Marx

Marx Paul Strathern

Resenhas - Marx em 90 minutos

Wal 04/05/2024

Contraditório...
Pretendo ler "O Capital" e o "O Manifesto Comunista". Contudo, queria alguma obra que me introduzisse ao Marx. O livro traz algumas informações históricas interessantes que situam o contexto em que Karl Marx vivia, MAS tece críticas bastante contraditórias ao comunismo que poderiam muito bem serem aplicáveis ao próprio sistema vigente. Quase como se o capitalismo fosse alguma espécie de divindade inerente a existência humana e eu discordo completamente disso. O capitalismo foi uma criação, advinda de interesses pessoais de um determinado grupo em uma determinada época, e qual seria o problema da existência de uma nova criação?
Enfim, agora vou desbravar a antítese...

Charly.nunes 06/02/2023

Esse livro apesar de pequeno trás algumas informações rapidamente importantes sobre Marx, que acho que todos deveriamos saber para não cair na balela das falácias hoje em dia, pois acho certo sim as criticas a Marx, mas a várias que são sem pé nem cabeça sobre a vida pessoal dele... a única que é a mais verdadeira é que ele era o sugar baby do Engels kkkk

gifildes 10/10/2022

sinceramente essa foi uma leitura extremamente pessimista sobre as obras de Marx, durante a leitura é possivel perceber a opinião contrária do autor sobre os pensamentos do mesmo, ele acredita que os pensamentos do filósofo não deva ser algo que deva ser levado em consideração nos dias atuais, a próxima obra que irei ler vai ser a própria obra de Marx, O Capital.

astrphysics2 30/08/2021

o conteúdo do livro tá mais para uma visão do autor sobre as ideias de marx do que realmente um informativo rápido sobre elas

Heros Pena 01/12/2020

História, Filosofia e Biografia em um único volume
Estou achando a coleção "filosofia em 90 minutos" fantástica, em um só volume se tem uma breve ideia da história, da vida e da obra do filósofo, uma ótima maneira de se conhecer diversas correntes filosóficas para que depois o leitor possa se aprofundar naquelas que lhe despertaram um maior interesse.

Dentre os volumes que li até agora, Marx foi um dos meus preferidos, um filosofo que ousou propor uma filosofia mais prática com uma obra condizente com as condições de sua época, e que ingevelmente, influenciou e ainda tem grande influência sobre o mundo.

Het 17/09/2020

Então, conhecem o Eduardo Marinho? Ok... o Eduardo tem um filosofia de não se apegar a bens materiais,de viver o momento e conhecer sobre o ser humano. O Marx... adorava um fumo, se embebar, viver sua ociosidade e conhecer o modelo econômico da época, sem se preocupar com o ser humano em si.
O capital é seu único pensamento durante a vida, não é atoa que criou um livro sobre.
" É uma pena que o pequeno Marx não produza algum capital", palavras da mãe dele. Ou seja, o maluco tinha um amor absurdo pelo dinheiro, mas não se recusava a se rebaixar por qualquer trampo braçal.
Ok... ele queria o fim das propriedades privadas, fim das classes sociais porque são através dos conflitos que a classe trabalhadora se ferra.
Eu não o que dizer especificamente sobre este livro, apenas que a leitura é importante.

Curumin 12/06/2020

É uma leitura bem pessimista da obra de Marx. Ainda que eu não seja um especialista, da pra perceber uma contrariedade do autor com Marx. Não sentido de crítica, mas se descarte. Pra ele Marx já não serve mais como referência pra entender a sociedade contemporânea. O que é normal. Afinal, é filosofia, ciências, e cabe discordância.

Não aprofunda nos conceitos. Porém, é razoável dentro da possibilidade de explanar por 90 mins.

Não recomendo como primeiro contato ao marxismo. Acredito que o Manifesto seja uma introdução bem melhor.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Jonathan Soares 17/01/2020

Antes de propor uma revolução, pague suas contas
Na tentativa de antecipar o que os próximos 90 minutos me reservariam, comecei a leitura com a expectativa de encontrar no texto um relato suscinto e meramente descritivo da vida e obra de Marx (algo presumível pela proposta e o tamanho do livro, um resumo do legado de um filósofo ilustrado na capa). No entanto, me surpreendi ao encontrar uma análise crítica do pensamento marxista que não deixa dúvidas sobre a impressão do autor sobre o trabalho do filósofo. Não que isso seja problemático, mas o livro está longe de se bastar, como eu esperava, na apresentação isenta de dados biográficos. O autor dá os seus dois centavos ao invés de simplesmente deixar essas conclusões por conta do leitor.

