Homegoing

Homegoing Yaa Gyasi




Resenhas - O Caminho de Casa


163 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Alicia147 21/05/2024

Temos a história de duas irmãs em Gana, separadas ao nascimento após um incêndio da aldeia em que moravam. Sobre a mãe das meninas nada se sabe, porém cada uma delas fica com um pingente que possui uma pedra única e cheia de significado. O destino delas nos é apresentado e elas não sabem da existência uma da outra.
Cada capítulo nos traz um personagem e ele se finda nele mesmo. Temos os descendentes das duas irmãs sendo apresentados a cada novo capitulo. Achei esse formato interessante, mas fiquei confusa com a narrativa de alguns personagens.
A historia começa em 1764, mais ou menos, e cada novo personagem vai sendo apresentado até chegar nos dias de hoje.
Achei muito interessante a abordagem que a autora nos traz sobre o comércio negreiro e o acordo entre lideres africanos com britânicos.
Os negros escravizavam outros negros após a vitória de uma aldeia sobre a outra. Isso acontecia de forma muito natural e era cultural, o que gera incômodo, mas é assim que é e foi.
Temos passagens tristes e acontecem muitas coisas. Os capítulos são intercalados entre os descendentes das duas irmãs e no final temos o encontro e o desfecho.
Por fim, acho que se trata de uma temática importante e te faz refletir sobre o assunto.
Nossa sociedade já evoluiu muito em relação ao preconceito racial, mas ainda tem muito o que melhorar.
De modo geral o livro flui bem, mas alguns personagens achei arrastados e não fiquei tão envolvida na leitura.
Conhecer outras culturas é algo que sempre vale a pena e por isso recomendo essa leitura!
comentários(0)comente



V.A (Taylor's Version) 14/05/2024

Sua história carrega coisas além do esperado
Eu não seu descrever a magia que esse livro passa pro leitor.
É até poético um livro que contém, em grande parte, a escravidão como uma passarela de seus personagens, ser tão encantador.
Acredito que esse livro passa muitas aprendizagens, de suma importância eu diria. Mas a que mais gostei, na minha interpretação, foi a de acreditar que mesmo décadas ou centenas de distâncias não são capazes de apagar nossa linhagem com nosso verdadeiro povo. Eu como mulher negra fiquei encantada e emocionada em ler isso. Ver história tão diferentes, em lugares diferentes, pessoas diferentes se juntarem de maneira tão bela pela sua ancestralidade é lindo.
Esse livro consegue captar emoções, comover e envolver de maneira tão graciosa quantos os personagens; que devo dizer, são muito bem desenvolvidos. Por o livro ser em "conto" acaba te pegando mais ainda, no meu caso ao menos, sempre dando aquele desejo que o que esperar a seguir ou quem entrará na história agora.
Eu não sei como reagir a ter terminado ele, com certeza me marcou de maneira muito especial. Recomendo demais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jamile157 24/03/2024

Leiam!!
A história me prendeu desde a primeira página, a escrita é super fluída, os personagens são interessantes, e os eventos do início me causaram um grande  impacto. Depois do primeiro capítulo,  já percebi que a história seria dinâmica. Vamos acompanhar em linhas de tempos diferentes, diversas linhagens de uma família, e os impactos que a escravidão reverberou em diversas gerações.

É rica culturalmente, traz aspectos históricos que não são contados nas aulas de história. Os personagens são tão interessantes, cada um tem papel fundamental dentro do enredo, além de bem desenvolvidos e palpáveis.

Ao longo da leitura eu pensei muito em como a autora iria finalizar, confesso que tive receio de não corresponder minhas expectativas, isso pela forma que ela escolheu a narrativa. Estava completamente enganada quando a isso, pois o final foi incrível, me deixou com o coração quentinho e cheio de esperança.
comentários(0)comente



Jenny 08/03/2024

"Tem coisas que você não aprendeu comigo, coisas que são do teu pai, mesmo que não o conheça, coisas que ele aprendeu com os brancos. Fico triste de ver meu filho, drogado, depois de todo o meu esforço, mas fico ainda mais triste de te ver achar que pode ir embora, como teu pai foi."
comentários(0)comente



May 24/02/2024

Apesar da leitura lhe causar angústia e aflição, você não quer parar.
Traz reflexões necessárias e importantes.
comentários(0)comente



Queila 16/02/2024

O livro traça a trajetória da descendência de duas irmãs nascidas em Gana. A história perpassa o caminho que percorreram os africanos, desde o início da escravidão em quem foram levados para as fazendas de algodão nos Estados Unidos até o momento em que estes eram livros e até alguns alcançaram as universidades.
A autora fez um paralelo entre a vida dos que foram escravizados e a vida dos que ficaram em Gana.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thejoaogrilo 26/01/2024

Ancestralidade
O livro pode ser visto como uma serie de contos que iniciam em duas irmãs e terminam em seus descendentes se encontrando depois de inumeras gerações. O final me pegou um pouco com o simbolismo, achei bonito. São tantas que atravessam, é um livro bem denso mas acredito que a leitura vale a pena
comentários(0)comente



Letícia 26/01/2024

Livro muito potente
Que livro potente! Percorrendo desde as guerras tribais em Gana até a escravidão e a Guerra Civil nos Estados Unidos, passando pelo trabalho de prisioneiros nas minas de carvão e a grande migração afro-americana, das fazendas do Mississipi às ruas do Harlem no século XX, esse livro permite uma compreensão dos horrores da escravidão e toda a carga emocional acumulada na vida de seus descendentes, nos relacionamentos entre pais e filhos, maridos e esposas. O romance não falha em captar a complexidade do espírito humano sob as condições mais adversas, resistindo através da resiliência e da esperança. A leitura é difícil no sentido de que revolta, dá nó na garganta e incomoda, mas é exatamente isso que faz desse livro a potência que ele é. Com certeza aprendi muito e isso é impagável!
comentários(0)comente



Pamela 22/01/2024

Sem palavras
Termino hoje, janeiro de 2024 a leitura desse livro? em pensar que ele está por aí nas prateleiras desde 2017?
O caminho de casa é uma obra prima! Conta a história de duas famílias com uma ancestral em comum, Maame, e com o desdobrar da vida, sua linhagem tomou rumos totalmente diferentes. Cada uma se desenvolvendo em um lado do Atlântico e vivendo realidades completamente diferentes. Um lado sobrevivendo a realidade imposta e o outro lado lutando pela sua realidade e vivendo a consequência de suas escolhas. Algumas histórias mais duras que as outras, o amor trazendo a felicidade, ou não? O livro é um convite a repensarmos sobre nossa ancestralidade, nosso lugar no mundo, como e porque chegamos aqui. Sem dúvidas, em suas páginas, nos leva a trilhar o caminho de casa!
comentários(0)comente



Amanda Vaz 11/01/2024

Effia e Esi. Duas irmãs. Dois destinos
Effia e Esi. Duas irmãs. Dois destinos. De uma geração a outra, Yaa Gyasi, nos conduz pelas histórias que tornam esse livro tão poderoso. Costurando histórias que nos permitem compor a trajetória de cada personagem que teve uma parte da sua vida narrada, e, que, aparentemente, acabaram no capítulo anterior, mas que não terminaram ali. Histórias de dor, saudade, separação, exploração, anseios e pertencimento que sensibilizam ao tratar sobre o comércio escravista e de pessoas escravizadas, sobre pessoas silenciadas, subjugadas, exploradas. Histórias que deixaram cicatrizes na pele e na alma. Ao terminar esse livro, você também se sentirá marcado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



163 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR