O Mítico Homem-Mês. Ensaios Sobre Engenharia de Software

O Mítico Homem-Mês. Ensaios Sobre Engenharia de Software Frederick P. Brooks Jr.

Resenhas - O Mítico Homem-Mês

Lathos 21/12/2023

Um clássico ainda moderno
Como a evolução na área de computação foi exponencial entre o sec 20 e 21, o leitor pode pensar que um livro escrito em 1975 não se aplicaria mais em 2023, e estaria completamente errado.

Brooks da um enfoque muito grande no aspecto gerencial e é incrível ver como muitos projetos e empresas passam pelas mesmas situações descritas por ele no livro.

Ótima leitura pra se aprofundar na área de desenvolvimento de software

Marcos Tito 22/11/2022

Sensacional!!!
Leitura obrigatória para todo profissional ligado à indústria de software. O livro aborda as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de software, muitas delas provocadas pelos próprios gestores, que há décadas cometem os mesmos erros.

Renzo 11/11/2022

A base de um projeto começa com a leitura desse livro
Um livro que teve seu primeiro exemplar publicado em 1975 ainda tem a leitura muito atual para os dias de hoje, apesar da leitura um pouco pesada de ser digerida, uma reflexão em cada topico podem levar você a entender melhor não só o que o autor que dizer, como também como um projeto deve ou deveria funcionar.

Eu recomendo esse livro para os que gostariam de entender melhor como se desenvolve um projeto de T.I., seus pilares, suas necessidades e problemas. Além de recomendar gostaria de poder convencer a quem esteja lendo isso a deixar um pouco de lado esses livros modernos sobre projetos 4.0, capas coloridas, titulos chamativos, uma vez que você leia, entenda e reflita sobre O mítico homem-mês você estará um passo a frente dos que leram dez top livros de projetos da ultima década. Termino a resenha com a linha frase que até mesmo varre o cotidiano de alguns de nós:

"Uma mulher grávida leva nove meses para parir um filho, porém nove mulheres não parem um filho em um mês."

Edgard7 01/05/2022

Confesso que, sendo um leigo na área de TI, encontrei vários trechos além da minha capacidade de compreensão.
Mas além de melhorar minha compreensão sobre o universo da engenharia de software e gestão de TI, também consegui entender melhor a impressionante evolução desse setor desde que a 1a edição do livro foi escrita.

BiellBatista 03/06/2021

Independentemente do seu pensamento, leia!
Um tratado impressionando sobre os problemas e possíveis soluções desenvolvidas no desenvolvimento de tecnologias. O livro busca relatar os problemas e possíveis soluções, com vários artigos como referências, em uma narrativa leve e descontraída.

Percebi que, muitas vezes, alguns profissionais continuam nos mesmos problemas e pensamentos (buscando a bala de prata, tentando fazer 9 grávidas gerar um filho).

Não interessa se você pensa como Roger Pressman, Kent Beck, Ian Sommerville, entre outros... Leia esse livros tão antigo, mas ao mesmo tempo tão atual.

Leo M 18/03/2017

Se você é Profissional de Tecnologia... Leia!
Tremendo tratado sobre problemas que a Indústria de tecnologia, e mais especificamente o segmento de produção de software, enfrenta até os dias de hoje.
Não interessa se você pensa como Pressman, ou pensa como Beck, apenas leia como livro de historia! É uma fantástica jornada a década de 70 que vai lhe mostrar por que 9 grávidas não podem dar a Luz em 1 mês....