Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

Camila2001 19/08/2023

Murakami é um gênio
O livro é completamente imprevisível,vai de romance não correspondido à partes macabras.Me fez viajar muito e me apegar aos personagens.Um dos melhores que já li,com certeza vou ler de novo daqui uns anos.

Andre.Pithon 11/08/2023

1.5

Eu nem sei por onde começar honestamente.

Existe uma piada famosa ao se discutir literatura, especificamente literatura ruim escrita por homens para homens, que o fato de que todas personagens femininas são descritas como alguma variação de "She breasted boobly down the stairs". Não resta personalidade, não resta motivações, toda frase de descrição precisa citar seios de alguma forma ou de outra. Nunca antes encontrei autor que tão perfeitamente ocupa essa posição que Murakami. E esse é um dos menores problemas do livro. A gente pode perdoar um pouco de misoginia, mas 500 páginas de prosa ruim?????? (é meme)

Como todo livro japonês que já li, a escrita parece truncada, desconfortável, o diálogo se quebra, algo definitivamente se perde na tradução. Querida Konbini já era bem medíocre em prosa, mas Kafka a beira mar consegue ser tão, tão pior. Diálogos repetitivos, descrições demoradas e sem graça, personagens sempre idealizados, mulheres que são pares de seios, metáforas básicas que não fazem nenhum efeito, pseudo-filosofia da pior qualidade.

Mas a história salva, não salva? Que bela sopa surrealista de nada, que lindas passagens circulares que não chegam em nada, pontas soltas incríveis, fechamentos de arcos que não fecham nada, gotas de incesto porque todo mundo gosta de incesto, um homem que cita ser burro toda frase fala com gatos até não conseguir mais falar com gatos e depois dorme. Duas linhas narrativas que praticamente não se cruzam o livro inteiro. Deviam ter separado Kafka e Nakata em dois livros, seriam dois livros ruins de 250 páginas ao invés de um de quinhentas, mas pelo menos contaria como o dobro pra minha meta de leitura, e esse é o único benefício que isso trouxe pra minha vida.

Não nego que no começo li com curiosidade. As primeiras 100~200 páginas, quando ainda parecia que ia para algum lugar, te dava certo fôlego. Tem algumas entrevistas/relatórios pincelados pelo primeiro terço do livro, detalhando os acontecimentos que levam Nakata a desenvolver sua condição que são razoavelmente interessante. E adivinha? Não leva para lugar nenhum. Não há resoluções. Não há resoluções para nada nessa obra prima. Eu não sou exigente para tudo se fechar, eu amo absurdos incompreensíveis como Vita Nostra, eu amo obras mais largadas que não se preocupam com aprofundar o mundo como This is how you Lose the Time War, o problema não é ser surrealista e meio misticozinho. O problema é ser ruim.

Dói mais pelo tamanho. Existem longos capítulos de Kafka bebendo leite. De gente discutindo música clássica. De Murakami sendo tão culto que ele precisa vomitar toda sua cultura na minha cara.

Terminei na base do ódio em busca de alguma conclusão ok, mas não tem nada. O fechamento é previsível, os aspectos místicos não levam para lugar nenhum. O livro inteiro se considera uma metáfora, 500 páginas para você construir sua própria opinião, então beleza Murakami, aí vai uma metáfora para você.

Eu tenho aula de literatura inglesa nas sextas. Entrei com bastante expectativa, todo mundo falava muito bem, renomada como uma das melhores da faculdade. Tem que ser bom, né? Não tem como dar errado. E no começo, até parece que vai ser ok. Talvez não perfeito, mas ok. Vai entregar o mínimo. E aí a aula não aprofunda, só citando fotas em uma voz horrível. E subitamente não temos aula pra dar uma festa não relacionado. Olha, vamos ignorar o assunto e tocas umas músicas legais aqui? É uma metáfora! Aulas de nada que se arrastam até o último minuto possível. Quer gastar metade da aula numa tangente aleatória sobre sua vida romântica, quer Murakami? Quer dizer, *****. Um mês de férias, no meio do semestre? Que legal! Podemos inventar nossa própria literatura inglesa! Só faltou um pouco mais de descrição de seios e seria 10/10.

