Trilogia dos Espinhos - Omnibus

Trilogia dos Espinhos - Omnibus Mark Lawrence

Resenhas - Trilogia dos Espinhos

1 | 2 | 3 | 4

Jussara 29/02/2024

Comecei essa trilogia e logo senti antipatia pelo protagonista, mas isso foi mudando ao decorrer da história, Jorg é uma personagem muito ciente de quem é, não tenta se justificar e faz o q acha necessário por pior q possa parecer, o final do livro vai ficando cada vez mais previsível, mas não tira de maneira nenhuma o mérito das história.

Gigi.the.reader 08/02/2024

Forte, instigante e desafiador
Faz muitos anos que tento ler a trilogia, e só nesse ano realmente consegui.

O primeiro livro eu li muito tempo atrás, mas os últimos eu li este ano.

Cara, como descrever o Jorg? Ele é um canalha, podre, autoritário, egoísta, egocêntrico, tudo com "ego"... mas ainda assim - e por causa disso - é humano. Poucos atos são justificados com mais do que a própria vontade ou jogadas de autopreservação, muitos dos quais nos faz torcer a cara e querer largar o livro, tamanha a sordidez.

No entanto, ele é uma personagem bem construída, de personalidade audaz, insistente, ambiciosa, inteligente, estrategista e eloquente. Isso instiga qualquer um que valorize protagonistas com o poder de virar o mundo de ponta cabeça. Ele é exatamente assim.

Não leve a mal, eu odiaria aberta e irrevogavelmente uma pessoa como ele na vida real. Já odiei algumas por muito menos.

Eu destaco a presença de personagens como Katherine, Miana, Makin, Gorgoth, William, entre alguns outros. Alguns são complexos, outros apenas engraçados, outros imprevisíveis. No geral, ajudaram a trama a ter um molho interessante.

Jorg percorreu os livros de modo focado, e ainda assim, caótico, não que o seu universo não tenha contribuído bastante para tal. A leitura teria sido muito menos instigante sem ele como protagonista. Ele é como um anti-herói. Não é possível odiá-lo ou amá-lo sem ressalvas. E isso é maravilhoso, principalmente em uma alta fantasia.

O final foi, digamos, bastante diferente das minhas espectativas. Confesso que em um primeiro momento eu fiquei bem decepcionada. Mas lendo o adendo, dei uma acalmada, refleti e, realmente, faz sentido e eu concordo com o autor. Em partes.

Mas esse final, apesar de necessário (sla, poderia haver algo que tornasse o fim não tão... à parte?), ainda me deixa meio frustrada. Poderia ter sido um tantinho mais... mais. Quem ler vai entender.

Apesar do final, eu recomendo os livros para quem gosta de fantasia onde o protagonista não é um santo autruísta e mártir, criado para agradar e massagear a imaginação dos leitores com visões coloridas, cheirosas e polvilhadas de açúcar.

Todo o percurso dos livros é marcado por batalhas, intrigas e jogos de poder. Além disso, é bastante emocionante, dado o número de reviravoltas, executadas principalmente pelo Jorg. Muitas vezes nem mesmo ele consegue acompanhar a própria inteligência. Por si só metade desses pontos já valem a leitura.

Livia1405 04/01/2024

Excelente
Achei uma das fantasias mais originais que já li nos últimos tempos. Uma construção de mundo bastante diferente do que estou acostumada e com um protagonista completamente detestável. Incrível a capacidade do autor de nos prender com a complexidade de tudo.

HAXI 20/07/2023minha estante
Jorg Ancrath é um badass msm

Matheus1063 20/07/2023minha estante
Jorge ( como costumo chamar ) é literalmente o meu malvado favorito. Cara é simplesmente lastimável as pessoas não conhecerem essa obra prima . É bom demais e eu queria todos falando dele

HAXI 21/07/2023minha estante
Acho que é até melhor assim, imagine o tanto de problematização que não iria jogar encima dele? Kkkk ia fica famoso na base do Hatekkk

HAXI 21/07/2023minha estante
Ainda mais pelo que rolar logo nos primeiros capítulos do primeiro livro kkkkk quem leu sabe.

Matheus1063 21/07/2023minha estante
Siiim quem leu já sabe e nossa kkkk uma série desse cara . Seria incrível

HAXI 21/07/2023minha estante
Cara, imaginar o Timothe Charmalet no papel? Adoro esse ator por ele da vida ao Paul Atreides. Seria insanooooo, bem na pegada Dark fantasy

Matheus1063 22/07/2023minha estante
Acho que ele não . Não seria bom porque o jorg tem mais de 1.80 com 15 anos . E o timothe ele é pequeno e magro assim como o paul artrades é nos livros de duna . Tinha que ser algum ator diferente

Gabriel.Gaspar 18/04/2023

Esse livro foi uma verdadeira montanha-russa. Houve momentos em que a leitura fluía, mas a maioria do tempo, ficava uma leitura bem arrastada.

Estela 27/12/2022

Que livro pesadíssimo
Acho que é um daqueles livros que entendemos o quanto a mente é poderosa e nos faz acreditar que podemos ser muito piores ou muuito melhores do que realmente somos! E como acreditamos que alguns "pecados" que comete-mos nunca poderão ser perdoamos... porém não cabe a nós o fazermos... e enquanto acreditamos que não temos solução... bem, estaremos condenados por nós mesmos, assim como Jorg acreditou que ele sempre seria...se tornando assim algo quebrado, mesmo sem realmente ser!

