Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Dudinha 05/08/2022

É bom
É um livro relativamente bom que li faz um tempo mas em alguns momentos me senti um pouco perdida. É curtinho com diversos contos, li em questão de dias?não sei se gosto muito da escrita da autora mas é um ótimo livro com diversas críticas e pautas sociais. O livro narra algumas histórias dos animais através da história, a partir da visão deles. É interessante mas não é meu livro preferido.

Jazz 24/09/2020

?Só os Animais Salvam -Ceridwen Dovey
?235 páginas
São 10 contos que nos apresentam almas de diferentes animais, nos mostrando a forma como morreram; O livro apresenta citações de autores e suas presenças propriamente ditas.
Em um primeiro olhar sobre o livro, pensamos que será algo leve e ingênuo devido o tema ser animais, porém se engana quem pensa que este é um livro tranquilo: A autora nos traz a visão de animais que viveram em períodos conflitantes de guerras e nos mostra o que aconteceu com eles, apresentando um tema que poucos trazem a tona, o direito a vida dos animais.
Normalmente as histórias de guerras são contadas através do ponto de vista de humanos, porém neste caso ela nos mostra a perspectiva dos animais, que se envolvem com humanos, os amando, adorando e também se decepcionando. O livro nos conta histórias que vão desde adoção envolvendo profundo amor à abandono com tremendo descaso.
Os contos decorrem em ordem cronológica, o que vai ficando claro também no modo como a autora passa de uma linguagem rebuscada para uma mais moderna.
Houveram alguns contos que me chamaram a atenção: O primeiro é Alma de Tartaruga, que se passa na guerra fria e tem varias referencias a escritores como Tolstói, Virginia Wolf e George Owen, esse conto mostra como foi a convivência de uma tartaruga com cada um dos escritores até sua vigem ao espaço; O segundo é Alma de Cachorro, que mostra a lealdade do protagonista ao dono, infelizmente o sentimento não foi recíproco, o cachorro acaba sendo abandonado após seu dono pensar que estivesse sendo traído.
O livro tem histórias bem tristes, nos mostrando como os animais eram usados para experimentos nas guerras, e como a sociedade os trata diante da falta de alimento. Por outro lado conta também mensagens felizes, de donos que fariam de tudo para proteger seus amados animais.
A cada conto foi necessário que eu fizesse uma pausa para digerir o conteúdo, são histórias marcantes que nos levam a analisar o modo como tratamos os animais. Nos traz o valor da empatia, não só com os bichinhos, mas com os seres humanos também.
A edição da DarkSide além de ter uma diagramação agradável, conta com uma capa linda.

leaoliterario 06/02/2023

?A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.? .

romulorocha 25/06/2022

Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey 8,5/10
CERIDWEN DOVEY nasceu na África do Sul e foi criada entre este país e a Austrália. Só os Animais Salvam, seu segundo livro, ganhou o Readings New Australian Writing Award e o Steele Rudd Award (coletânea de contos) no 2014 Queensland Literary Awards.

Só os animais salvam retrata a realidade da guerra em diversas épocas e lugares através da perspectiva de animais. Sob o olhar sensível e crítico da autora, somos levados a cenários históricos de guerra e a refletir ou rever inúmeros detalhes que por vezes deixamos de lado. É de partir o coração perceber-se nestes contos, no entanto, talvez este seja um bom caminho para começarmos uma mudança.

Trechos do livro:
"O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam."

"Um dia, num futuro distante, quando os humanos chegarem a Titã, encontrarão duplas de cães e macacos esperando por eles, pares de aranhas e ratos, e uma velha tartaruga russa."

"Um sábio amigo certa vez me disse que a bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação”, disse o porco."

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaAustraliana
#SoOsAnimaisSalvam
#CeridwenDovey

Evy 02/02/2019

Nada demais...
Sinceramente, não consegui entender a intenção da autora. Não há nada de diferente ou extraordinário no livro. São apenas estórias relatadas por animais que já morreram, alguns textos são comoventes outros não, e só, nada de novo, inusitado ou especial.
Esse é o tipo de livro que se você não ler, não vai fazer falta.
Vic 28/03/2019minha estante
Exatamente

Ale - @ale.ferreira.69 08/04/2020minha estante
Concordo contigo!

Deza Farias 27/03/2023

@???????????????????
?????????????????
??? ?? ??????? ?????? | Ceridwen Dovey | p. 240 | 3.5/5?
???????????????????
Juro que eu achei que esse livro seria extremamente fofinho, tanto pelo título como pela capa. E como eu não leio sinopses, acabou que esse livro não tem nada de fofo, é triste e reflexivo.

