Trabalho

Trabalho Thich Nhat Hanh

Resenhas -

Lucas.Batista 21/04/2023

O Mestre da Simplicidade
Dentre os meus autores budistas, o monge Thich Nhat Hanh é de longe o meu favorito. Admiro muito como ele consegue te guiar para uma vida mais leve com base em lições que qualquer um que consegue respirar pode fazer.

Neste livro não é diferente. O monge passa lições simples e práticas voltadas para a respiração consciente, onde ele faz uma analogia maravilhosa com uma árvore na tempestade. Quando olhamos para a copa de uma árvore na tempestade, temos a impressão de que ela será levada pelo vento, mas se o seu tronco e suas raízes forem firmes e profundas, ela permanecerá lá até que a tempestade acabe.

Segundo o monge, temos que ser como a árvore na tempestade. Em tempos difíceis (tempestade), devemos deixar de focar na mente (copa) e focar no baixo ventre (tronco) através da respiração consciente. No trabalho não é diferente.

O livro pode ser dividido em cinco partes principais: Saindo de casa, indo pro trabalho, trabalhando, voltando pra casa e chegando em casa. Em cada uma dessas partes, o monge pontua a importância de estarmos presentes e de termos momentos para darmos uma pausa na correria cotidiana e na correria de nossas mentes.

Super recomendado para quem tem problemas e dificuldades no ambiente de trabalho.

Manu 25/09/2021

Ajuda bastante, mas nem tudo ajuda
Eu gosto dos livros do Thich Nhat Hanh porque ele faz parecer tudo muito simples. E às vezes é realmente muito simples, mas quando as coisas não dependem só da gente, já não é. Ele dá várias ideias de como tornar o ambiente de trabalho mais agradável, mas muitas das ideias dependem do acordo entre todas as partes, e todos sabemos que isso é raramente possível. Ainda assim, as partes que dependem de nós são realmente simples. Acredito que, fazendo nossa parte, qualquer tantinho que nosso ambiente de trabalho melhorar já é um bom tanto pra nossa saúde mental.

RenMMP 14/08/2021

Prático
O tom prático do autor para termos uma relação e ambiente mais harmonioso é a melhor parte.

O Mestre Zen budista lista várias ações com base na atenção plena e a noção que somos inteiros e não divididos em Pessoal e trabalho.

No entanto segui incomodada no livro pois alguns pontos precisam de um acordo social que pode ser ou não acolhido pela equipe empresa. E isso é mencionado de forma simplista, dando uma impressão de facilidade que não existe na maioria dos locais.