Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

mateuspy 31/10/2022

Meu amigo, que porcaria, hein?
Essa é uma HQ política, certo? Certo. Um quadrinho que se apresenta como "vou fazer aqui uma análise genial de geopolítica, segura aí". Daí ele me pega e faz essa análise mais estadunidense do mundo: o nosso capitalismo é a liberdade e o lado bom da história, o lado dos que matam cidades inteiras só pra demonstrar seu poder bélico e intimidar inimigos e aliados.

O que implica que não, você não vai ter uma leitura geopolítica aqui, no máximo um esboço. O que teremos é a boa e velha propaganda anticomunista. Aquele papo moralista de fome(que[ironia] foi erradicada na terra da liberdade, não é mesmo?) como algo intrínseco ao regime. Enfim, mas o quadrinho não é mal intencionado, mas tá chafurdado na ideologia do "você tem liberdade de passar fome na rua sem moradia e sem emprego, mas pelo menos você pode comprar 150 modelos diferentes de tênis".

Se querem leitura política interessante em quadrinhos, leiam "O Eternauta" e "A arte de Charlie Chan Hock Chye", são leituras realmente preocupada em levantar perguntas sobre disputas políticas e seus efeitos sociais.

Ricardo.Rincon 07/03/2021

Surpreendente
Completamente surpreendente o que um bom escritor faz com um personagem na hora que ele pode contar uma história.

Thiago 20/07/2022

Um dos melhores Elseworlds da DC.
Sempre flertando com Superman tirano.
Muito bom.
E claro os coadjuvantes e vilões sobressaindo.

Cosmonauta 24/01/2022

Superman do Stalin
"Já não bastavam esses satélites e bombas nucleares suficientes para explodir a gente umas dez vezes ? Agora temos esse superman espacial do Stalin também?"

Tamiris 07/11/2020

Surpreendente do começo ao fim, essa história do Superman é diferente de todas as outras. É como visitar um universo paralelo onde personagens continuam fadados a se encontrar, mas suas relações dependem de fatores externos e imprevisíveis. Cada página é uma surpresa, até a última ilustração.

Gomes109 21/06/2023

Superman: Entre a Foice e o Martelo
"Por que você simplesmente não coloca o mundo inteiro em uma garrafa, superman?"

No quadrinho temos o mesmo personagem que estamos acostumados, um homem que sabe que tem poderes além da compreensão, que sabe que não pertence ao mundo que habita e que tem que tomar cuidados constantes para não ferir ninguém. Um homem idealista e que acredita nas idéias do país em que vive, representa e que faz de tudo para proteger os que ama e respeita, com seu código moral sempre afiado e quase sempre inabalável. A principal diferença é que este Superman é usado pelos soviéticos como uma arma do estado para vencer a guerra fria, e devido ao seu prestígio e admiração pela população e pelo partido, ele assume como líder da união, e é neste momento que o quadrinho dá um grande tapa na cara do leitor, pois mostra que ideologia e poder andam lado a lado com a tirania.

Do outro lado da história, temos Lex Luthor, um gênio, cientista, maquiavélico, egocêntrico, narcisista e visivelmente tirânico, mas que vive e defende os Estados Unidos. Ou seja temos os mesmos personagens que estamos acostumados, com as mesmas personalidades, porém em situações ideológicas distintas, em um cenário rico de guerra fria que torna muito mais amplo o debate do que uma discussão de capitalismo bom, comunismo ruim, ou vice versa, mas, ambos podem ser bons ou ruins dependendo da forma e do contexto em que são aplicados.

Além disso o autor surpreende com as subtramas envolvendo personagens como o Batman soviético, a Mulher Maravilha, o Lanterna Verde, Stalin e seu filho bastardo e Lois?Luthor?

O quadrinho revela que bons personagens não precisam ser reescritos para funcionarem, eles simplesmente precisam de boas histórias, e boas histórias podem surgir somente com uma simples premissa. A forma orgânica que os personagens e o enredo da história se desenvolvem só funciona por que o autor tinha certeza das convicções dos personagens com que estava trabalhando, algo que é raro vermos em quadrinhos e mesmo em muitos filmes. É fácil para um autor perder a mão de uma história quando ela tem passagens de tempo muito longas, como é o caso de Entre a Foice e o Martelo, e é nesse momento que o trabalho de pesquisa de Mark Millar sobre a política se tornam presente para criar uma história não panfletária, mas, mesmo assim, didática no quesito da fusão de poder e ideologia.

17/03/2023

Pandora 09/05/2018

Surpreendente! Uma HQ com densidade dramática, não se esgota em uma primeira leitura, com um roteiro surpreendentemente redondo. Mark Millar condensou em seu mundo distópico inúmeros elementos canônicos do universo DC: o conflito com o Batman, a Tropa dos Lanternas Verdes, Lex Luthor como agonista genial, Lois Lane, Planeta Diário, Brainiac, as boas intensões do Superman (mesmo quando ele se torna um ditador nunca é com má intensão haha).
Por outro lado, se Mark Millar em um especialista nas peculiaridades do Universo DC e consegue transpor isso para a HQ com primor, densidade e uma imensa capacidade de fazer com que as peças se encaixem.

Ele passa longe de conseguir diferenciar capitalismo e socialismo, embora ele não deixe de apontar que em sociedades capitalista há crianças dormindo na rua, não vai muito longe. E parece que para ele o Comunismo é pouco mais que um regime de governo autoritário que deduz desigualdades na base da violência e considera liberdades individuais como um capricho desnecessário.

