Contos de Enganar a Morte Ricardo Azevedo

Resenhas - Contos de Enganar a Morte

danielparanaue 16/11/2017

Contos de Enganar a Morte
O livro é bem divertido e engraçado. Eu não aprendi nada, afinal esse livro é de Ficção Cientifica.
guilherme 16/11/2017minha estante
corrige logo Dani

S@h 06/10/2023

Cada conto traz novos personagens e muitas esperteza. As formas para referir-se à morte podem variar, mas o sentimento de medo desta é o mesmo. Em contraponto, este assunto que aflige a muitas pessoas é tratado de maneira inteligente, em "Contos de Enganar a Morte", de Ricardo Azevedo.
Beatriz3407 06/10/2023minha estante
CARACA MEU EU LI ESSE LIVRO COM 7 ANOS

Florisel 02/05/2021

Ganhando tempo
Ah!!!
Quem aí não gostaria dessa oportunidade de encontro?
E ganhar a chance de prorrogar os dias.
Em contos rápidos e divertidos viajamos nas aventuras e astúcias dessa gente esperta que com seu jeito simples sabe como viver bem. Muito embora seja certa a chegada da hora fatal.
Géssica 02/05/2021minha estante
Li agora gostei muito

Léo 06/07/2012

A morte é inevitável, mas ninguém parece estar preparado para ela. É a partir desta premissa que o prolífico escritor Ricardo Azevedo, que também é ilustrador e pesquisador de cultura popular, reconta à sua maneira quatro histórias do folclore brasileiro. Na primeira delas, O homem que enxergava a morte, um homem simples vira compadre da Morte e recebe dela o poder de prenunciá-la, tornando-se um médico infalível. O último dia na vida do ferreiro, um homem é acobertado pela mulher toda vez que recebe a visita da Ceifadora. Em O moço que não queria morrer, são contadas as andanças de um rapaz que quer viver o máximo possível até encontrar um lugar onde ninguém morre. E em A quase morte de Zé Malandro, são narradas as artimanhas de um artesão para escapar do destino final, em que a Morte pede ajuda do próprio Diabo. Ao final do livro, além de uma pequena biografia do autor, há um interessante texto em que ele justifica a abordagem da morte às crianças: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. (...) A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida. Ricardo defende com propriedade que esse assunto esteja presente simbolicamente na vida da criança para que ela esteja preparada quando se defrontar com a morte de algum parente, de uma figura pública ou até mesmo de um animal de estimação. As ilustrações remetem às xilogravuras de cordel e dão leveza a um título que poderia ser carregado em decorrência do assunto abordado. Além disso, trata-se de um livro interessante para ser trabalhado em sala no Dia de Finados.

Tati 24/01/2013

Contos de enganar a morte
"Sair desta para uma melhor" não parece ser exatamente o desejo de Zé Malandro, do médico, do ferreiro e de um jovem viajante. O que eles querem mesmo é gozar a vida, e acham que é possível dar um jeitinho de tapear dona Morte. Mas acontece que com Ela não tem conversa mole que resolva. Quando chega a hora, não adianta bater o pé. É o que aprendem os personagens dessas prazerosas narrativas populares recolhidas e recontadas por Ricardo Azevedo neste livro. O médico, por exemplo, faz a Morte prometer que somente seria levado assim que terminasse de rezar o Pai-Nosso. Quando ele anuncia que demorará anos para recitar o final da prece, ela vai embora contrariada. O ferreiro manda sua esposa dizer que ele não está em casa toda vez que a danada bate à sua porta. O jovem viajante abriga-se em uma terra onde a vida é eterna. E Zé Malandro, muito espertamente, encontra mais de uma maneira de enganar sua algoz.

Tania Capel 27/12/2013

Contos de enganar a morte - Ricardo Azevedo
"Segundo o ditado popular, não é preciso se preocupar com a morte. Ela é garantida e ninguém vai ser bobo de querer roubá-la da gente. O importante é cuidar da vida, preciosa e inesperada, mas muito frágil. Ela, sim, pode ser roubada."

Não é a primeira vez que Ricardo Azevedo aparece na lista! Na verdade ele é um escritor que eu adoro e sabe como ninguém falar de folclore, contos populares e de brasilidades.
O livro traz quatro histórias de pessoas que não queriam morrer e inventam truques para escapar da morte:

“O homem que enxergava a morte” é a história de um homem que convida a Morte para madrinha seu filho e em troca ela lhe concede o dom de adivinhar se um doente irá morrer ou viver. Com isso ele se torna um médico rico e famoso, mas quando chega a hora dele morrer...

“O último dia na vida do ferreiro” - um ferreiro que não se seduz com falsas propostas de riqueza feitas pela Morte e chega a enganá-la por duas vezes, até que um dia...
“O moço que não queria morrer” é a história de um jovem que conhece a Morte por acaso e resolve procurar um lugar onde ninguém morria. Porém a imortalidade tem uma condição...
“A quase morte de Zé Malandro” conta a história de um jovem folgado que um dia ganha o dom de ser invencível no baralho, uma figueira que quem sobe nela só desce com seu consentimento, e um banco e um saco de pano que quem se sentar ou entrar nele só sai também com seu consentimento. Com isso tudo, ele engana até o Diabo. Mas e seu encontro com a Dona Morte?!

