Win Bigly

Win Bigly Scott Adams

Resenhas - Win Bigly

KV 17/06/2018

Ganhar de Lavada - persuasão num mundo em que os fatos não importam
Scott Adams é o cartunista por trás do personagem Dilbert. Isso, por si só, já foi para mim uma motivação para ler seu novo livro. Adoro os quadrinhos do Dilbert.

Com seu estilo cínico, muitas vezes ácido e direto, ele discorre nas quase 300 páginas como previu a eleição de Donald Trump para presidente desde os primórdios da corrida eleitoral. Mas quem pensa que o livro é sobre política, está enganado. O livro é sobre como dominar a arte (ou técnica) da persuasão pode levar você a alcançar os resultados que deseja. Scott Adams lista 30 tipos de persuasão e dá exemplos de como foram utilizados e os resultados obtidos.

Mas vai além. O livro fala do fato de que percebemos a realidade de acordo com nossos filtros, vieses. E que encaixamos nessa realidade particular qualquer coisa que experimentamos ou vemos, de forma que uma mesma história pode ter quantas versões quantas forem as pessoas que as experimentam.

Quem acompanha a polarização dos novos tempos sabe do que estou falando. Quem trabalha com comunicação sabe (ou deveria saber) muito bem disso. Neurocientistas e estudiosos do comportamento humano também conhecem a fundo o assunto. Nesse contexto, as fake news, os alternative facts etc. estão aí para nos mostrar que a realidade (se é que isso existe) pode ser ficção, e que até mesmo a democracia pode ser uma ilusão.