deve jugar um livro pela capa.
Leh 30/03/2018minha estante
esse livro foi uma decepição

Cripta Da Leitura 13/05/2018minha estante
Confesso que me decepcionei bastante também! Até que teve umas histórias interessantes, mas sinceramente foi um livro que prendeu pouquíssimo a minha atenção. Toda vez, que eu pegava pra ler era com desanimo, mais pra acabar logo (já que eu não gosto de abandonar livros) do que por vontade mesmo e ler.

Leh 17/05/2018minha estante
Realmente...??

RoyalUnicorn 16/06/2017

"Parece ser esta a maldição de toda a criatura terrestre, ser incapaz de não se espalhar, sempre bagunçando as coisas, carregando a vida conosco, deixando-a para trás."
Só os animais salvam ou O Livro sobre a Crueldade Humana.
Ainda não sei como escrever essa resenha, meu coração continua apertado com essas trágicas histórias desses coitados animais. Pensar que o humano é o culpado por esses fatos e na crueldade da nossa espécia me dá nojo.
O livro possui dez contos que tem sentimentalismo na dose correta, achei uma jogada esperta da autora colocar como plano de fundo em alguns desses contos fatos históricos da nossa história humana como a Guerra Fria que está presente no conto: 'Na Terra e no Espaço' da Alma de Tartaruga. Não cheguei a chorar em nenhum desses contos mas em alguns eu fiquei com um nó no estômago que continua até agora. Admito que não foi a premissa que me chamou atenção, apesar dela ser um fato muito atraente(Animais narrando, perfeito!) o que realmente me fez comprar foi a capa e em principal ter um gato nela! Eu simplesmente sou apaixonada por gatos.
Acompanhar a vida até a morte desses animais foi uma trajetória que eu nunca esquecerei . Cada conto mostrava como esses animais tinham uma parte humana que querendo ou não foi colocada por nós neles, como no conto da Alma de Urso que foi tão triste de ler graças ao final ou a Alma de Elefante que toda a tristeza do conto foi culpa humana.
Meus contos favoritos foram de certeza: 'Alma de Tartaruga(Na Terra e no Espaço)' e 'Alma de Elefante(Eu, o elefante.)'.
Adorei que em alguns desses contos tivemos a narração de histórias como no conto do urso e do elefante. Porém como nem tudo são flores eu fiquei bem insatisfeita com os contos: 'Alma de Chimpanzé(A Mocinha de Peter Vermelho)', 'Alma de Mexilhão(Em Algum Lugar da Costa)' e 'Alma de Papagaio(Psitacófila)'. Que em minha opinião não me acrescentaram nada, nenhuma moral apesar do Alma de Chimpanzé ter uma moral, mas não algo marcante.
Enfim eu recomendo muito ler esse livro. Ele vale a pena cada investimento, leiam!
Edméia 13/09/2017minha estante
* Fiquei curiosa quanto a este livro ! Mas , temo chorar muito ! Odeio maldade e , principalmente , com os animais ! Obrigada pela resenha , RoyalUnicorn ! Um abraço. Boas leituras !

Line 26/04/2020minha estante
Eu me emocionei muito em alguns contos, mas, quando se trata de animais, sou chorona mesmo.
Também escolhi o livro pelos mesmíssimos motivos que você: amei a capa e amo gatos!
O conto da alma de urso não me envolveu muito, bem como o do macaco. Também achei o do papagaio pouco relevante.
Ótima resenha!

Felippe Araujo 29/04/2021

Só eles salvam! ??????
Um livro de contos que muda a nossa visão sobre os animais!
A autora colocou os animais como a salvação num mundo em meio ao caos do período da segunda guerra Mundial.

Cada conto é narrado pelos olhos de um animal diferente.
Com muito significado, cada animal retrata em sua personalidade características que são muito mais humanas do que nós, seres racionais possuímos.

Apesar de ser um gateiro de carteirinha, o conto que mais tocou em mim foi o da tartaruga. Repleto de referência a autores consagrados da literatura, esse livro é uma fábula que encanta e emociona.
Ele carrega muito significado em suas páginas. Então, talvez não seja um livro ideal para se ler quando se está passando por momentos difíceis.
Mas sem dúvida foi uma experiência marcante.
Gostei, recomendo!
Suli 29/04/2021minha estante
Deu até vontade de ler! Parece ser muito bom!!?

Felippe Araujo 29/04/2021minha estante
Super recomendo!

Erikson Ribeiro 21/05/2018

Bela Capa Apenas
Quando li os três primeiros contos pensei: Que porcaria de livro é esse, em que os contos não tem sentido algum. Entretanto, existe alguns contos que possuem um sentido legal, onde julga os atos humanos quanto aos animais durante guerras, e outras ocasiões.
Porém, entretanto, todavia o livro é possui um bela capa/edição, parabéns Darkside por esse feito, mas infelizmente os contos não ajudam.
Os contos que gostei:
- Elefante
- Urso
- Golfinho
- Papagaio
Danielle 28/07/2018minha estante
Não consegui me conectar com nenhum conto. Sei lá mas não funcionou comigo.