Além de uma leitura deliciosa o livro traz ilustrações do próprio autor!

E se você acredita que a morte seja um assunto que não deve ser tratado com crianças, segue link com explicações do autor:

site: http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse02b.htm

Alana 23/05/2016

Que delicia de livro!!!

Contos de Enganar a Morte, como sugere o próprio livro, se trata de uma coletânea com 4 contos - inspiradas no folclore brasileiro - sobre pessoas que tentam "passar a perna" naquela senhora curvada, de capa preta e foice na mão: a Dona Morte.

E que delicia de leitura. Os contos são muito descontraídos, leves e mostra bem o jeitinho brasileiro até na hora de "bater as botas". A historia de Zé Malandro, com o desfecho inusitado, foi o final perfeito para o livro.

Linguagem e narrativa simples, Ricardo Azevedo propõe uma interessante reflexão -como nas fabulas em geral-, sem perder a graça. As historias são acompanhadas por ilustrações em preto e branco, feitas pelo próprio autor, e que se encaixou perfeitamente em todo o conjunto.

O importante é cuidar da vida, que é boa, bela, rica, preciosa e inesperada, mas muito frágil. Ela, sim, pode ser roubada".

Silvia.Leticia 09/01/2017

Simples e divertido
Li esse livro para indicá-lo aos meus alunos do 6° ano que com certeza irão amar. São pequenos contos divertidos sobre a morte que usam de muita metáfora e comparação para falar sobre a passagem do tempo que pode ser trabalhada e maneira leve em sala de aula. O último conto "A quase morte de Zé Malandro" pode ser lida e, na sequência, dar como referência o livro do Saramago "As intermitências dá morte", pois o assunto abordado é semelhante, mas nível de dificuldade e aprofundamento na história diferentes. Excelente e divertido, indico!!

Maria Faria 16/04/2017

Você tem medo da Morte?
O livro de Ricardo de Azevedo é um manifesto lúdico sobre a morte. Ainda que o ser humano resista e tenha criado várias formas de tornar a vida mais longeva, não haverá outro fim a não ser o fatídico encontro. É um livro infantil, mas tão divertido e adulto quanto o tema tratado, com vários contos de origem popular, verdadeiras lendas.

Imagine que a Morte diga a uma pessoa que a levará neste instante, que é chegada a hora da partida, que a chama da vida irá apagar-se. O moribundo clama por um desejo antes do último suspiro: rezar um Pai-Nosso completo. A Morte concorda em conceder algo tão simples, não contando ela com a astúcia de sua vítima que após acordo selado revela que nem tão cedo rezará novamente um Pai-Nosso completo, driblando assim a Morte por uma vez. Sendo um algoz de palavra, a danada vai embora prometendo retornar assim que o Pai-Nosso se completar. Alguns anos depois, o enganador do destino encontra um pobre homem morto caído no caminho pelo qual passava e compadecendo-se de sua situação, antes de enterrá-lo, resolve fazer uma oração pela sua alma. Ao findar o Pai-Nosso, o morto abre os olhos e sorri, revelando ser a própria Morte que esperou tantos anos pela finalização daquela oração para levá-lo consigo. Esta história é parte do primeiro conto do livro que além de outras lições, mostra que não adianta fugir nem adiar, aquele que enganar a Morte será por ela enganado e partirá inevitavelmente.

São quatro narrativas populares sobre o momento irremediável e mais triste da vivência humana, mas tratados com um foco tão apropriado que consegue divertir até o mais intrépido descrente.

Jplicheski 16/11/2017

Contos de Enganar a Morte
Esse livro conta vários contos que o protagonista engana a morte para não morrer . Eu achei o livro criativo.

guilherme 16/11/2017

O livro é bacana e engraçado em algumas partes e livro conta sobre a morte.

Potter.Delicinha 07/05/2024

Contos de Enganar a Morte.
Livro muito bom! Com história interessantíssimas. Trazem o tipo de história que facilmente teria em uma prosa no sertão. As histórias sobre a morte nos mostram o quão ela é temida, esperta, odiada e principalmente, enganada. É um livro curto e rápido de ler, consigo lê-lo em 45 minutos.
Precisaria dele para fazer uma prova amanhã, e gostei muito do seu conteúdo, leiam!!

soso 16/11/2017

A morte
"Contos de Enganar a Morte" é um livro em que tem vários contos ,e em todos eles aparece a morte ,que é parecida com uma assombração .A morte é a personagem principal e aparece sempre no meio e no final do conto,tentando levar alguém à morte mas nunca consegue de primeira.

Juju 20/03/2018

Enganando a morte
Muito bom, todos querem saber da morte bem longe de suas vidas mas a morte sempre consegue suas almas.
Muito intrigante ,eu recomendo a todos