Matrioska

Matrioska Gabriel Jardim

Resenhas - Matrioska

Lhyz 18/11/2023

A que ponto você estaria disposta(o) a ir para alcançar um momento de fama? Essa história é mais do que isso, mas ela parte da reflexão sobre uma sociedade onde seu núcleo artístico esta rodeado de jogos de interesses. A arte desse livro é linda e, definitivamente, é um livro +18. Vale a pena a leitura.

Marieliton M. B. 21/08/2018

O que você estaria disposto a fazer pelo sucesso?
Olga é uma jovem fotógrafa que sonha pelo reconhecimento de seu trabalho. Mas por mais que você se esforce e lute pelos seus objetivos, nem tudo depende apenas de você. E para que Olga alcance o que deseja, ela precisará de “despir” de seus ideais e temores.

Ao ler Matrioska, do Gabriel Jardim, tive a impressão de estar vendo algum filme indie, daqueles que ganham repercussão em grandes festivais mas que não chama tanto a atenção do grande público. Com uma protagonista “pé no chão” e um final em aberto com que o quadrinho termina, reforçou mais ainda esse sentimento de ser algo cult e tal.

Mesmo sendo um quadrinista novo, Gabriel Jardim mostra nesse trabalho um ótimo talento pra contar uma história interessante e como mostrá-la de uma maneira chamativa. Tanto que achei que alguns enquadramentos têm uma pegada meio cinematográfica, com um ponto de vista que enaltece a ação da cena. E saber usar esse tipo de recurso num quadrinho não é pra qualquer um.

O traço do quadrinho é muito bonito, limpo e com um foco maior em pequenos detalhes que geralmente os desenhistas tendem a ignorar (Ex. tatuagens, arranjos de cena, quadros, etc). Não vou menti que senti um pouco de falta do contraste de cores, nem que fosse tons de cinza e tal, mas isso não tira nada da qualidade dos desenhos.

Além de algumas dúvidas em relação aos arranhão encontrado na protagonista e o final que deixa aquela pulga atrás da orelha, uma coisa que me deixou bastante curioso foi o uso do termo “Zé” pra nomear várias coisas. Talvez seja uma brincadeira do autor, quem sabe.