O livro narra a história de dez animais em formato de fábula. A história é narrada pela alma do animal e assim somos apresentados a sua história de vida e como foi que eles foram mortos. A maioria tendo o ser humano como seu maior causador. O humano sempre será o pior animal, sempre será o inimigo sempre sobrepujando o animal mais fraco.

Nessas fábulas encontramos muitas figuras históricas e do cenário clássico literário, e conhecemos um pouco mais desses seres humanos através dos animais que os rodeavam.

Eu amei algumas fábulas. Outras eu achei bem confusas. Uma das minhas favoritas foi sem dúvida a da tartaruga. Foi impressionante a aventura que ela viveu.

É um livro de certo modo triste e que trás muitas reflexões. Infelizmente o ser humano evoluiu tão pouco. Continuamos destruindo o que a de melhor no mundo, a flora e a fauna. E muitas das vezes nunca pensamos no bem-estar animal. A combiça leva a destruição em massa.

O livro é lindo. A capa é simplesmente perfeita. E o miolo do livro também tá muito lindo. Eu achei a escrita um pouco densa e as vezes de difícil interpretação, mas acredito que essa dificuldade se dê pela falta de costume em ler livros com essa pegada mais erudita. Mas vale muito a pena ler, espero um dia reler pra ver se minha opinião muda, e consigo entender melhor o apelo do livro.

dragonrider 31/08/2020

Profundo
Acreditei que leria um livro fofinho e leve e fui enganada por uma capa bonitinha. O livro é cheio de significados e mostra como os animais se sentem. Definitivamente um livro que vou lembrar por muito tempo, principalmente porque fiquei chocada mais da metade dele.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/06/2017

Só os animais salvam
"O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam".

Esse livro foi um daqueles clássicos "casos de amor à primeira vista", rsrs. Quando da pré-venda, fiquei hipnotizada pela capa e o título, só após comprar que verifiquei a sinopse kkkkkk.

A obra possui 10 contos, todos narrados a partir das almas de animais envolvidos de alguma forma em um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo da nossa história (desde o processo de colonização da Austrália até as mais recentes guerras no Oriente Médio), e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. As falas dos animais nos fazem refletir sobre temas que são constantes em nossas vidas, tais como, o amor, respeito, abandono, medo, sustentabilidade etc..

Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ao contar suas trajetórias por diversas guerras, na maioria dos contos nos deparamos com ícones da literatura, como Tólstoi, Virgínia Wolf, Sylvia Plath...

O que mais me agrada em livros de contos é a forma como eles conseguem se conter; histórias curtas, redondas e acabadas. Mas por outro lado, esse formato de livro sempre conta com histórias excelentes, medianas e ruins. Em "Só os animais salvam" encontramos um misto dos três; tem história tocante, algumas medianas e outras que não consegui compreender. Creio que o problema tenha sido pela minha falta de conhecimento histórico, já que os contos retratam épocas reais e literaturas clássicas.

A Darkside, sem dúvida, fez um magnífico trabalho, como de hábito. Pesquisei as capas de outros países e nenhuma é tão linda quanto a brasileira. É um queridinho na minha estante.

Se alguém já leu, deixe aqui nos comentários sua opinião!

Mademoiselle Fantine 05/08/2021

Schopenhauer talvez tenha razão ...
Certa vez, disse o filósofo, denominado pessimista, Arthur Schopenhauer (1788-1860): ?A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem?.
Faço uso dessa citação para comentar a respeito de ?Só os animais salvam? (?Only the animais?) da antropóloga e escritora sul-africana, radicada na Austrália, Ceridwen Dovey, lançado no Brasil em 2017 pela Editora DarkSide Books.
O livro trata de uma visão moderna das fábulas que conhecemos em escritores como Esopo e La Fonteine, já que a narrativa dos fatos, situações e acontecimentos são a partir do olhar dos animais retratados em cada uma das histórias, porém elas ocorrem em meio aos momentos de guerras, caos e conflitos no decorrer da História da Humanidade.
Enquanto as fábulas tradicionais são permeadas por ensinamentos de valores aos homens, das mais diversas naturezas, em ?Só os animais salvam?, a lição de moral é sempre a mesma: a crueldade do ser humano diante das situações de barbárie, seja com os animais, seja com os seus ditos ?iguais?. Nesta perspectiva o título do livro engana de uma certa forma, já que foram animais que tiveram a nobre missão de salvar alguém, ou que colaboraram em um determinado momento cronológico, porém as custas da irracionalidade humana.
Schopenhauer com seu pessimismo tem suas teorias para explicar que as condutas humanas são guiadas pelas vontades e interesses. Ceridwen Dovey, de uma maneira, singela e comovente, nos leva a reflexão de que tipo de seres humanos temos sido, sobre os custos de nossas vontades e interesses e, se este é o caminho que ainda vamos e queremos trilhar.