Guilherme Dehon 26/05/2022

Denso...
Alta fantasia para quem tem estômago forte e muita paciência...

A leitura é densa, arrastada, chega a ser cansativa, porém é instigante...

O personagem principal é Honório Jorg Ancrath que tem a vida totalmente desestrutura quando sua mãe e irmão são brutalmente assassinados...

Visualmente, a edição é magnífica! A Darkside abusou neste livro! Corte de página ou pintura trilateral dourada, capa dura em baixo relevo e com toque de envelhecimento... Ficou SURREAL!

@ka_and_books 01/02/2022

The Broken Empire Trilogy
Aos 9 anos de idade, Jorg viu sua mãe e seu pequeno irmão William serem mortos violentamente pelos soldados do Conde Renar ( seu tio), mas não pôde fazer nada, pois foi jogado em um pé de roseira brava, e os espinhos e o veneno da planta penetraram sua pele. Jorg foi encontrado tempos depois por soldados do seu pai, o rei Olidan.

Foi cuidado por meses sem esperança de que sobrevivesse, e mesmo assim perseverou. Quando soube por seu tutor que o Conde ofereceu um pagamento pelas mortes, e seu pai aceitou sem questionar, Jorg jurou vingança. Ele foge do castelo com 10 anos, e junta-se a bandidos, assassinos e ladrões, os chamados ?irmãos da estrada? Nos livros nós vemos a evolução de Jorg, ele vai crescendo e se torna um rapaz muito inteligente e perspicaz, mas que não se importa com ninguém, que mata sem pestanejar, e que é corroído pela vingança.

A trilogia é repleta de surpresas, lutas, mortes, e vingança, entretanto, também encontramos amizades verdadeiras e amor. Amor de um garoto que pensou que nunca fosse capaz de amar, mas descobre que estava enganado. Amor de amigos e companheiros que lhe ensinam lições e que vão com ele até o fim.

Há também, no último volume, um a disputa por um Império há muito destruído, e a chance de unificação... Encontramos necromantes, jurados pelo fogo, jurados pelo ar, criaturas gigantescas e inomináveis, e até mesmo trolls. Há o surgimento do rei morto e um final surpreendente.

Patrícia Emydio 21/01/2022

Digamos que foi meio termo. Gostei da história, mas achei um pouco arrastada! Quem sabe, futuramente, dou uma nova chance à ele!

Lucs 06/01/2022

Livro surpreendente
Já falei por aqui o quanto odiei esse livro no começo, mais ou menos partir da página digital 80 ou 5% do livro é que comecei a gostar de Jorg. Ele é uma maníaco sociopata, [*****], trapaceiro, nojento mas que não tem como não gostar. Você entende a motivação e o que faz ser tão "sortudo" com alguns eventos.
O mundo todo se revela um mistério com nomes e locais parecidos com o nosso e você vai entendo aos poucos que terra é aquela.
O primeiro livro é excelente, o segundo com um Jorg mais "domesticado" é menos interessante e o terceiro consegue pegar o ritmo do primeiro.
O mistério sobre certo Rei eu matei assim que a primeira dica foi falada o que não estragou a experiência.
Quem sabe no futuro leio A Rainha Vermelha que se passa no mesmo universo, anos após esse livro, mas vou esperar todos os livros serem lançados.

Natalia (Vitória) Sousa 04/12/2021

Trilogia Concluída!
Nesses três livros acompanhamos a história de Jorg Ancrath, um personagem interessante, bem diferente dos protagonista tradicionais.

Simone.Amaral 04/11/2021

Impactada... Mas não feliz ?
Impactada ...? Pensativa...?. Já saudosa...? Jorg será um personagem inesquecível! Por ser único, imprevisível e divertido!! Mas... achei que alguns personagens formidáveis foram mal aproveitados ? Favoritado (sem coerção ?)...

Jessica 23/06/2021

O ódio vai mantê-lo vivo onde o amor falhou
Jorg é um dos personagens mais bem construídos que já tive a oportunidade de conhecer. O autor o criou tão completa e maravilhosamente bem que eu me vi apegada e torcendo por ele em todas as situações. Um personagem rachado e envenenado com uma sede por poder além de qualquer limite. E sim, iniciei a resenha falando sobre ele, pois ele rouba completamente seu foco em toda a história, sem que isso se torne cansativo. Nunca é o bastante.
Uma trilogia incrível, distópica, onde o velho e o novo se fundem. A ambientação, os demais personagens, tudo é minuciosamente bem trabalhado.
E em meio a guerra, ao sangue e a dor, ainda que pequeno, o desejo em corrigir antigos erros.

?Tempos sombrios exigem escolhas sombrias. Escolham a mim.?

Não haveria outra maneira, que não escolhê-lo.
Jorg veio e se foi, em seu auge.

Gabriel.Lopes 27/05/2021

Simplesmente surpreendente!
Comprei apenas por estar em promoção e ser uma edição muito bonita, e fui surpreendido com um livro visceral e forte, mas no limite do grotesco. até metade do segundo livro não sabia se amava ou detestava o personagem principal, tal qual se ele era um vilão ou um herói. muitas coisas para comentar, mas a principal é se permita surpreender-se e testemunhe os planos e ações de combate mais mirabolantes. assim como a evolução total de um adolescente raivoso e ruim em um Rei dos Reis!

1 | 2 | 3 | 4