O mal-estar na civilização

O mal-estar na civilização Sigmund Freud

Resenhas - O Mal-Estar na Civilização

Eduardo Cassago 29/12/2023

Você já sentiu um sentimento oceânico, de ser um com o universo?
Para Freud, "aparentemente, a intenção de que o homem seja feliz, não faz parte dos planos da criação". Logo nas primeiras páginas, Freud já desvela sua intenção com esse ensaio clássico e, na minha opinião, uma das obras máximas da literatura universal.

site: https://youtu.be/5Lt6wRx16jM

Laura2117 28/12/2023

Minha primeira leitura de Freud. Acredito que seja uma das obras com linguagem mais abrangente e clara para quem têm pelo menos uma base de psicologia, este livro dá uma ideia e base à psicanálise, por tópicos sociais e nas transições e evoluções humanas, abordando o eu e super eu, funcionalidade do inconsciente, etc. Uma base da base básica de psicanálise, acredito eu. Confesso que mesmo achando a linguagem mais acessível, fiquei um pouco confusa com alguns tópicos, enfim, minha primeira leitura dele! Como não ficar?

nat 13/12/2023

Obrigada p me lembrar q a gente não se contenta nem com a felicidade seu cretino vou ter q levar tudo p analista querendo um sentimento oceânico

Vivi 30/11/2023

Ego e superego
Li esse livro para a faculdade e não gostei muito. Acho o tipo de livro que não me interessa e como não sei alguns conceitos como ego e superego eu fiquei um pouco perdida na explicação. Acredito que para quem faz psicologia deva ser mais fácil e interessante.

AnaP14 10/11/2023

O livro faz uma análise sobre o motivo do mal-estar na civilização, analisando as pulsões de vida e de morte, as pulsões recalcadas e os sentimentos que não podem ser colocados em prática para que a vida em sociedade seja possível. É uma obra que exige algum conhecimento prévio de psicologia, porém não é difícil.

joseaugusto.lara 19/10/2023

Mal-estar em si e na civilização
Nesse livro Freud faz uma análise das pulsões humanas da infância à formação da cultura elucidando o duelo da libido (Eros) e a pulsão de morte (Thanatos) o que gera o mal-estar tanto no indivíduo perante suas escolhas quanto na sociedade.

Lorena 27/09/2023

A sociedade nos impede de sermos felizes (?)
Nesta obra de tom pessimista/realista (escolha seu ponto de vista), Freud dá uma sacudida na sociedade pra nos dizer que a civilização nos torna *levemente* reprimidos e *um pouquinho* neuróticos. Reflexões que eram chocantes para a época de seu lançamento, mas permanecem relevantes até hoje (principalmente hoje, eu acrescentaria, nestes tempos de fingimento eterno de felicidades artificiais).

Ariane335 26/09/2023

É uma leitura muito complexa e relata a dificuldade que o ser humano tem em se relacionar com os demais.
?A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.?

Sara Pimentel 21/09/2023

Muito bom, faz uma breve ?análise social? a partir de conceitos psicanalíticos, é bem introdutório e fácil de ler

Giovanna.Charrone 27/08/2023

O Mal-Estar na Civilização - Sigmund Freud
- Freud ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
- nota Freud/10 ?

malu 28/07/2023

Freud se tornou um grande nome e não é atoa. Para alguém que é apenas um curioso, o Mal-estar na civilização é um ótimo livro para começar. Não é uma leitura fácil, mas muito engrandecedora.

Ellifreitas_ 13/07/2023

O mal estar na civilização
Sem palavras para descrever essa obra.
É de fato curta, porém com muita informação. Em certos pontos a leitura se torna maçante, mas a atenção é extremamente necessária para o entendimento das informações relatadas e os questionamentos feitos.
Sem sombra de dúvidas é um livro para análise não apenas da cultura e o desenvolvimento dos os outros seres, mas também de si próprio. Autoconhecimento dos próprios instintos e desejos.

Ainda estou processando todas as informações, é de fato muita coisa para digerir e entender.

Italo145 13/07/2023

Do impacto que isso causa...
Do impacto que isso causa, mesmo quase 100 anos depois. É um livro fulminante, didático, bem explicado. Há uma riqueza de exemplos. Há digressões, às vezes, aos montes (o autor inclusive se desculpa por isso) e muitas explicações (Freud, de fato, explica).

A proposta central do livro é uma hipótese: a de que a civilização se constrói a partir de impulsos suprimidos (impulsos libidinais - referentes ao prazer sexual - e impulsos de morte - referentes à agressividade). Morte e vida, para Freud, estão em constante luta e agonia. No centro dessa luta está a humanidade, que busca segurança e só consegue sob pena de não ter liberdade. No centro dessa luta está o sujeito, que busca a felicidade sob pena de só conseguir ser reprimido.

Cada uma das páginas é ilustrada com exemplos e com os conceitos próprios da psicanálise, que Freud revisita à exaustão. O próprio autor percebe isso: "Nenhum outro trabalho me deu a sensação, como este, de expor algo conhecido, de gastar papel e tinta e fazer trabalhar o tipógrafo, para falar de coisas evidentes". Evidentes para quem já conhece os antigos trabalhos do autor. Neste trabalho, os conceitos, repetindo-se, são tão bem explicados que a presente leitura prescinde do conhecimento de seus outros trabalhos.

Finalizando, ele não se coloca como um profeta, mas como um indagador: dessa relação agonística entre Eros e morte, "quem pode prever o sucesso e o desenlace?". Há quase cem anos, ele não o sabia. Nós, hoje, tampouco o sabemos.

Renato 04/07/2023

Livro sensacional, gostei muito!!!

foi um pouco complicado, primeiro livro que eu li da área psicologia, mas consegui interpretar bem.

FREUD ERA BRABO

Lu_prim 01/07/2023

Leitura para a Faculdade
Tive que ler o livro para um debate da faculdade. Apesar de várias passagens e reflexões me incomodarem, seja porque eu discordo delas ou seja porque são só extremamente preconceituosas, eu entendendo que preciso considerar o contexto e a mentalidade da época em que esse livro foi escrito. Foi bom ter a experiência de ler Freud para conhecer o autor a partir da minha própria opinião e perspectiva e não só pelo oq os outros falam sobre ele.

Enfim, é um livro pequeno e que apresenta lógicas bem interessantes, além de frases curtas muito bonitas, contudo, deve ser lido com calma e de forma crítica.