Momentos Decisivos Da Humanidade

Momentos Decisivos Da Humanidade Stefan Zweig

Resenhas - Momentos Decisivos da Humanidade

Filipe 30/03/2023

Eu deveria estar cansado de elogiar e exaltar Stefan Zweig, mas sinto que não estou nem perto de conseguir expressar o que este homem conseguiu fazer pela literatura e pelo mundo.

Não há palavras que expressem o que sinto quando leio Zweig. É emocionante o quanto este austríaco conseguiu transmitir por meio de seus livros com a dose perfeita e equilibrada de simplicidade e grandiosidade.

Por meio de 12 narrativas, "Momentos decisivos da humanidade" nos traz grandes personagens da história e as batalhas que travaram em busca de mudar não somente o destino das nações, mas também os seus próprios. É quase como que a busca por se tornar herói, muitas vezes de forma consciente, outras não.

Pessoalmente, as histórias que mais me grudaram às páginas desta maravilhosa obra foram "A primeira palavra através do oceano", "A fuga para deus" e "O minuto mundial de Waterloo". Vale a pena também lembrar que este livro foi proibido durante o regime nazista, Zweig era conhecido como "perigosamente pacifista".

Léo Araújo 17/05/2010

Grandes histórias!
Stefan Zweig supera-se na narrativa dos onze momentos que fizeram a humanidade se desenvolver até os dias atuais. Diga-se de passagem, histórias supreendentes. Sem mais delongas, seguem-nas:

1 - A descoberta do Mar do Sul pelos Espanhóis e o início da descoberta do Eldorado por Pizarro, que aliás, iniciou-se por outra pessoa (não posso falar senão perde a graça);

2 - A conquista de Bizâncio e a ousadia para sua tomada. Um estrategista fenomenal consegue feitos dignos de Napoleão em Austerlitz;

3 - A genialidade, inspiração e dedicação de Händel na composição de belas músicas eruditas. A sua maior criação, O Messias, se origina de momentos difíceis. Sugestão: escutem O Messias;

4 - A criação da Marselhesa na declaração de guerra entre a França e a Prússia. Uma criatura nunca será dependente de seu criador. Escutem a Marselhesa antes de devorarem esta parte do livro;

5 - A guerra de Waterloo que definiu a história política da Europa. Napoleão cai... e a culpa é sentido por outros;

6 - A criação da Elegia de Marienbad, que reflete a devastadora tristeza que o poeta Goethe sentiu quando foi recusado por Ulrike von Levetzow (Ainda que não o fez pessoalmente, senão mediante seu amigo, Carlos Augusto de Sajonia-Weimar-Eisenach). Começou a escrever o poema em 5 de setembro de 1823 em um carruajem que lhe levava de
Cheb a Weimar, e o concluiu a sua chegada o 12 de setembro. Mostrou-lho só a seus mais próximos amigos;

7 - A descoberta e criação da Califórnia e a destruição da vida de Suter, seu criador;

8 - A absolvição dos Karamazov na hora da execução de suas penas;

9 - A ousadia de um homem em ligar dois continentes através de um cabo elétrico em um projeto que ninguém acreditava;

10 - A conquista da última região do globo terrestre por homens corajosos – pólo sul. Uma aventura cheia de altos e baixos, onde homens que fazem história conseguem fazer mais histórias;

11 - O grande retorno para a revolução Russa. Como tudo aconteceu.

Eu posso garantir que quem lê algum livro de Stefan Zweig não consegue deixar de lê-lo. Narrativas envolventes e histórias supreendentes descritas por este filósofo demonstram um pedaço da alma humana. Livro de fácil leitura e esclarecedor para quem viveu momentos decisivos da humanidade.

Recomendadíssimo!