Não é a melhor das metáforas, claro.
Então combina perfeitamente com Kafka a beira mar.
Péssimo.
Juliana1577 21/08/2023minha estante
Nossa... kkkk

dinhalendo 10/08/2023

Beira-mar
Tá, eu definitivamente não vou conseguir colocar nas palavras certas tudo que eu senti lendo esse livro, então decidi parar de encarar o espaço em branco e escrever nas palavras que vierem.

achei o livro muito bom. muito bom mesmo. gostei muito dos capítulos intercalando a história do Kafka com a história do Nakata, achei que deixou o livro mais fluido e menos cansativo, principalmente por ser um livro grande, esses detalhes deixaram a leitura mais leve.

eu amei a escrita do Murakami. parecia que todas as palavras escritas foram minuciosamente escolhidas e todas tinham um significado bonito. o livro tem muitas referências a outras obras, autores e elementos da cultura pop e japonesa, achei todas as citações lindas e inteligentes.

sou suspeita em falar do tópico que, pra mim, leva o livro pra outro patamar: realismo mágico. já aceitei que é, com certeza, meu gênero/estilo favorito de livro. todos os elementos místicos, trágicos, sobrenaturais e espirituais em constraste com a realidade palpável do dia-a-dia tornam essa história muito bonita e interessante demais. me prendeu em todos os capítulos.

não posso deixar de falar que, de fato, houveram partes do livro que me causaram muito desconforto na leitura (algumas cenas do livro só me veio na cabeça o meme do ?oh nojeira pode ir me tirando?). mas também, não sou do time que acredita que a arte deve ser sempre confortável. mesmo questionando todas as escolhas do Murakami em escrever certas passagens, é possível entender aonde ele queria chegar.

gostei muito do final do livro, principalmente por ter uma parte ?aberta? que deixa um pouco os leitores a imaginar a resposta final. e se alguém aqui leu o livro, gostaria muito de saber o que, para vocês, a sra. Saeki era do Kafka!!

Maria 17/07/2023

Para além das fronteiras da realidade..
"Kafka à Beira-Mar" é um livro do renomado autor japonês Haruki Murakami, que traz uma narrativa intrigante e complexa. Confesso que fiquei inicialmente interessada nesta obra após me deparar com a referência do livro na música "Butterfly" (que por sinal é a minha música favorita), do grupo BTS, inspirada no livro, e também por influência do Namjoon.

A história se desenrola em paralelo, alternando entre a vida de Kafka Tamura, um jovem que foge de casa em busca de liberdade, e a trajetória de Nakata, um homem simples e misterioso com habilidades peculiares. A trama é permeada por elementos surreais e uma atmosfera sombria, fazendo com que eu fosse introduzida em um universo desconcertante, e por vezes psicodélico.

Confesso que a leitura de foi angustiante em muitos momentos, devido à sua complexidade e ao estilo peculiar de Murakami. A narrativa, por vezes, se tornou confusa, o que exigiu uma atenção redobrada e a necessidade de releituras de certas passagens. No entanto, foi justamente essa angústia e confusão que me cativaram.

Ao longo do livro, me apeguei aos personagens, especialmente Nakata e Hoshino. Nakata, com sua simplicidade e habilidade única de conversar com gatos, proporciona momentos de reflexão, sensibilidade e também inocência. Já Hoshino- meu favorito - que parte em uma jornada junto a Nakata, representa o contraponto ao protagonista Kafka, sendo seu companheiro de aventuras em uma busca por significado.

Apesar das dificuldades na leitura, o livro surpreende ao abordar temas profundos como a identidade, solidão, amor e destino, mesclando-os com a mitologia e os elementos fantásticos característicos de Murakami. Em meio a isso, é impossível não se envolver emocionalmente com os personagens e refletir sobre suas próprias questões existenciais.

