Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

jhwnnyboy 23/09/2023

Kafka à beira-mar
é incrível como o murakami ao mesmo tempo que diz as palavras mais lindas do mundo, também consegue escrever uma página inteira do personagem descrevendo seu próprio 🤬 #$%!&

MariBrandão 20/09/2023

Foi meu primeiro contato com o autor, e confesso que não sabia o que esperar.
Eu gostei tanto do início desse livro. Até a metade, acho, estava totalmente interessada. Eram muitas coisas poéticas e misteriosas no ar. Todo o início contando sobre o caso das crianças, a profecia que fez Kafka fugir de casa, Nakata, senhor fofinho, que, embora com suas dificuldades, pode falar com gatos!
Mas lá pro meio do livro, a coisa começou a ficar extremamente repetitiva, com trechos altamente desconfortáveis (alô mamãe e irmã), e aparentemente indo para lugar nenhum.
Capítulos que estavam ali por não sei qual razão.
E no final, uma parte do livro se vai e a outra volta pro começo?!
Gostei até um ponto, e depois me perdi, ou o livro se perdeu. Não sei.

Maria 10/09/2023

?Porque enquanto amamos, estamos em busca de algo que nos falta?
Es el primer libro que leo del autor y realmente cumplió todas mis expectativas. El libro no es simple pues va mezclando realidad con fantasía, diferentes horizontes temporales y dos historias en paralelo que al parecer no tienen mucho que ver el uno con el otro.
Con el transcurso del libro vas viendo cómo las historias van tornando significado y a medida que pasa el tiempo el libro se vuelve más y más atrayente.
La construcción de los personajes me parece maravillosa, realmente llegas a involucrarte mucho en sus historias y cuando el libro termina te llega ese vacío de tener que separarte de la historia para siempre.
No pongo 5 estrellas porque tiene algunos cabos sueltos que no fueron resueltos que me generó intriga. Tipo la historia del padre, solo se lo menciona al final cuando en el inicio tuvo un rol muy relevante. No se explica muy bien toda esa cuestión con los gatos? en fin, Igual el libro es maravilloso. 8/10

Bruna 07/09/2023

Kafka à Beira-mar
Amei bastante a primeira metade do livro, mas depois disso começou a ficar meio difícil de engolir essa narrativa bizarra de comer mãe e irmã?????
Teve só duas personagens femininas nessa história e as duas o Murakami conseguiu tornar tudo sexual & ainda meteu uma de que elas eram mãe e irmã dele.

Muito desnecessário.
Marlo R. R. López 05/03/2024minha estante
Esse livro brinca com o enredo da peça grega Édipo Rei, escrita por Sófocles. A jornada dos dois protagonistas é basicamente a mesma, e levanta a ideia de que todos os destinos trágicos são inevitáveis, por mais que você tente fugir deles.

Ingrid 02/09/2023

A puberdade é realmente uma coisa, não há dúvidas
Esse foi o primeiro livro do Murakami que de fato finalizei ? a duras penas, diga-se de passagem. Não é uma história ruim, muito pelo contrário, me empolguei bastante com o seu início, meio e fim. A figura de Nakata, o homem que não consegue ler, mas que conversa com gatos, é de um carisma inegável. Em contrapartida, Kafka é um grande "água com açúcar". Como em tudo que tive a oportunidade de ler do Murakami, a maneira como o sexo e a sexualidade são descritos não deixa de ser maçante; em contraste ao que se propõe, quero dizer, ao misticismo que permeia as trajetórias dos personagens, tudo soou muito superficial e esquesitinho. Ah, o jeitinho machista de escrever! Coisas da vida...

Rachel 02/09/2023

Surpreendente
Este é meu terceiro livro de Murakami, e achei o melhor até o momento. A história é uma mistura de sobrenatural com dilemas da vida cotidiana. A narrativa da história com alternância entre Kafka e Nakata deixa a leitura bastante dinâmica e envolvente. Os mistérios ao redor dos dois personagens nos prende intensamente. Kafka é um menino de 15 anos mas com uma mentalidade mais adulta, e certos momentos nos faz pensar no porquê disso. Nakata na sua ingenuidade, faz comentários ao longo da trama que nos deixa pensando por dias, Hoshino (seu companheiro de jornada), bem sabe disso. Sra Saeki, personagem de integração dos dois protagonistas, traz um tom de tranquilidade e curiosidade para a historia, uma das personagens com imensos segredos, mas pouco revelados propositalmente. Oshima é o personagem que mais gostei, compreensivo, ótimos conselhos, humor ácido quando precisa, sem ele creio que Kafka nunca teria conseguido passar por tudo que aconteceu com ele. Recomendo muito esta leitura, para todos, mesmo para aqueles que não gostam de tramas com sobrenatural. Nssa história o sobrenatural é apenas um pano de fundo, os personagens e seus dilemas que estão no palco principal.

legolas_ 31/08/2023

E assim sigo floresta adentro rumo ao seu coração
Haruki Murakami alcançou o nirvana escrevendo isso aqui, eu tenho certeza!