Robson.Loiola 07/11/2021

Livro bonito pra se ter na estante
O livro conta a vida de personagens em épocas diferentes pela perspectiva dos seus animais de estimação. A idéia do livro é fantástica, porém não gostei do conteúdo dos contos. É uma questão de gosto.

Eduarda_moon 03/08/2021

Só os animais salvam
Narrado por diversas espécies, de diversos lugares, desde um enorme elefante a uma pequena tartaruga, mas que ainda preserva uma semelhança entre todos...
Apesar dos diferentes cenários, há algo que liga os contos que seria como eles chegaram a aquele fim, nada mais nada menos que as ações e escolhas humanas da maneira mais controladora possível colocando animais em momentos de sofrimento, riscos e mortes antecipadas e inesperadas por eles.
Esse livro não é tão fofo quanto eu achei que seria, algo que já é possível perceber desde o primeiro conto, mas até que ainda temos alguns momentos de lembranças dos narradores (animais) de afeto com seus donos, que foram bem "quentinhos pro coração" rsrsrs...
Tem alguns contos que não gostei tanto o que fizeram com que o encerramento da obra se prolongasse e se tornasse chato, mas até que a maioria eu gostei em compensação dos outros. Ele traz o lado dos animais que de formas injustas e egoístas foram colocados no meio dos nossos conflitos, algo para refletirmos.
Eu imagino que tenha conseguido pegar a ideia principal aqui, e entender o que a autora quis passar, mas sinto em dizer que talvez eu ainda seja um pouco imatura para compreendê-lo de "corpo e alma" por assim dizer...

Pam 27/08/2021

Fraco
Eu esperava algo completamente diferente desse livro.
No final das contas, eu não consegui me apegar as histórias.

Mariana 20/01/2019

Só os Animais Salvam
Reunindo dez contos narrados na perspectiva de animais de diferentes espécies, a autora sul-africana Ceridwen Dovey traz os aspectos de diversas guerras mundiais em destaque, criticando - de uma maneira alternativa - o comportamento humano frente a situações extremas.

Com uma pegada melancólica, todos os animais aqui apresentados narram a sua morte. Cada um vivenciando uma guerra diferente, e lidando com os problemas humanos que os atinge. Dentro de cada conto, a autora traz diversas referências à nomes famosos da literatura mundial, como Franz Kafka, Virgínia Woolf, José Saramago, Douglas Adams, e dentre outros, além de várias referências históricas, que incrementam bastante em cada conto.

A ideia do livro é aludir à reflexão acerca do comportamento humano, e de como isso pode destruir o planeta. O que, infelizmente, não funcionou muito comigo.

Apesar de ter uma ótima premissa, não me senti apegada a todas as histórias narradas pelos animais. Alguns até que trazem algumas reflexões e frases que nos fazem questionar nossas ações (como a do Chimpanzé, do Golfinho e do Papagaio), mas a maior parte do livro não conseguiu abordar esse quesito. Deixo claro que mesmo não funcionando comigo, pode ser que outras pessoas gostem dos contos apresentados, e interpretem de maneira divergente à minha.

Mas, para mim, foi uma leitura completamente arrastada, que chegou a um ponto de desespero para terminar. Não consegui absorver todas as ideias que a autora quis transferir em cada história, e, por isso, tornou-se um livro bem massante. A editora caprichou na edição e diagramação, e a tradução é boa. É uma obra que possui até uma linguagem de fácil compreensão, porém não exclui o fato de ser fatigante.
Vic 28/03/2019minha estante
Issooo, mal via à hora de terminar esse livro

Wodahs12 17/05/2019minha estante
Tive uma experiência bem parecida com esse livro, sinceramente achei bem fraco. :(

iammoremylrds 26/05/2024

Uma obra difícil de ser lida, ainda mais quando se é apegado a animais, uma leitura fluída, tocante, causando inúmeros sentimentos durante a obra, com cada conto em estilo de fábula moderna, o que pode acabar não agradando todos!