Por mais confuso que possa parecer em alguns momentos, o livro proporciona uma experiência única e enriquecedora para aqueles que estão dispostos a adentrar no universo peculiar de Haruki Murakami ????

maria 12/07/2023

Tudo é uma metáfora
Minha primeira vez lendo murakami e eu não podia estar mais satisfeita. de verdade acho que nunca li nada assim, considero muito mais uma experiência do que uma leitura tradicional.
a escrita é extremamente poética e filosófica, fazendo que até mesmo nas partes mais desconfortáveis (são muitas) o livro continue sendo extremamente belo.
isso sendo dito esse livro com certeza não é pra todo mundo. a história deixa muitas coisas implícitas pra que o leitor junte os pedaços e tome suas próprias conclusões, além de que não é uma leitura confortável. eu pessoalmente me apaixonei e mal vejo a hora de ler outras obras dele e até mesmo reler este livro e ver os detalhes que eu não notei.

Priscilla Santiago 11/07/2023

Se tornou o meu Murakami favorito
Quem me apresentou os livros do Murakami foi um amigo da faculdade, ele me deu de presente Após o Anoitecer, Norwegian Wood e Kafka à Beira-Mar. Isso tem quase 10 anos e, na época, na faculdade estávamos estudando crítica literária usando uma obra de Kafka o que me gerou trauma de qualquer coisa envolvendo Kafka e suas obras. Meu amigo sempre dizia "esquece isso e aproveita a obra", hoje tanto tempo demais eu posso dizer que li e favoritei.
Que livro doido, como se espera de Murakami, mas ao mesmo tempo extremamente profundo. Amei demais as referencias literárias, pois justamente esse ano li praticamente todos os livros citados isso enriqueceu tanto a minha leitura. Amei todos os personagens desse livro (exceto o Johnnie Walker), eu só tirei meia estrela, pois a momentos que a queria que as coisas acontecessem logo e o Murakami viajando descrevendo qualquer coisa.
Aviso: Tem possíveis gatilhos para estupro e morte de animais, mas tudo vai fazer sentido e essas cenas não são aleatórias. E algumas coisas da história NÃO vão ser explicadas, vai da sua interpretação.

mr_reedies 30/06/2023

Uma boa fantasia/aventura urbana
Quando comprei esse livro, eu esperava exatamente o que tive: uma narrativa densa e levemente soturna com alguns toques de fantasia. Eu precisava ler algo mais "inspirado" e "encorpado", depois de ler tantos livros mais corridos e direto ao ponto, e Kafka à beira-mar me proporcionou isso.

Depois de ler alguns livros do Murakami, já consigo reconhecer alguns detalhes que são comuns nas suas histórias. O amor que o autor tem pela música está inserido aqui, bem como algumas discussões sobre relacionamentos entre homem e mulher, que, no que eu entendo, é um dos assuntos sobre os quais ele mais gosta de falar, embora aqui esse não seja o foco da coisa. Enfim, há certas familiaridades.

Os traços de fantasia são instigantes. Ler esse livro e descobrir o que os personagens são capazes de fazer ou o que de estranho pode aparecer no caminho deles é muito interessante, mas, para o leitor, é importante que o prazer esteja principalmente nesse desbravamento, porque nem sempre os caminhos levarão para algum lugar e, para ser sincero, em boa parte do tempo as coisas não serão explicadas. O foco do Murakami quase nunca é explicar as loucuras das histórias.

Portanto, a beleza está na jornada, cuja escrita é simplesmente maravilhosa! Nesse livro, então, a jornada é quase literal, pois temos dois protagonistas que, com ou sem motivo aparente, estão indo para algum lugar. Para mim, é uma leitura extremamente relaxante, mesmo que não haja objetivos claros para nada.

Há, sim, detalhes que me fazem querer diminuir a nota desse livro de 5 para 4.5, e isso envolve um assunto que está absolutamente em TUDO o que li do Murakami até agora: relacionamentos sexuais entre pessoas com idades MUITO diferentes. Eu não sei qual é o lance do Murakami com esse tema, mas já está claro para mim que ele gosta de falar sobre ele e que faz malabarismos fenomenais para justificar o que está acontecendo e, talvez, torná-lo mais "aceitável". Mas para mim nunca funciona. Considerando as obras como um todo, eu nunca acho que esse tipo de plot é indispensável. Na verdade, ele SEMPRE me faz virar os olhos.

No mais, é um livro cujas memórias com certeza caminharão comigo durante muito tempo.

juhmss 23/06/2023

Sei lá, não tenho palavras pra descrever, só sentir.

kafka é um misto de sentimentos, mas não é um livro pra todos. gratidão por ter tido essa experiência

guilhermevasq 23/06/2023

Tudo é metáfora.
Cheguei a esse livro depois de ouvir muito bem sobre o escritor, murakami. não me decepcionei. li o livro em uma semana e fiquei triste de ter acabado. a escrita dele é linda, tocante e poética, apesar de simples. a história do livro não tem nada de especialmente interessante, o kafka não é um personagem com dotes e capacidades incríveis, ele é apenas um menino de 15 anos. o nakata, por outro lado, é fascinante; tão raso e tão profundo. todos os personagens do livro são muito bacanas. nada no livro é perfeitamente claro, até porque os próprios personagens não sabem o que estão fazendo. aliás, alguém sabe? pretendo ler mais murakami com toda certeza.
?a felicidade é uma alegoria, a infelicidade é uma história?

Marcianeysa 29/05/2023

Maravlihoso
Que livro sensacional! O autor viaja pela fantasia, pelo drama e por muitos temas que são tabus para sociedade ocidental.
As explicações são desnecessárias, cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões.
Fascinante.
Julio.Almeida 15/06/2023minha estante
se nesse chove peixe tu tem q ler o q ele corre atras de um carneiro kkkkk o japa viaja mt

Marcianeysa 15/06/2023minha estante
Qual é?

Julio.Almeida 15/06/2023minha estante
caçando carneiros, é de 82; posteriomente ele lançou Dance, Dance, Dance que é meio que no mesmo "mundo" de caçando carneiros

uiliandalpiaz 26/05/2023

Murakami me parece incontornável
Esta é a segunda leitura do Murakami e, confesso, gostei bastante. Há um ritmo intenso e a narrativa alternada das histórias que acompanham Kafka e Nakata vão dando um ritmo bem instigante até o momento em que você anseia pela fusão.

Há mistério, suspense, riso, escrita despretensiosa, mas, sobretudo, há talento puro na escrita e no mundo imaginativo do autor. A leitura é leve, fluida e avança facilmente. Há um invólucro de doses de mistérios nos personagens que faz com que se avance nela. Há uma boa dose de referências à mitologia grega, ao próprio Kafka e a referências da mitologia japonesa (estas, infelizmente, que nem todas compreendi plenamente), como é um traço do autor.

A história apresenta os seus personagens conectados mesmo sem saberem. Um jovem de 15 anos com destino édipo, um homem que tem habilidades instigantes e ao mesmo tempo desaprendeu muito por uma tragédia, um mundo conectado por personagens interessantes como Oshima, Saeki, Hoshino, o amigo chamado corvo imaginário. A meu ver, a história ganha muito pelo mistério, a profecia e a narrativa que envolvem ao leitor.

Aparentemente, Murakami é incontornável.

mwteus 26/05/2023

Meu deus, que livro gostosinho e mais maluco doido biruta de se ler, as metaforas sao mjito boas, o desenvolvimento dos personagens perfeita, como eu amo esse livro

LUNII 17/05/2023

Não gostei muito.
Fiquei muito desconfortável lendo algumas coisas do livro.
Eu gostei bastante do Nakata, das coisas esquisitas e mágicas que acontecem.
Mas o plot do Kafka me decepcionou muito. Não gosto da idade que o perosnagem tem.

Eu queria muito ler para saber o final, mas não teve nd demais.
Murakami causa desconforto kkkk

LUNII 15/06/2023minha estante
N tem como se sentir confortável cm descrições de sexo entre uma mulher de 50 e adolescente de 15

LUNII 15/06/2023minha estante
Msm cm a "explicação"", eu acho mt ruim, toda a trajetória do kafka, ele sofre assédio até da irmã. Não consegui ler sem pensar o quanto isso era meio fetichista, no fim, parece q não tem proposito narrativo

indigesto né

Cyndy 11/05/2023

Eu gostei muito, apesar de ele ficar um pouco entediante e precisar de persistência e paciência em determinado ponto da história, eu gostei muito!! Principalmente do Hoshino e Nakata que são a dupla do alívio cômico.

É realmente um livro indispensável. Ótimo