Bem... Bem... Bem... Todos sabemos que o capitalismo não é bem algo que possa apontar o dedo no assunto LIBERDADES INDIVIDUAIS, afinal por 388 anos ele promoveu, incentivou, potencializou a escravidão africana em prol do sagrado lucro - mais de 10 milhões de pessoas privadas de suas liberdades individuais, gerações inteiras de pessoas escravizadas ao longo de 4 séculos... Nas sociedades capitalistas a liberdade também emerge como um capricho desnecessário quando convém aos grandes proprietários de bens, terras e derivativos.

Enfim, a discussão política/econômica é rasa, mas a história é boa! Qualquer dia desses eu paro nela novamente. As histórias da DC tem esse dom de provocar reflexões e mais reflexões.

site: https://www.instagram.com/p/BijZ4Czn-ZW/?taken-by=pandoraelf

Malane @androidtriste 22/12/2019

Nunca me interessei por histórias do Superman individualmente, fui ler com dezenas de ressalvas.

Peca muito no desenvolvimento, mas é uma boa HQ, a premissa é sensacional.

Vitor16Hq 04/08/2023

A versão mais ousada do Superman.
Mesmo nessa realidade paralela, a essência do Superman foi mantida, o roteiro já deixou bem claro que os ideais dele estão acima dos ideais do lugar em que ele está.

Primeira página e já tem a Lois Lane com o Lex Luthor, essas realidades alternativas viu.

A motivação do Batman foi bem construída, o Mark Millar escreveu muito bem o confronto entre os dois, ele soube utilizar o lado estrategista do Batman mas deixou claro que isso não faz com que o Batman consiga vencer todas as vezes.

É um quadrinho que podia ter dado muito errado, mas deu certo.

Gostei da história, é uma ótima versão alternativa, tem uma premissa ousada e conseguiu dar destaque a vários personagens sem tirar o foco do Superman.

SavioAmin 08/05/2022

Xeque-mate
Como já disse outras vezes, amo ver outras versões de história padrão então foi mais um deleite ler essa HQ.

Em questão de história, ela deixa um pouco a desejar, sendo bem simples, mas o que mais me agradou nessa HQ é que os conflitos deixam de ser resolvidos puramente por violência, priorizando o raciocínio, sendo no final resolvido com uma questão moral e tendo um plot twist mais interessante do que poderia esperar.

Vertinho0 13/01/2023

Nem o superman foi capaz de fazer o comunismo vingar kkk
Uma realidade de que o comunismo não vale à pena em quando nem o super humano não consegue fazer o sistema funcionar jkk uma hq muito boa que relata esse partido horroroso e toda a sua mafia. Um final muito bom e uma origem do superman bem diferente.

Aidan.Paim 27/11/2022

O fantasma do comunismo frente a realidade do conflito
Uma das melhores histórias do super, embora não concorde com a visão padrão de ser uma crítica a União Soviética. Com uma experiência diferente do que estamos acostumados, vemos o escoteiro defendendo o lado socialista da guerra fria mas sem passar pano nem ser gentil com qualquer um dos lados. Enquanto o super encarna a face mais feia do socialismo vemos Lex do outro lado mostrando a construção do capitalismo norte americano que perdura até hoje: um protecionismo extremo com forte autoritarismo numa tentativa de vender uma liberdade ilusória. Mais do que apenas um exercício mental, entre a foice e o martelo nos mostra como a narrativa de soviético vilão e Yankee salvador é falsa. O mal se estende em toda a parte que poder se proliferar e ambos os sistemas se mostram de forma agressiva porque decidiram instituir guerra. Talvez o final da história seja a melhor parte, mostrando como os problemas e hostilidade da época são frutos das escolhas dos líderes, e não das visões políticas.

Adriano 25/07/2019

Questões morais e políticas e determinismo humano
Nunca fui fã de Superman...devo ter lido uns 5 quadrinhos à vida inteira. Mas quando fiquei sabendo desse quadrinho em especial, fiquei com muita vontade de ler. A premissa é incrível: o que aconteceria se o homem de aço tivesse caído na União Soviética e não nos Estados Unidos? E se ele fosse treinado e ensinado a defender os valores soviéticos? O que seria do mundo? Uma premissa dessas sozinha seria suficiente pra me fazer curtir muito o quadrinho, mas a história é muito bem escrita e desenhada. Os desenhos lembram a propaganda soviética, com seus ângulos retos e abuso das cores vermelhas. Mas o que é marcante, e até me surpreendeu, foi o roteiro: questões éticas e morais, tocando em questões de dominação totalitária, de domínio de um grupo sobre outro, de se ter uma arma que coloque os outros sobre seu domínio, enfim, temas fortes não só durante a guerra fria mas que continuam a afetar nosso cotidiano.
E por fim, pra mim o que mais se pode refletir (e tema caro à filosofia e antropologia) é: o homem seria determinado pela cultura e ambiente em que nasce?

xsmits0 05/01/2023

RESENHA
Meu Deus, que quadrinho incrível!!!
Ele conta a versão de como seria o Superman caso tivesse sido criado/crescido na Rússia.
Contém críticas tanto ao capitalismo quanto ao comunismo, bem legal se você gosta de sempre olhar os dois pontos de vista.

Se eu não me engano tem o filme na HBO caso você queira ver também!