Erikson Ribeiro 30/07/2018minha estante
Então, foram poucos o que fiquei: Ah okay, acho que é válido!

Mariana 20/01/2019

Só os Animais Salvam
Reunindo dez contos narrados na perspectiva de animais de diferentes espécies, a autora sul-africana Ceridwen Dovey traz os aspectos de diversas guerras mundiais em destaque, criticando - de uma maneira alternativa - o comportamento humano frente a situações extremas.

Com uma pegada melancólica, todos os animais aqui apresentados narram a sua morte. Cada um vivenciando uma guerra diferente, e lidando com os problemas humanos que os atinge. Dentro de cada conto, a autora traz diversas referências à nomes famosos da literatura mundial, como Franz Kafka, Virgínia Woolf, José Saramago, Douglas Adams, e dentre outros, além de várias referências históricas, que incrementam bastante em cada conto.

A ideia do livro é aludir à reflexão acerca do comportamento humano, e de como isso pode destruir o planeta. O que, infelizmente, não funcionou muito comigo.

Apesar de ter uma ótima premissa, não me senti apegada a todas as histórias narradas pelos animais. Alguns até que trazem algumas reflexões e frases que nos fazem questionar nossas ações (como a do Chimpanzé, do Golfinho e do Papagaio), mas a maior parte do livro não conseguiu abordar esse quesito. Deixo claro que mesmo não funcionando comigo, pode ser que outras pessoas gostem dos contos apresentados, e interpretem de maneira divergente à minha.

Mas, para mim, foi uma leitura completamente arrastada, que chegou a um ponto de desespero para terminar. Não consegui absorver todas as ideias que a autora quis transferir em cada história, e, por isso, tornou-se um livro bem massante. A editora caprichou na edição e diagramação, e a tradução é boa. É uma obra que possui até uma linguagem de fácil compreensão, porém não exclui o fato de ser fatigante.
Vic 28/03/2019minha estante
Issooo, mal via à hora de terminar esse livro

Wodahs12 17/05/2019minha estante
Tive uma experiência bem parecida com esse livro, sinceramente achei bem fraco. :(

Evy 02/02/2019

Nada demais...
Sinceramente, não consegui entender a intenção da autora. Não há nada de diferente ou extraordinário no livro. São apenas estórias relatadas por animais que já morreram, alguns textos são comoventes outros não, e só, nada de novo, inusitado ou especial.
Esse é o tipo de livro que se você não ler, não vai fazer falta.
Vic 28/03/2019minha estante
Exatamente

Ale - @ale.ferreira.69 08/04/2020minha estante
Concordo contigo!

Luciana.Paiva 10/10/2018

Só os animais salvam
Pequenas histórias com narrativas muito parecidas, achei meio forçadas, sem sentido. Só gostei de duas delas.
Karol 15/01/2019minha estante
Gostei mais ou menos de uma :(

FHammerschmidt 21/06/2018

Profundo e encantador
Eu estou sem chão!!
Não é um livro perfeito, mas é de um encanto e profundidade que te deixa apaixonada, além de te fazer pensar muito sobre a "humanidade".
Escrito pela Ceridwen Dovey e lançado aqui no Brasil pela Darkside com o selo darklove é um livro de contos escritos do ponto de vista dos animais em vários lugares do mundo, em épocas diferentes e vários momentos históricos.
É um daqueles livros pra ler em um final de semana e ficar pensativo o resto da vida. Eu não gostei de 100% dos contos é verdade e a tradução me deixou um pouco em dúvida, mas a grande maioria me deixou marcada e um tanto quando "culpada".
... "Por que as vezes tratam outras pessoas como humanos, às vezes como animais? E por que às vezes tratam criaturas como animais, e outras vezes como humanos?"...
Aconselho você a ler com um lencinho do lado e que se permita imaginar e se colocar no lugar deles, é um turbilhão de sentimentos diferentes. Eu amei o conto da gata e queria muito saber mais, o conto do golfinho me deixou com várias dúvidas e o do papagaio DESTRUIU meu coração, foi um fechamento de ouro.
Nathalia 22/08/2018minha estante
undefined

Ceci 07/09/2018

Livro completamente necessário
Não me lembro de ter chorado tanto lendo um livro como aconteceu com esse.
Ele consegue mostrar prs gente o nosso pior lado, e como nossas atitudes prejudicam os outros, abrindo nossos olhos de uma maneira incrível.
Eu não apenas recomendo esse livro, como o considero uma leitura completamente necessária
gih 10/09/2018minha estante
undefined