Kafka à beira mar é um romance com realismo mágico, trama psíquica e MUITA filosofia. Eu acho que nunca senti tanta emoção na escrita do Murakami antes, foi um tour de sentimentos lendo.

Esse livro é muito muito rico em todo tipo de coisa, você aprende um pouco de tudo, a narrativa é muito bem construída e ambos os pontos de vistas (dos dois protagonistas) são muito interessantes. É bem típico do Murakami te deixar desconfortável, então espere se sentir MUITO desconfortável, porém não desista!!

(Chorei um bocado em algumas partes e em outras não consegui controlar a expressão de nojinho enquanto lia? bom eu ter lido isso em particular porque se alguém me perguntasse o motivo da cara feia eu não ousaria explicar.)

Não achei que ia acontecer mas acabei desenvolvendo muito carinho por esse livro, se tornou um dos meus favoritos.

Moya2 28/08/2023

Inquietante
O livro prende a atenção desde o começo e a jornada parece infindável, mas não que isso seja ruim, pelo contrário. A leitura é muito fluida e me segurei para não acabar o livro rápido.
As cenas e o cotidiano são escritos de forma sublime e constrastam com os personagens e suas histórias profundas e misteriosas.
Um mix de literatura fantástica com o questionamento pessimista kafkaniano.

Maria 26/08/2023

Surpreendente, encantador e um tanto estranho
Esse livro é diferente de tudo que eu já li. O Haruki Murakami tem uma escrita fantástica (em todos os sentidos da palavra), a construção dos personagens é maravilhosa e apesar de algumas coisas ficarem sem explicação, isso não tira o encanto/magia do livro. Fiquei apaixonada pelo Oshima e Nakata, eles têm visões de mundo incríveis e são completamente diferentes, creio que o autor quis "brincar" com esses extremos. O Kafka Tamura é um adolescente bem diferente, não entendi muito bem o complexo de Édipo que paira sobre ele mas... enfim. Confesso que algumas passagens me causaram desconforto, porém valeu a experiência. Com certeza lerei outras obras do Murakami.

Carolina 25/08/2023

"É assim que se constroem as grandes histórias — com viradas estonteantes."
Uma vez eu li sobre o Murakami ser um grande contador de histórias e hoje, após passar muito tempo com essa obra maravilhosa dele, posso concordar plenamente. Kafka à Beira-Mar foi o meu primeiro contato com o autor e lembro bem como foi a escolha da leitura, sendo que eu poderia muito bem ter começado por algo menor, com poucas páginas, o livro me chamou a atenção pela capa. Quem nunca, né? Sou muito fã dos livros da Alfaguara e todas as publicações do autor pela editora, tem esse capricho.

Sobre o livro me vi envolvida em vários tipos de personagens, histórias, universos até um tanto loucos e que de certa forma causa confusão. Mas com o decorrer das páginas, me peguei totalmente submersa em um mundo repleto de filosofia e cultura. O foco principal gira em torno de dois personagens: Kafka Tamura, um adolescente que resolve fugir de casa, e Satoru Nakata, um idoso que sofreu um acidente misterioso na infância que o deixou meio “ruim da cabeça”. Durante toda a leitura o enredo desses personagens são em paralelo, mas por fim descobrimos que eles estão interligados.

É uma leitura profunda e requer muita atenção. É cheio de simbolismos. Mas a escrita do Murakami é fluida, o romance me fez se apegar com vários personagens e suas particularidades. Me fez refletir com questões como guerra, alfabetização, família, amor e até a morte. O final é ainda mais surpreendente, mesmo que tenha me deixado com muitas duvidas, mas isso não tira o mérito de que é um excelente livro.
Emerson Meira 25/08/2023minha estante
Linda resenha dona Ana! ? Parece que conseguiu seu objetivo ?

Carolina 25/08/2023minha estante
O famoso: "prometi nada e entreguei tudo", hahahaha. Fico feliz que você tenha gostado, Emerson! ??

AndrAa58 25/08/2023minha estante
Espalhou a palavra ??

lunely 24/08/2023

Eu nunca pensei que pudesse existir um livro que serve para sentir? o conteúdo. a lógica é dispensável.

Batman 23/08/2023

Sinceramente me levou muito tempo até conseguir ler esse livro por completo, pois minha cabeça rodava em confusão a cada vez que eu lia ele. Honestamente, achei o livro imensamente confuso, mas provavelmente não peguei a mensagem dele.

Camila2001 19/08/2023

Murakami é um gênio
O livro é completamente imprevisível,vai de romance não correspondido à partes macabras.Me fez viajar muito e me apegar aos personagens.Um dos melhores que já li,com certeza vou ler de novo daqui uns anos.