Se você, como eu, está engatinhando nos estudos sobre comunismo, não tenha a pretensão ambiciosa de sair dessa breve leitura com repertório mínimo para responder à pergunta de um milhão de dólares: o marxismo é a solução definitiva para reorganizar nossa sociedade desigual ou apenas uma utopia obsoleta vencida pelo tempo? O escritor já escolheu um lado e seria fácil para nós, leigos no assunto, reproduzir suas conclusões como papagaios de pirata.

Num tom parecido com o dos programas de fofoca na TV aberta vespertina, o livro nos mostra que Marx foi uma figura e tanto: cheio de vícios e virtudes, um ser humano bastante controverso, assim como sua vida errante. Ao final da leitura, o que me deixou intrigado foi descobrir que Marx ambicionava abarcar com suas proposições, numa tacada só, campos diversos como economia, ciência política, sociologia, história e filosofia. Ele buscou propor uma nova forma de olhar para vários aspectos da sociedade partindo da uma investigação sobre desigualdade, poder, produção e trabalho. Certamente por isso seu pensamento é tão controverso e atravessa, ainda nos nossos dias, várias áreas do conhecimento.

Volnei 30/07/2018

Marx em 90 minutos
Aqui são apresentados de forma bem resumida as principais idéias de Max. Um livro para ser lido em 90 minutos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Ana 27/09/2016

Um livro bem honesto, que só confirmou a idéia que eu mesma fazia de Marx desde os tempos do ensino médio: um sujeito sonhador em excesso, imprevidente, que mal conseguia administrar a própria vida e a da família, que foi a que mais sofreu com sua imprevidência. Não consigo compreender como pode ser o ídolo de tantos.

Gildo 18/08/2015

A teoria que o mundo tentou
Se Marx estivesse vivo, o que pensaria das tentativas de aplicação de suas teorias? Certamente, em primeiro lugar, se reviraria em convulsões ao ver muitos que se propagam como esquerda servindo a intentos muito mais liberais do que socialistas. Seu marxismo minguou, não só como sistema político, mas também como ideologia. Desvirtuado.

Diante do mausoleu de Lênin, em plena Praça Vermelha, está o maior e mais luxuoso shopping de Moscou, o Gum. Talvez seja o maior símbolo do que aconteceu com os ideias do Manifesto Comunista, principal obra de Karl Marx. O ideal sucumbiu diante do capitalismo.

Evidentemente, o impacto de suas teorias ajudaram a moderar o mundo e seus ideais não morreram por completo. O legado de Marx, principalmente, na luta por direitos trabalhistas, no combate à ambição desenfreada. Talvez tenha sido exatamente esta noção que ajudou a domar o capitalismo e humanizar as relações de empresas com seu corpo de trabalho.

Ao ler o resumão sobre a vida e obra de Marx, um dos destaques é lembrar que sua obra previa o fim do capitalismo, numa espécie de autofagia. A concorrência geraria superempresas e, por fim, um grupo teria o monopólio de tudo, gerando uma crise de falta de emprego e fim de consumo. Talvez exatamente alertado por esse tipo de futuro sombrio, o capitalismo se regulou e encontrou barreiras para impedir essa realidade. Regulamentou a concorrência e acabou sobrevivendo e ganhando até quem tentou seguir à risca o socialismo pregado por Marx.

A união do proletariado também tornou-se uma regra em todas as sociedades. Juntos, os trabalhadores tomaram consciência de sua força e de sua capacidade de luta. Assim, em praticamente todo o mundo, a classe ganhou formas de representação, vez e voz. A maior herança de Marx, portanto, é estar presente no cotidiano dos 'recursos humanos', da massa produtiva. Não como ideologia, mas como conceitos concretos na forma de leis e direitos.

Victor 20/07/2011

A Vida de Marx
O livro da oportunidade de conhecer como foi a vida de Marx, dando visão maior de sua vida social que teórica.
Traz enumeras críticas às críticas que Marx fez ao capitalismo, tendo destas, uma visão pequeno burguesa.
Leitura rápida para uma tarde.