Nunca vi a chuva

Nunca vi a chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

anna 28/05/2024

Nada do que eu esperava
Eu comecei por pura curiosidade, ele não era nada daquilo que eu estava esperando.
Confesso que eu estava um pouco receosa por ser um livro que normalmente eu não leria mas me surpreendi.
A história tem muitas nuances e ele é simplesmente incrível.
A premissa acontece de forma surpreendente e me deixou de queixo caído. Vale a pena dar uma chance para ele.

Amanda.Monteiro 27/05/2024

Infelizmente a leitura não me envolveu como esperava
Já tinha algum tempo que queria muito ler algo do Stefano Volp por tanto ouvir falar por ai. Decidi começar com "Nunca vi a chuva", já que pela sinopse percebi que poderia ser o tipo de livro que curto ler. Porém, a verdade é que acabou sendo uma experiência desapontante pra mim.

Pela sinopse imaginei que fosse ser um livro mais profundo e envolvente, já que tem uma temática um tanto pesada e intrigante. Mas enquanto lia, encontrei diálogos muitas vezes bobos, com personagens não tão interessantes que não despertaram nenhuma conexão comigo.

Alguns eventos e interações na narrativa me pareceram um tanto supérfulos e o desfecho da história aconteceu de forma apressada e tumultuada. Basicamente como se tivessem que ser ditas logo, sem maiores explicações. Senti falta de um desenvolvimento maior, sabe. Talvez se o livro tivesse mais páginas, poderia ter sido explorado melhor.

Pela falta de envolvimento com a narrativa e os personagens, o livro não funcionou pra mim e considerei a leitura razoável.

Vini 27/05/2024

As vezes dentro de mim, acho que sou mais sensível do que pareço.
Assim diz o Volp na conclusão deste livro: "Espero que você tenha notado que esse simples e curto diário é como as portas para novas estações sempre estarão abertas para aqueles que estão dispostos a atravessá-las"

É sobre isso que esse livro também ressalta, oportunidades que estão à nossa frente, muitas vezes elas escapam da ponta dos nossos dedos, ou demoramos de mais pra abraça-las e acabamos perdendo a benção.

A escrita fluída do autor quebrou meu receio de manter a leitura. À principio curti o título e os comentários positivos a respeito do livro mas sempre posterguei. Quando me encontrei em uma super ressaca literária, resolvi dar inicio a historia de Lucas e Rafael e mergulhei de cabeça nessa aventura. "Nunca Vi a chuva" foi um baita remédio.

O final pode não parecer agradável mas nem sempre a ficção é o posto da vida real, ela pode nos surpreender com tamanha semelhança. Parabéns Stefano Volp, graças a esse livro vou querer conhecer outras obras suas.

Tays 27/05/2024

Precisava de mais algumas páginas
Achei a história toda muito envolvente, bem escrita, rica em detalhes. Os personagens são cativantes, fui realmente transportada para uma casa de campo estilo vó amorosa e pude sentir diversas emoções lendo. Porém, fiquei frustrada com um item que ficou em aberto para a imaginação do leitor. Mas num geral, recomendo, ver a transformação do Lucas enquanto pessoa também foi sensacional. E o Rafael, vontade de guardar num potinho ????

Luccas62 23/05/2024

Nunca vi a chuva
A mensagem do livro é boa, embora achei que tratou a parte da saúde mental do Lucas de forma mais simples do que realmente é. A ?melhora? foi muito rápida.
A história é boa!! Entretanto, não gostei de algumas abordagens. Acho que poderia ter tratado a deficiência do Rafael não como um empecilho, entre outras coisas.
Ademais, ODIEI a parte da charlotte me deu muito nervoso lendo.
De modo geral, é um bom livro e recomendo a leitura. :)

Sofia136 23/05/2024

Crescer e mudar
Estou simplesmente sem reação após o término desse livro. Fiquei reflexiva, pensando na história, pulei, ouvi a música principal desse livro e não conseguia parar de pensar sobre ele, não sabia como prosseguir.
Esse livro é bem ?pesado? não começo, se você não é muito acostumado a ler coisas mais profundas, a leitura é bem realista sobre o que o Lucas, personagem principal, está fazendo e sentindo. Em um primeiro momento não sabia se ficava do lado dele ou não, mas com o passar da leitura entendi o porquê de algumas reações ou pensamentos dele, além de entender outros lados da história.
O Rafael é um fofo, um queridooo! Sério, realmente, o Lucas precisava disso, dessa pausa para refletir sobre ele mesmo e sobre ele e as pessoas a sua volta.
Tem uma frase no meu computador que é a seguinte: ?The words you speak become the house you live in? e eu acho que ela resume muito a descoberta do Lucas sobre a vida. Então, chegamos a outro tópico. A mudança desse personagem, ela é gradual e nem tudo foi ?sanado?, é muito legal mesmo ver a evolução espiritual, mental e social dele.
Sobre a história em si, ela tem muitos altos e baixos, risos e choros, raivas e compreensões. E no fim você fica reflexivo e com a música Me espera do Tiago Iorc em looping na sua cabeça.
De verdade, uma leitura necessária, super fluida e contemporânea. Você só deve ter cuidado, pois tem alguns gatilhos, então de uma pesquisada antes para ver se esse livro é para você ou não.
Leitura surpreendente ??

@debee 23/05/2024

Uma graça de história! Sobre família, crescimento, perdão e amor de irmão. No começo eu não me relacionei muito com o personagem principal, o Lucas, pois ele é bem mimado e revoltando "a toa". Mas ele cresce e se desenvolve em contato com o irmão.

Vi também muitos momentos elogiosos a fé cristã no livro, fiquei feliz por isso.

bibiagilmore 22/05/2024

Amei mto
Li por indicação da Leoni e simplesmente me apaixonei.
nao vou negar que achei que não ia gostar por conta de não ter romance, mas nao fez falta alguma.
a relação deles preenche o "vazio"

Julia 22/05/2024

"No passado, pra mim, perdoar era conseguir a dádiva de apagar da memória e do coraçãoaquilo que uma pessoa fez com você. Hoje
compreendo de forma diferente. O perdão não é sobre isso. Ninguém apagará minha memória. Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você."

ncamilafreitas 19/05/2024

Esse livro estava na minha wishlist fazia um tempo, aproveitei a vinda do autor na bienal da bahia pra comprar e conhecê-lo. (um querido super atencioso!!)

não sabia nada, tipo nada mesmo, sobre a história e me surpreendeu por ser um tema que eu não vejo muito e nunca tinha lido sobre isso antes.

a escrita do stefano é incrível e me fez devorar o livro em dois dias. me vi imersa no universo e ansiosa pra saber tudo que aconteceria.

vi umas resenhas falando que o final foi corrido, mas achei o ritmo tranquilo. fiquei bastante surpresa, e um pouco triste, com duas coisas nos últimos capítulos, mas estou superando.

é uma ótima leitura e quero muito ler mais coisas dele.

torreskarine 19/05/2024

Quem enviou a mensagem?
Odeio quando questões ficam em aberto, eu sou burraa.
Narrativa pela escrita do diário sensacional, muito fluida.

Thaissa.Moreira 18/05/2024

Linda sensibilidade
O livro narra com uma linda sensibilidade a história de uma família que, de forma inesperada, vai se formando. É muito bonito acompanhar a relação dos irmãos se construindo e como eles são, também, apenas jovens ?comuns? com questões que poderiam ser de qualquer jovem.

VictoriaAllana 18/05/2024

Agora os dois viram a chuva. ?
No começo eu não estava entendendo bem qual era o propósito do livro, mas com o desenrolar da história eu acabei ficando curiosa em saber o final dela. Envolve questões como problemas psiquiátricos, doação de órgãos e adoção, não foi da maneira que eu esperava, acho que tudo foi abordado muito futilmente, por isso não dei 5 estrelas, mas é uma história boa, os personagens são interessantes e é uma história que pelo menos pra mim, foi importante. Gostei ?