spoiler visualizarSérgio 23/05/2024
O que eu achei de Imperador Deus de Duna
Em relação à série como um todo, achei um livro muito interessante, no sentido de que não perde a qualidade que é inerente à criatividade de Herbert. Apesar de sentir falta dos meus personagens favoritos, como a Princesa Irulan e Lady Jessica, o novo mundo nos deu uma sensação de não pertencer ali. A história é muito ritmada em nos mostrar a desumanidade/humanidade de Leto II, nos vários diálogos entre os mais diferentes personagens com os mais diferentes conceitos e pontos de vista. Em relação aos personagens, não tenho muito a dizer, acho que, assim como Leto II foi um meio-termo entre o salto no tempo da história, todos esses personagens também foram. Demorei um pouco para ler este livro só porque tive a sensação de que aqueles personagens pareciam deslocados. Não sei se vocês entenderam, mas grande parte desses personagens são irritantes, displicentes e confusos. Moneo , é apenas um homem confuso que é colocado diante de um Deus grotesco e (na visão dele) irascível. Apesar de tão fanático, teve o final mais interessante dos livros, libertar-se das garras da religiosidade que Leto II sempre tentou fazê-lo entender foi de fato maravilhoso, para dizer o mínimo. Em contrapartida, outros personagens me deram fadiga ao ler seu desenvolvimento, (ou pseudo-desenvolvimento, como Siona - sempre a achei, conforme o livro se desenvolvia - especificamente quando Leto II mostrou a ela o Caminho Dourado, uma pessoa de duas caras, a incoerência em as ações dela começaram a deixar o livro um pouco confuso. E Duncan - ah meu Deus, agora eu entendo quando os fãs dizem que Herbert o amava. Mas eu não aguentava esse Duncan, não acho que o excesso de questionamento dele fosse bom, era irritante. O Duncan do livro anterior era um Duncan muito mais intrigante. Dito isso, vamos falar sobre Leto II, embora eu tenha entendido o que ele estava tentando fazer, não gostei muito dele. Não gostei dele, de suas atitudes, de suas falas, etc. Apesar de ter alguns diálogos e dilemas interessantes, era um personagem muito mórbido. Mas Herbert foi genial em fazer um Deus grotesco que pretende melhorar a humanidade, e não um Deus bonito que criou uma humanidade. Leto II foi uma representação interessante de deus, principalmente quando nos diálogos ele disse isso, não em palavras literais, é importante não dar sentido a tudo o que é dito, porque as reais intenções se perdem em diferentes interpretações e contextos. Ele faz porque pode e, apesar de todas as coisas horríveis que faz, foi com boas intenções. Leto II era o deus que eles poderiam ter, e isso é assustador. Ele sempre insistia nesse Caminho Dourado, e passou a me divertir também, porque o que era? Parecia que estava perdendo a ideia filosófica e se transformando numa ideia tangível. A ideia foi finalizada em Siona (uma pessoa que é invisível à presciência) mas ainda é um pouco de "PRECISO DE MAIS FORMALIZADO O QUE É O CAMINHO DE OURO". Ainda parecia, pelo menos para mim, uma criação muito filosófica. O que me assustou é que Leto II era o melhor caminho para a humanidade continuar existindo, e nesse caminho ainda existiam tantas coisas terríveis e insidiosas.
Mesmo que este livro seja menos filosófico que o outro (adorei o diálogo que Paulo teve com Leto II), sobre presciência, e o monte de significados que as pessoas davam a essa perda de presciência (entendi que, olhando para futuros infinitos, tentando o melhor que podia, Paul se perdeu na teia do futuro, criou cada vez mais linhas, e viu-se enredado, em Leto II encontrar o melhor caminho e tentou segui-lo, não criando outros futuros e se perdendo como seu pai. . Foi difícil para ele, mas ser um Deus significou não apenas perder sua humanidade, mas perder seus sentimentos, ser apenas uma ponte para manter os humanos existindo, afastar-se do que é inerentemente animal. Eu entendo porque Leto II sofre, mas ele ainda assim é um tirano irritante, um pseudo-déspota esclarecido que tenta não ser um humano, ser uma existência, não apenas um conceito, mas não encontra uma maneira de fazê-lo. Ver o que Leto II tinha que fazer, me fez entender que Paulo não foi um covarde, é literalmente um caminho aterrorizante ser reduzido a um monstro amargurado que aterroriza e enquanto ele durar ele é algo além de um animal e um objeto para a manutenção do universo. Tive pena de Leto II.